![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTCv96Ff58Fh4TpaRYsc70hRVb7BypULMpUH5lnSQxMjtsoHYCxijAWPe-8tlcGcAylDInyjB0Sm_SmvxqsJSEwCINie4EDdaR7WK2OQogF_KE40_NBlEtQD86FOPA9_gZnMXpAgj3zrC-/s400/Argentina+80+3.jpg)
Esta deve ser uma semana de aniversários, uns atrás dos outros. Na segunda-feira foi
Niki Lauda, ontem foi
Hans Herrmann e hoje comemoramos os 55 anos do "Professor". Calculista e politico, foi um dos pilotos mais cerebrais da Formula 1, e como é obvio, marcou uma época, nem que fosse pelos duelos com
Ayrton Senna, o comapnheiro que mais trabalho lhe deu.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqwXCuuuxYlAowYbkxiQnBMLqRwz4Uj5HGPsO92huoyHtUYdmF2dm0TBjj3qv1j7lSwPeujUzAeJSXNBCzB83bwnWFOT9Q_uHXhIG97r8JzYziBdu5GS8w9SMkMwkSris9CurrJnYgb0ug/s400/Prost+80.jpg)
Tal como fiz na segunda-feira, coloco aqui as imagens do seu primeiro fim de semana na Formula 1: o GP da Argentina de 1980. Numa máquina datada, de uma equipa então em estado de decadência, o piloto francês dá nas vistas, não só porque foi superior ao seu companheiro de equipa, o irlandês
John Watson, como também terminou a corrida na sexta posição, sendo na altura dos poucos pilotos na história a terminar na sua corrida de estreia em lugares pontuáveis. Melhor fez no Brasil, quando terminou a corrida na quinta posição, batendo o Arrows de
Riccardo Patrese. Em apenas duas corridas, marcou três pontos. Significativo...
O resto da história é conhecido. Quatro títulos de campeão, 51 vitórias e o primeiro francês a conseguir o céptro máximo. Gerador de animosidades, depois da sua carreira de piloto, tentou ser dono de equipa, numa tentativa de reavivar a ideia de uma "Ecurie de France" mas os resultados não foram tão bons. Aliás, em poucos anos fechou as portas...
Mesmo assim, o prestigio não saiu muito beliscado. Joyeux Anniversaire, Alain Prost!
Sem comentários:
Enviar um comentário