![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_Cli0ZPcZM1GHsGr7jSjUEI2-AdAg7TdS2F2Y0c2E0qXJ_p_qE87CgtJL7qFZrrKZwc5zW5OzWEOHmrQSvxj6xroZeLzNgZb1aPajCulWICCmjnkqADiDE_8XmrzJBsWPNcTReNyUofJw/s400/Brands+Hatch+80.jpg)
Duas semanas depois de Paul Ricard, máquinas e pilotos estavam em Brands Hatch a disputar o GP da Grã-Bretanha, aplicando a politica de rotatividade entre este circuito e Silverstone. Os dois anos de ausência mostraram até que ponto estes carros estavam evoluidos, pois quando Didier Pironi fez a pole-position, tinha tirado cinco segundos ao recorde da pista.
Mas antes disso, outras coisas tinham acontecido no pelotão automobilistico. A Shadow desaparece de cena e na Brabham, Bernie Ecclestone decidira dispensar os serviços do argentino Ricardo Zunino e contratado no seu lugar o mexicano Hector Rebaque. Em Brands Hatch aparecia uma equipa, a RAM Racing, de John McDonald, que inscrevia um Williams FW07 para o britânico Rupert Keegan. Outra equipa, a Brands Hatch Racing, inscrevia outro Williams FW07 para a sul-africana Desireé Wilson. Ambos os carros costumavam participar no campeonato britânico de Formula 1.
A Fittipaldi iria estrear o novo chassis F8, desenhado por Harvey Postlethwaithe, mas só havia um chassis pronto para Emerson Fittipaldi, enquanto que Keke Rosberg tinha de se haver com o velho F7.
Na qualificação, os Ligier foram os melhores, com Pironi a ser melhor do que Jacques Lafitte, e ambos davam uma bela prenda de anos ao seu patrão, Guy Ligier, que comemorava o seu cinquentenário naquele Sábado. A segunda fila era toda da Williams, com Alan Jones a ser melhor do que Carlos Reutemann, enquanto que na terceira fila estavam o Brabham de Nelson Piquet e o Alfa Romeo de Bruno Giacomelli. O estreante francês Alain Prost dava o seu melhor num McLaren datado e partia no sétimo posto da grelha, à frente do segundo Alfa Romeo de Patrick Depailler. E na quinta fila, a fechar os dez primeiros, estavam o Lotus de Mario Andretti e o Tyrrell do irlandês Derek Daly.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjafUTph3baNdiAFTR6u9fu4IWOmM7kQ6AXpY_2HNUMru4D-_wDuW7yW8uxFttm7nKOtTlXuj_RX1gSLoKUoExrlWyULtwxvkdMr9EiyXC4ZXYTXImUCZ4OQrvrNHVhxbViXAo1DY2LQqIQ/s400/Brands+Hatch+80+2.jpg)
Com 27 inscritos para 24 lugares, três destes carros iriam ficar de fora. Foram eles o Ensign de Jan Lammers, o Fittipaldi de Keke Rosberg e o Williams privado de Desirée Wilson. E mesmo entre os qualificados, havia algumas posições embaraçosas, como os dos Ferrari, que largavam do 19º (Villeneuve) e 23º (Scheckter). Entre eles estava Fittipaldi, que era 22º com o seu novo carro. E os Renault não andavam longe, com Jean-Pierre Jabouille em 13º e René Arnoux em 16º, à frente da Ferrari, mais muito longe das primeiras posições.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7a_Xbs99gFVKQQ7WFxZP8jB1kL9v8l5S26eWpjRiYlpQA1ngzqYhVhD03apGqwoFDk34tCKPfCPhtvhgVFbyhXFrtUip6izrXqnPr-eU8r6urpfojv2syIIwMPyCUcSlaGL8gKvXztO9i/s400/Brands+Hatch+80+3.jpg)
Na partida, os Ligier mantiveram as suas posições na grelha, enquanto que um pouco atrás, Piquet conseguiu se enfiar entre os dois Williams e ficar com o quarto posto. As coisas não se alteraram muito até à volta 17, quando Pironi começou a ter um furo lento e teve de ir às boxes, onde demorou demasiado tempo para colocar um novo jogo, que o relegou para o final do pelotão, onde iria tentar recuperar o tempo perdido.
Com isto, Laffite herdou a liderança, seguido de Jones e Piquet. As coisas ficaram nesta ordem até à volta 31, quando Laffite começou, também ele, a sofrer um furo lento e a tentar levar o carro até às boxes. Só que em Hawthorn Bend, o pneu explodiu e o francês perdeu o controle do carro, acabando nas redes de protecção. Com isto, o lider era agora Jones, à frente de Piquet e Reutemann, enquanto que Pironi fazia uma incrivel corrida de recuperação. Na volta 63, já o francês era quinto classificado quando sofreu novo furo e desistiu. Mais tarde se veio a descobrir que as razões dos furos tinham a ver com fissuras nas jantes dos Ligier.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxlEfZrt98PyfyGbhcxT3mCaJ4xHlKygI7COGC3e6WNEF82nAY_O_aqlt_1sBhlwSzh4zhJIfHmxbVcO5IxnjAWatxPLTRRV87XcZ_guRwALIrCvjx3ueT6UnT1iZVMbcysCV-pxwf1TqS/s400/Brands+Hatch+80+4.jpg)
Com isto, Jones acaba tranquilamente no primeiro lugar, com uma diferença de dez segundos sobre Nelson Piquet, o segundo classificado. Carlos Reutemann fechava o pódio, no terceiro posto, e nos restantes lugares pontuáveis ficavam os Tyrrell de Derek Daly e Jean-Pierre Jarier, e o McLaren de Alain Prost.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário