![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6cxPTiQMzomRWYIHvwVTH5PvHh_1xInyoj2wYb8cZp06gtdrxa06w3rtmTkdIxx2vf16eka6wJUI-XDwrbu0brwHjFR9DdhUGbygCD8gLxlXI30mrS9rWUhqEub_Pw750tp8IzNC-elc/s400/Prost+89.jpg)
Mais do que um piloto cerebral, era um estratega. Naqueles meados dos anos 80 onde poupar pneus e gasolina era um fator critico, com os gulosos motores Turbo apenas a poderem "beber" 225 litros, Alain Prost jogou com isso melhor do que ninguém, conseguindo vencer muitas corridas nessa estratégia. E com os títulos mundiais de 1985 e 86, que foi um "presente do céu" quando Nigel Mansell rebentou o seu pneu em plena reta Brabham, inverteu a imagem de um bom piloto que quando lutava pelo título, acabava sempre por perder. E durante toda a sua carreira, somente em 1980 - o ano da sua estreia - e 1991, onde nõo venceu corridas e saiu da Ferrari pela porta pequena, é que não esteve envolvido na luta pelo título.
Não era um piloto entusiasmante, mas ultra-eficaz. As 51 vitórias ao longo da sua carreira na McLaren, Renault, Ferrari e Williams servem como testemunha, e as suas lutas contra pilotos do calibre de Nigel Mansell, Nelson Piquet, Niki Lauda, Michael Schumacher e sobretudo, Ayrton Senna, lhe deram o seu lugar no Olimpo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKanJM1Fwu9V_uWxhVoZucfSC-qY8qaxqSdrkoPV8s8ST_ZEpN942kno_G5_cQkQSfG3hBsIJMsyqwqyOQGQXjoif3jiSQDH6JMYqmWO2YfSeLJ30bQkA7KYHGr-6BdLVOPOFGEWGOZZ0/s400/Equipa+Prost.jpg)
Agora está a gozar a reforma no Troféu Andros, guiando carros sob gelo e fazendo aquilo que faz melhor. E claro, vence corridas e campeonatos. "Joyeux Aniversaire, Alain Prost!"
Sem comentários:
Enviar um comentário