Acerca dos testes de pré-temporada, recordo-me sempre da história do Ferrari F92-A. Nas semanas antes do campeonato, o carro da Ferrari, que era tripulado por Jean Alesi e o italiano Ivan Capelli - o primeiro desde Michele Alboreto a correr na Scuderia - andava em testes por pistas como Estoril e Imola, e estava sempre no topo das tabelas de tempos, colocando os "comentadores" de pelotão a dizer que seria uma máquina a rivalizar com os McLaren, os então campeões. Falava-se também dos Williams, mas não com tanto entusiasmo como se falava dos carros de Maranello, que no final do ano anterior tinham despedido Alain Prost, a pretexto do "desrespeitamento" da "macchina".
No final, era tudo uma fraude: o carro era lento e o desenho era mau (estavam a correr abaixo do peso regulamentar) e os Williams, que tinham o FW14, dominaram a temporada, com Nigel Mansell a alcançar o título que tanto queria, depois de duas tentativas falhadas. Demorou, mas foi. E o Ferrari F92-A foi para a história como um dos piores Ferraris de sempre.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiN4ohpFRrFf6n66aojPF-pfi_fJcw-brbIBMYXL-0HIqHoUeTK0CLcG2wuL_K6dKp3_Fc-CmJh3CDHOaXXiXO-srQQIn7vLnwHRrB2EoA9ZbDj0M6CHWQwgUG8s_9rq5q180VGsOER-U/s1600/Teste+Jerez+15+2.jpg)
Mas hoje, os McLaren estiveram mais tempo nas boxes, por causa de uma avaria na unidade de energia do seu carro, e os Mercedes estavam mais preocupados em recolher dados do que em fazer grandes tempos. Nico Rosberg fez 157 voltas, o dobro da Ferrari e da Sauber. São mais de cem voltas do que Sebastian Vettel, ou seja, 600 quilómetros só no primeiro dia. E isso poderá ter dado algum avanço sobre a concorrência. E Lotus e Force India não estiveram por ali hoje. Aliás, a equipa de Enstone atrasou-se...
É por isso que temos este mês de testes, para ver se todos os sistemas funcionam, descobrir os defeitos e tentar corrigi-los antes do inicio da temporada, em Melbourne. E mesmo assim, sou daqueles que diz que as equipas só se mostram quando começarem a competir a sério...
Sem comentários:
Enviar um comentário