quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Formula E: Saiu o calendário definitivo


O calendário definitivo da Formula E saiu nesta quarta-feira, e a grande novidade foi a saída da China e a duplicação dos ePrix de Roma e de Berlim, preenchendo também a vaga que ainda estava em aberto. E claro, com a nova temporada, também aparecerão o novo formato de qualificação, onde se dividirão em dois grupos e os oito melhores se defrontarão entre si até chegar a uma final. 

Para além disso, foi aprovado um novo regulamento financeiro para as equipas e construtores, visando um teto orçamental de 10 a 13 milhões de euros na temporada 9 e 10, subindo para os 15 milhões a partir da 11ª temporada, e isso inclui os custos dos pilotos e outros custos associados à segunda fase do carro Gen3, facilitando o investimento contínuo em talento e desenvolvimento. 

Para os construtores, haverá um regulamento separado, com um teto de 25 milhões de euros ao longo de duas épocas consecutivas, a partir da época 9, e isso inclui custos de investigação e desenvolvimento, atividades de fabrico e serviços contínuos obrigatórios de apoio às equipas da Fórmula E.

Este controlo orçamental surge numa altura em que se falava de equipas com orçamentos a rondar os 40 milhões de euros para desenvolver os seus "powertrains" no intuito de aumentar a potência. Estes novos regulamentos serão aplicados e fiscalizados através da FIA.

Eis o calendário completo.

28-29 Janeiro 2022 - Ad Diyriah (Arábia Saudita) 
12 de fevereiro - Cidade do México (México) 
9-10 de abril - Roma (Itália) 
30 de abril - Monte Carlo (Mónaco) 
14-15 de maio - Berlim (Alemanha) 
4 de junho - Jakarta (Indonésia) 
2 de julho - Vanccouver (Canadá) 
16-17 de julho - Nova Iorque (Estados Unidos) 
30-31 de julho - Londres (Reino Unido) 
13-14 de agosto - Seoul (Coreia do Sul)

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