![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPR4WAlWmO4nzRNQSECvCkcH5xSVhTeTlFsUGc_fJDOb-geLzHc7lUkKKu02JUjA15n46kMDLBi7G66YYRo_TPg7TXRpET_Aekqse7zLIV2KXQI59tVCujj906_MHAkfklYdsHZ1u0iC0/s400/Monaco+82+4.jpg)
Quando máquinas e pilotos chegam ao Mónaco, a Formula 1 ainda lambia as feridas da perda de Gilles Villeneuve, morto 15 dias antes, em Zolder. Ainda por cima, o canadiano tinha sido o vencedor da corrida monegasca no ano anterior, e assim, a perda foi ainda mais sentida no pelotão da Formula 1. Assim sendo, o seu companheiro Didier Pironi era o unico Ferrari em pista, enquanto que a Scuideria procurava um substituto. De resto, o espanhol Emilio de Villota estava de volta num March inscrito pela equipa Onyx.
No Mónaco houve também confusão em relação a uma das fornecedoras de pneus, a britânica Avon, que tinha anunciado que iria retirar-se da competição, com efeito imediato. Nessa altura havia quatro (!) fornecedores de pneus, e as restantes três - Michelin, Goodyear e Pirelli - tiveram de fornecer às três equipas que sobravam, a March, Theodore e Ensign. A primeira ficou com os Avon que sobraram, enquanto que a Theodore assinou um contrato com a Goodyear, enquanto que a Ensign, por enquanto, ficava com Avons nesta corrida.
Trinta e um carros estavam inscritos na corrida monegasaca, mas apenas 20 iriam alinhar na corrida, fazendo com que um terço das equipas iriam assistir a tudo da bancada. Na pré-qualificação, os March de De Villota e de Raul Boesel, o Osella de Riccardo Paletti, o Fittipaldi de Chico Serra e o Toleman de Teo Fabi não tinham conseguido passar para a segunda fase.
No final das duas sessões de qualificação, o melhor foi o Renault de René Arnoux, que tinha feito a "pole-position" pela segunda vez consecutiva, com Riccardo Patrese a seu lado, no Brabham-Cosworth. Bruno Giacomelli era o terceiro, com o seu Alfa Romeo, seguido pelo segundo Renault de Alain Prost. Didier Pironi foi o quinto, seguido pelo Williams de Keke Rosberg. Andrea De Cesaris, no segundo Alfa Romeo, era o sétimo, seguido do segundo Williams de Derek Daly. A fechar o "top ten" ficaram o Tyrrell de Michele Alboreto e o McLaren de John Watson.
Seis pilotos ficaram de fora desta corrida: o Arrows de Mauro Baldi, o Theodore de Jan Lammers, o March de Jochen Mass, o Toleman de Derek Warwick, o Osella de Jean-Pierre Jarier e o Ensign de Roberto Guerrero.
A corrida começou com céu nublado e alguma ameaça de chuva. No momento da partida, Arnoux manteve a pole-position, seguido por Giacomelli, Patrese, Prost e Pironi e De Cesaris, que tinha conseguido passar Rosberg e Alboreto. Prost passou Patrese na volta seguinte e aproveitou os problemas de eixo de Giacomelli, que iria abandonar na quarta volta, fazendo com que o francês subisse para a segunda posição. As coisas mantiveram-se assim até à volta 15, quando Arnoux perde o controlo do seu Renault e o motor cala-se de vez. Assim, Prost herda o primeiro lugar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPEotbGiFa3EI4m618Judq7brddkhCPQelzenJ-VAfwP8_0Yn7312WgZqbCoLHtTWGMvN6FoEq1iYFDi2B_Xw-6VhPK6fnm0oXnHx5M6FKhJaZBwJ-YAQVq2J1P1fbooHkv1d7uozn9Tc/s400/Monaco+82+3.jpg)
Contudo, quando faltam três voltas do fim, o boletim meteorológico entra em ação e decide baralhar e voltar a dar. Prost, o líder, despista-se na curva do Tabaco, no preciso momento em que começou a chover na pista. Patrese herdou o comando, mas mal se sabia que a partir de então, ninguém mais se conseguia manter na pista, pois se não rodava... ficava sem combustível! O italiano da Brabham perdeu tempo quando fez um pião no gancho do Loews, com a sua sorte foi não ter deixado morrer o seu motor Cosworth. Depois, foi a vez de Pironi ficar com o primeiro lugar, mas na entrada do túnel, ele fica sem gasolina! Imediatamente, os olhos voltam-se para De Cesaris, que o seguia atrás, mas este... ficara sem gasolina na descida do Mirabeau.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8fckjT7lFwFimZQoXV54p3oIobRuGU3p94sL6-xSJpxzmO38vNugoElldDPtRTG70vjM3CozWhg2MPyFbfsaM3nUdutcpVcWHAwe8Yk6lQuntxGwx5I8hhowZNktT1vDRr37iN9RJKLk/s400/Monaco+82.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário