![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiukn7qTtQND-8uxkSlk8f57B_1l9PqYU_sAXdDtI_LOYGFYhTGo_-7a8NVzQdDHxgsNIboajE2IFqhjqp8QpNG3XN3wPdlUXCkVk1fg9lzucTo30IEDTYXHg_7sxjpyuqz4cT72HUbl78/s400/Bruce+McLaren.jpg)
Nasceu a 30 de Agosto de 1937 (teria agora 69 anos) na cidade de Auckland, a maior do arquipélago. Filho de Les e Ruth McLaren, de origem escocesa, tinham uma estação de serviço na vila de Remuera, nos arredores de Auckland, onde Bruce ficava por lá durante boa parte dos dias, logo habituou-se ao cheiro da gasolina e da febre da velocidade. Mas com nove anos de idade, contraiu a Doença de Perthe, e ameaçou o seu futuro, ao ficar paralisado durante dez meses, e teve que usar apoios para andar, pois uma das suas pernas ficou cinco centímetros maior do que outra.
Mas isso não o impediu de correr. Em 1952, com 14 anos, começou a correr a bordo de um Austin Seven restaurado pelo seu pai, em corridas de rampa. Dois anos mais tarde, trocou o Austin por um Ford 10 Special, para correr em circuitos, mostrando todo o seu potencial. Em 1956, com 19 anos, adquire um Cooper-Climax de Formula 2, que o modifica, tornando-o num carro tão bom que logo na sua temporada de estreia, em 1957/58, é vice-campeão nacional.
Nesse mesmo ano, as suas performances são notadas por Jack Brabham, que vai à Nova Zelândia para correr no GP local. Ele ganha, mas vê McLaren e recomenda-o à organização do GP, que tem um programa para mandar um piloto para a Europa. Eles aceitam, e aos 21 anos, McLaren começa a sua carreira internacional.
E logo pela porta grande! Num Formula 2, corre no GP da Alemanha de Formula 1 desse ano, onde carros desses também podiam participar, embora não marcassem pontos. McLaren ficou em quinto nessa primeira corrida. No ano seguinte, a Cooper contrata-o para a sua equipa oficial de Formula 1, embora na primeira corrida do ano, no Mónaco, ele correu num Formula 2… e terminou em quinto! E nessa temporada inaugural, ele mostra potencial de campeão: terceiro em Inglaterra, vence em Sebring, palco do GP dos Estados Unidos, aproveitando a falta de gasolina do seu chefe, Jack Brabham. Tem 22 anos e 80 dias, e torna-se no mais jovem piloto a ganhar um Grande Prémio, um “record” que durará até 2003. No final dessa temporada, McLaren termina em sexto lugar, com 16,5 pontos, uma vitória e dois pódios.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKoiVXFEPkQOtRAP-OaeDQka7kQ2ZA9h8XQz8LJl8kpmqfWjN3pv9i-uhPyt5YD9hpSVyUE71pvCli0KI2duYZ2XifuAdaviQq3v9G4-sLVxW7w1NOqQyau7l_aZ76Glc7-SyLCtg7f8A/s400/McLaren+60.bmp)
Até 1965, McLaren vai ser piloto oficial da Cooper, sendo o piloto principal da equipa. Contudo, depois de revolucionar o mundo da Formula 1, ao ser o primeiro vencedor com um motor atrás, e de ser Campeão em 1959 e 1960, esta estava na sua espiral descendente, apesar de ganhar corridas e alcançar pódios.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwb_XaW1llTVlDuPPUxwJ0v_BuREq4fBwE15O_d296sW2hCqxL3sEvvARu30tshK_6o3HVxJvlLS-1pQ_CqFDvPh0fmpisvetVwBfU1rh61QPQVhgrzvveZXoh64yBxOj60eSH1qBaKRo/s400/McLaren+62.bmp)
Contudo, no final desse mesmo ano, dá-se um acontecimento importante: funda a Bruce McLaren Motor Racing Ltd., a sua própria equipa de Formula 1. Contudo, ele correrá oficialmente pela Cooper na temporada de 1964, onde terminará no sétimo lugar da classificação, com 13 pontos, e dois segundos lugares, na Bélgica e em Itália. Em 1965, consegue um pódio na Bélgica (um terceiro lugar), e acaba a temporada com 10 pontos, dando-lhe o nono lugar final.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQOXyABCXCqZoofPibBa2lC0ZLXKHl3juMrp5xdZs-W0NWebhP5ZWgnyKsOPRCjhSMfAXmmQ6ZhUqxyet-r8S3gB4TzC8R6O9xO61zw4ee1l4v9VsX4dicMRKXOgqqSSoVsLCTIGqsSGI/s400/Mc+Laren+66.bmp)
4 comentários:
um bloqueiro camarada nosso ta voltando dos eua, queremos fazer um post pra sair em todos os blogs comemorando e dando boas vindas ce topa entrar na brincadeira?
Ron Groo
Ps Responde lá no bliggroo
é o Maximo do maximomotor, ce deve saber quem é.
Eu topo.
Mais uma bela estória. Já conhecia diversas coisas, mas não tão em pormenor. Fica à espera da conclusão. Parabens meu caro!
CLAP! CLAP! CLAP!
Fantástica história!
Sou fã dele.
Enviar um comentário