![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjg07_hHw5BGmSEZiJ4wH99r2a0Qvm7EQtUDrOzH2K8fnl_Py9RbOIwNbJ16CshFwg-EClu6U7L4wUT8rWpQkflXh81JaYxy2f48yOxDN4rwExRqKHw9NwtpPHiX0CvdI3E9oZs-wzZso8/s400/McLaren+67.bmp)
Para
1967, McLaren continuava a debatar-se com problemas no seu carro de Formula 1. Depois de ter terminado em quarto no Mónaco, o carro ficou destruído no GP seguinte, na Holanda. Sem hipóteses, decidiu correr as três próximas corridas a bordo de um Eagle do seu amigo
Dan Gurney, substituindo
Richie Ginther. Os três pontos deram-lhe o 14º posto na classificação final. Contudo, na Can-Am (competição de Sport corrida em pistas da América do Norte), o M6, com a sua cor laranja e motor Chevrolet, passou a ser uma das equipas mais bem sucedidas na competição. Com o seu compatriota
Denny Hulme, ganharam cinco corridas e McLaren tornou-se campeão da categoria. Na América, o domínio era tal que a categoria foi denominada de
“The Bruce and Denny Show”.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuVdxnv5BETUgLjJ8oVjPRFPFK-YnJgz_ffdBhvZGJ3HhRv2JUb_1bGkEM5XS6MarPKZBb4CAKk7NLeVePX1kFXkfWOJkcVXVKPRMfD0Pov3qk3DiCqzINLmZH0vMnJqyAKHwtAFF1yWM/s400/McLaren+68.bmp)
Chegados a
1968, McLaren atrai o novo campeão do Mundo,
Denny Hulme, para a sua equipa. Em Spa-Francochamps, no mesmo GP onde se vê pela primeira vez um aerofólio traseiro, McLaren ganha a sua quarta e última prova da sua carreira na Formula 1. Os pódios no Canadá e no México fazem com que McLaren termine o campeonato com 22 pontos, no quinto posto. Na CanAm, é vice-campeão, atrás de
Denny Hulme.
Em
1969, os McLaren tornam-se carros fiáveis e competitivos. Hulme ganha em
Monza e
Watkins Glen, e McLaren consegue três pódios, em Espanha, Inglaterra e Alemanha. No campeonato, termina na terceira posição, com 22 pontos. Quanto à CanAm, torna-se bi-campeão, numa temporada em que os
McLaren M8B-Chevrolet eram imbatíveis, ganhando todas as 11 provas desse campeonato…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4AtQh21L8DRP6Eq-9HOVBK_LBZyn2bs8vo7DI4kRxocjG8Rr88uEvSePOFt9Jg3PNVvssG6tX-3aL6sF0sxxx9hW168x06zuhiB3Qti2ve2J5vukJ0aAWQH69cEi3faNYCBJgTMHgTpc/s400/McLaren+69.bmp)
O ano de
1970 era a decima - terceira temporada de McLaren na Formula 1. Os seus carros melhoravam a cada temporada que passava. Contudo, não teve o arranque que desejava, na Africa do Sul, desistindo devido a um problema no motor. Em Jarama, terminou no segundo posto, numa prova em que apenas cinco pilotos chegaram ao fim… A
2 de Junho de 1970, uma terça-feira, McLaren testava um M8D de CanAm no circuito inglês de
Goodwood, quando o capôt voou à sua frente, em plena recta. Sem controlo, o carro embateu fortemente numa torre onde se albergam os comissários de pista, tendo morte imediata.
Tinha 32 anos.
A sua esplendorosa carreira na Formula 1 ficou assim:
104 Grandes Prémios, divididos em
13 temporadas, conquistando
quatro vitórias,
27 pódios e
três voltas mais rápidas. Conseguiu
196,5 pontos, dos quais só
contaram 188,5. Foi vencedor das
24 Horas de Le Mans em 1966 e
bi-campeão da CanAm, em
1967 e
1969.
Depois da sua morte, a equipa foi controlada por
Teddy Mayer e por
Denny Hulme, que a levaram ao sucesso quatro anos mais tarde, com
Emerson Fittipaldi a ganhar o título mundial de pilotos, bem como o de construtores. Em
1972, graças ao piloto americano
Mark Donahue (1937-1975), ganharam as
500 Milhas de Indianápolis. Hoje em dia, existe uma fundação com o seu nome, que não só toma conta do seu museu na casa onde cresceu, em Rumeura, como também dá nome ao
Bruce McLaren Scolarship, uma fundo que providencia a pilotos locais uma oportunidade para correr na Europa.
Scott Dixon e
Matt Haliday, pilotos neozelandeses a correr na IRL e ChampCar, respectivamente, foram financidos pela Bruce McLaren Scolarship.
No início deste ano, quando a A1GP foi a Taupo, no notre da Nova Zelândia, foi anunciado que seria feito um filme sobre a sua vida. Com um financiamento de cerca de 140 milhões de dólares, seria produzido na sua terra natal, e poderá estrear-se em fins de 2008 ou início de 2009.
1 comentário:
Tem um video do queen no bliggroo, deixa lá o email pra onde eu vou mandar o texto do maximo...e uma foto, se topar lá tem instruções.
Ron Groo
Adorei o post sobre Bruce...Valente ele.
Enviar um comentário