![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLVQAbWTxpHCvfb9fZDBNFX8ayEImQwXedCHvTvy9VlXhVP2jWJXkFT4h9oQB-yNvMMH1BsYEK4s_7UTXZjo1RovoHnpC258WGJdJo2ewJnMlwc6eREJfVhWebp5kc-HQoe6h2vzm-Mpk/s400/Ireland+66.jpg)
Robert McGregor Innes Ireland nasceu a 16 de Junho de 1930 em Mythrolmryod, no Yorkshire. Era filho de escoceses, sendo o seu pai médico veterinário. Na sua juventude foi morar para a Escócia e aos 18 anos foi para a Universidade, aprender engenharia. Quando acabou o curso, foi para a Rolls Royce, e quando foi chamado para o serviço militar, foi tenente de um regimento pára-quedista no Canal do Suez.
Em 1957, enquanto dirigia uma firma de engenharia no Surrey, decidiu entrar em competições de turismo. O seu sucesso fez com que alargasse os horizontes, e em 1959, Colin Chapman decidiu convidá-lo para correr na sua nova equipa: a Lotus. Os resultados foram modestos, mas conseguiu cinco pontos na temporada de estreia, o que lhe deu o 14º lugar da geral.
Em 1960, continua na Lotus, onde faz a sua melhor temporada de sempre: consegue três pódios (segundo na Holanda e nos Estados Unidos, terceiro em Inglaterra) e acaba na quarta posição no campeonato, com 18 pontos. Para além disso, ganha três corridas extra-campeonato, entre os quais a GP do BRDC (British Racing Drivers Club).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-NWnht-Bw9o1NWTSBMY175lMjJl5D1pV1qwRHht3oZqOLbJEVEzqJNhrDJCQy6Ch4bGTxZpNJ2cF-CTEOBzra9fLJmCbAuXuxomO7mKxa4eI4QVsfp4Tqa8iUPMLcCVP8SXdJ846T11Q/s400/Ireland+61.jpg)
Sendo assim, correu com um Lotus privado em 1962, conseguindo um quinto lugar em East London, na Africa do Sul. Nos dois anos seguintes, corre pela BRP, a equipa fundada por Alfred Moss, pai de Stirling Moss. Em 1963, consegue seis pontos, ficando no nono lugar da classificação geral. Em 1964, consegue dois quintos lugares, e com esses quatro pontos, fica no 14º lugar da geral.
Depois disto, Ireland consegue guiar ocasionalmente, quer com um carro privado, quer com a BRM, mas não volta a pontuar. A sua última participação é o GP do México de 1966, e a última corrida vai ser as 500 Milhas de Daytona, em 1967.
A sua carreira na Formula 1: 53 corridas, em oito temporadas, uma vitória, quatro pódios, uma volta mais rápida, 37 pontos no campeonato.
Após a sua carreira nos automóveis, Ireland torna-se num escritor de sucesso: é jornalista na American Road & Track Magazine, escreve a sua autobiografia, “All Arms and Elbows”, para além de comandar barcos de pesca no Atlântico Norte!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi35mvnL6_j5Fpt5m2U-Qw1mKPGqc0PZPVfwDJkCJOC-pKYhxSAJvi8Mho8fvqc1Rq7w5kO-eVuU_IlobsM6z-SXN3CL7bftpy5Ur6BZxGnSeiTQSPmEdIZOsISw0mzKhD297keP2hcPaw/s400/Ireland+Memorial.jpg)
1 comentário:
Legal a Historia
Enviar um comentário