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A partir de hoje e até quinta-feira, dia 23, vou dedicar algum espaço a um grande talento francês,
Didier Pironi, falecido há 20 anos num acidente de barco na costa sul de Inglaterra. Chamavam-lhe "
o pequeno prinipe da Formula 1", e que poderia ser o primeiro francês a ganhr um título mundial, caso o Destino tivesse sido menos madrasto... Hoje, para começar, coloco um álbum de fotografias que retrata toda a sua carreira automobilistica, e não só.
1972: Vencedor do Troféu
Volante Elf, ladeado por
Ken Tyrrell e por Jackie Stewart. O "Tio Ken" era famoso por detectar jovens talentos para os lançar na Formula 1. Didier Pironi iria começar a carreira seis anos depois, na Tyrrell...
1976: Na
Formula Renault europeia, onde será campeão no final da época. A sua rapidez e consistência já vinha das categorias de formação...
1977:
Grande Prémio do Mónaco de Formula 3. Na unica vez que guia um Formula 3, vence a corrida de um modo impressionante. No final da época, será terceiro na
Formula 2 europeia, e garante um lugar na Tyrrell em 1978.
1978: Primeira época na Formula 1. Adapta-se bem à competição, onde pontua regularmente.
Junho de 1978: Com
Jean- Pierre Jassaud, leva o
Renault Alpine A442B à vitória nas
24 Horas de Le Mans. Uma vitória que a Renault há muito procurava, e que foi efusivamente comemorada nas ruas de Paris, mais concretamente com um passeio nos
Campos Elísios, partindo... do
Arco do Triunfo!
1979: Segunda época na Tyrrell. Vai ao pódio por duas vezes e atrai a cobiça de outras equipas. No final do ano, está na Ligier.
1980:
Ligier. Ganha a sua primeira corrida em Zolder, e impressiona os críticos com a sua rapidez e maturidade, superando por vezes o seu companheiro
Jacques Laffite. No final da época, é convidado para guiar na Ferrari, que aceita.
1981: É um mau ano na Ferrari. O chassis é mau e é frequentemente suplantado por
Gilles Villeneuve, só consegue
nove pontos, contra os 32 da época anterior...
1982: Finalmente, a Ferrari tem um chassis vencedor: o
126C, projectado por
Harvey Poselwaithe.
Didier Pironi têm finalmente carro para tentar ser campeão do Mundo, mas têm a concorrência de
Gilles Villeneuve...
25 de Abril de 1982: o começo do fim. No
Grande Prémio de San Marino, Didier Pironi desobdece às ordens de equipa e ataca Gilles Villeneuve para a liderança. Depois de um duelo épico, o francês ganha a corrida, mas abre uma guerra com o carismático piloto canadiano. A imagem no pódio deixa transparecer tudo...
8 de Maio de 1982: Gilles Villeneuve têm Pironi, seu novo rival, na mira. Jura fazer tudo por tudo para superá-lo, mas no final do dia, o piloto canadiano já não fará parte do mundo dos vivos...
3 de Julho de 1982: Pironi ganha o
Grande Prémio da Holanda, a sua última vitória na Formula 1. Agora, sem Villeneuve à sua frente, tem a equipa só para ele, no caminho do título mundial...
8 de Agosto de 1982: o momento em que todos os sonhos se desmoronam. No "
warm up" para o
Grande Prémio da Alemanha, Didier Pironi, depois de ter ultrapassado o Williams de
Derek Daly, não evita o Renault de
Alain Prost e embate fortemente, ferindo gravemente nas pernas. A sua carreira na Formula 1 estava terminada.
1986:
Quatro anos e
47 operações depois, Didier Pironi tem uma hipótese de testar de novo um Formula 1. A bordo de um
AGS, faz um dia de testes na Curcuito de
Paul Ricard, com bons resultados. Contudo, não consegue um volante competitivo e vira completamente de rumo...
1987: no seu "powerboat"
Colibri. Era o primeiro da sua categoria a ser feito em fibra de carbono, volta a ser competitivo e a ganhar corridas. A
23 de Agosto daquele ano, ao lardo da
Ilha de Wight, no sul de Inglaterra, quando disputava a liderança da corrida, uma onda provocada por um petroleiro, quando virava a boia sinalizadora, fez capotar o barco, mantando a ele e os seus dois companheiros: o jornalista
Bernard Giroux (vencedor de dois
Paris – Dakar como navegador de
Ari Vatanen) e o seu amigo
Jean-Claude Guenard.
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A sua campa, em Port Guenard, nos arredores de Saint Tropez. Está enterrado junto do seu meio-irmão
José Dolhem, que foi piloto de Formula 1 em 1974, a bordo de um Surtees, e que morreu poucos meses depois, num acidente de aviação.
1 comentário:
Parabéns pelas fotos. Gostaria de saber se posso usar algumas no meu blog: jcspeedway.blogspot.com
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