![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioK9ZA8mJ2pJGPhIY2AzwUuAZ63OuV_jJy7RW6WFTY8ns2Ox5eDylNoh7wgSd8e94KZAnMnIxP-U_qwq3DgzBCzcD7HOdo8QAQ7EjWInmmurAA0PBdR-CFCF5PfyRN6dya_mzAUHf7IIAp/s400/Coelho_Tartaruga.jpg)
"Era uma noite escura no meio da floresta, daquelas sem lua, onde não se via nada. A tartaruga caminhava lentamente para sua toca quando, em pleno breu, bateu em cheio contra alguma coisa que se movia na direção contrária. Como não dava para ver nada, a tartaruga começou a tactear o outro ser, e disse:
- Hmmmmm... Peludo, com dentes compridos... e orelha grande. Ah! É o coelho!
E o coelho, fazendo o mesmo:
- Hmmmmm... Pele de cobra, sem orelhas... e de capacete. É o Niki Lauda!"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqO5ZtYD9m79QlBZTZJqfnTNeZJbng90pWBvUJgVBFgXHvJFGkiutsdxDUBHBWzkZSRiz8rg22puSl10aIOhvZhasfsaoTAFvlC6z6r_oTms294xJ6C6HQfdtMqiF-5XzO6dt76zq9HMnD/s400/Lauda+3.jpg)
A 1 de Agosto de 1976, decorria o Grande Prémio da Alemanha de Formula 1. Era um campeonato ultra-competitivo e emocionante. A luta era entre o austriaco Niki Lauda, que lutava por um segundo título mundial, e o britânico James Hunt. No dia da corrida, as perspectivas de chuva eram reais. Quase todos mudaram de pneus, excepto Jochen Mass, que corria com slicks. Na largada, James Hunt, que tinha feito a pole-position, e Niki Lauda, que largava ao seu lado, tinham partido mal, e era ultrapassados pelo Ferrari de Clay Regazzoni e o Ligier de Jacques Laffite. No final da primeira volta, a pista começou rapidamente a secar, e Mass, que tinha ficado para trás, era segundo classificado, somente atrás de Ronnie Peterson, no seu March. Quando este foi ultrapassado pelo alemão, tinha 49 segundos de vantagem sobre o seu companheiro, Hunt, que já tinha trocado para pneus "slick".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiX_wzrWjR3LfIx9LvKWWS0p9cgwwH778z3WJbbLzYzdzVuV4rQmBx3czPo6nH0EkyDAO1ATWy2owE4HhHmbeNgWby49py54rSUMCJ49NjcQBh472NoIwLEbFfcRRp3LIEzV1xS3_fYMOrO/s400/Alemanha+76+2.bmp)
Depois, descobriu-se o que acontecera: Lauda, depois de ter trocado de pneus, tentava recuperar o tempo perdido. De repente saira de lado para a berma, batendo violentamente e voltando para a pista, em chamas. O carro desgovernado batia no Surtees do americano Brett Lunger e no Hesketh do seu compatriota Harald Ertl.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjR803TnQKsTuhFcSLdM_C8n24v1K1q2D3iMwmDIG5oEYpkRYuu0oae1vZTP-MgZ4b7gcBuUNVNOF5xa0Z71kdzbTrr19C8zQEuQ-8CzyqbgQiMklBqiswLpARqcKxT5dkYbHOMvqESJ0Eg/s400/Alemanha+76.bmp)
Agora, chegamos à razão do título: quem eram aqueles pilotos que o salvaram a vida? É certo que tiveram um palmarés de fundo de pelotão, mas casa um tem a sua história...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhu3V7uLL46svERNlU6HB5EcUk3GRzoMHjZ6XTnpI7A4aBydzg-2i_EQSg7LLrdFpgqHzfaAi_9vJIU8SZmdfkaJlJnnWfNZxcfDy5Jib6QfJjW6nDq4U00TRBT9x8fdtM-EOF4HfFt62qC/s400/Lunger.jpg)
A sua carreira na Formula 1: 42 corridas, em cinco temporadas, zero pontos.
Depois da Formula 1, foi comentador da CBS, tendo feita a cobertura da Formula 1 durante boa parte da década de 80. Agora participa em eventos de BTT, apesar de já ter ultrapassado os 60 anos...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjARTAxyG5MXRYzq_GP2LMZQlCDRFHTKhU0xvlOHJrO7bc_OXNkQyGTGjVMhs4x-JDli0D4iMCaJGgDenOoum1njfCj9Qt927EPYR9ygS5pqRd1HDD5FqEAvfviNeSIs9qYdAwaASEJqH2M/s400/Edwards.jpg)
A sua carreira na Formula 1: 17 Grandes Prémios, em três temporadas, zero pontos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqQB29Abt2vunMUL_17k2OSrgmzSiN8-E7JUpTbh_jAiUDMz6sD-Pmqi0gCNsy0ATDGxMVo2RnTnq-3WSmhGOw2gElD3wuTNgQBhvFn7Te4Q_-NBalSCqCEINRn3BnEFgCIOChIXQLhYFo/s400/Ertl.jpg)
A sua carreira na Formula 1: 28 corridas, em cinco temporadas, zero pontos.
Depois disso, este piloto famoso pelo seu belo bigode e sua farta barba, torna-se campeão da DRM em 1978, a bordo de um BMW 320i Turbo da Schnitzer Motorsport, e em 1979 e 80 correu com um Ford Capri, ganhando várias corridas. Em 1982, planeava correr no Troféu Renault 5 Turbo quando sofreu um acidente de aviação fatal na tarde do dia 7 de Abril de 1982. Tinha 33 anos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyLqspCRJ1pUh7KG79et3KYlsEYy-zhHoxHSpDZbbSMUc6XpaFoykLEg1eqmslhZjInCbHYV7XXPW1kNwoT66cxro82L1EabVMd0gAZ5806A49l0Fu_nK449Dgshm2K-V8Y2DbCmGuGcop/s400/Merzario.jpg)
No final da época sai para a Iso-Marlboro, que não era mais do que carros da Williams patrocinados pela tabaqueira, onde consegue mais quatro pontos. Continua no ano seguinte, mas não consegue pontos. Em 1976, a Williams é comprada por Walter Wolf, que a rebaptiza de Wolf-Williams, mas não há resltados de relevo. Em 1977 constitui a Team Merzário, onde duarnte as três temporadas seguintes, irá correr com o seu próprio carro, sem resultados de relevo. No final de 1979, a Merzário fecha as portas.
A sua carreira na Formula 1: 85 Grandes Prémios, em oito temporadas, 11 pontos no total.
Para além da sua carreira na Formula 1, Arturo Merzário (que era mais conhecido pelo seu chapéu à cawboy que usava), teve uma excelente carreira na competição de Sport-Protótipos: vencedor por duas vezes da Targa Florio (1972 e 1975), e dos 1000 km de Spa-Francochamps, em 1972, entre outros. hoje em dia, continua bem activo nas categorias de Sport-Protótipos, apesar de ter agora 64 anos...
6 comentários:
Belíssimo texto! Eis aí o grande exemplo dos pilotos daquela época. Duvido que os de hoje fossem capazes de fazer o mesmo...
Oi, Speeder. Faltou mencionar que, além de piloto, o Harald Ertl também era jornalista, especializado em automobilismo.
No acidente que o matou, também estavam no avião sua esposa, Vera, e seu filho, Sebastian. Ambos sobreviveram ao acidente.
Belo levantamento, belo texto!!!
Grande Speeder!
Lauda foi campeão de 1975 e de 1977; perdeu 1976, na última corrida, quanto teve pânico na chuva do Japão (tem o vídeo no youtube), mas foi por pouquíssimo que perdeu 1976.
Numa entrevista que Lauda deu ao Conexão Internacional, com o Roberto Dávila, na tv brasileira, Lauda descreve o dia seguinte, no hospítal, quandou ouviu o médico dizer à Marlene Lauda que ele morreria, ouve o padre dar a extrema unção e então entende que vai ter que se virar sozinho, porque todos o dão como morto. Conta também que, tempos depois, convidou um vizinho de sua casa de campo, um homem mais rude, para vê-lo, pois queria saber quão horrível estava; conta Lauda que o sujeito entrou, olhou para ele e virou o rosto, com o que Lauda concluiu: estou mesmo monstruoso.
Lauda é um dos grandes pilotos, que, nesse acidente, se revelou como um grande homem.
Também escrevi sobre os 4 salvadores:
http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2008/10/21/seguranca-na-f-1-v-lauda-e-os-quatro-salvadores/
Emerson Fittipaldi também foi um dos que salvou Lauda, e segundo ele, com Lauda no quarto ao lado, Enzo Ferrari ligou para convidá-lo a correr na ferrari, mas ele recusou o convite, primeiro, por respeito ao Niki, segundo, porque estava envolvido no projeto do Copersucar.
Enviar um comentário