![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj208YLC0GA71fV7Jg9c7fuF5kmtMlfcx2s-L55nYxbkymwi0W-jn7_wR3ziUa2PSyWJNSjhMkBDrF3u6ovsRgUsFPkPAnrgOk0yZgVwvcp_pzdz2TFGoMjPm6NW9GKNitfg0vKbA8q_yU/s400/Mont+Fuji.png)
Este ano, o Mundial de Formula 1 volta a um circuito onde já correu há 30 anos atrás:
Mont Fuji. O circuito, existente no sope do vulcão mais alto do Japão, foi alvo de uma profunda modificação em
2000, quando foi comprado pela Toyota, no sentido de voltar a receber a Formula 1, pois o Circuito de
Suzuka, que albergava antes a Formula 1, era propriedade da Honda.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhT2c0sGRoYqvarP7nzHJcM65qThTa0j5qjKlznnUUrKWntPhtGWGGSLvK1de_ptgJ6SUsTe5KxyHmkRGEaU2fKE3rtEo9iA3tayl3FqhWAOC7o9qgePPsRILPN0x6YHlLvZbZHSxG18WA/s400/FujiSpeedway.gif)
Mont Fuji foi construido em
1965 e desenhado originalmente como um circuito de 4 quilómetros. A ideia inicial era de fazer um circuito oval, como so esxistentes nas EUA. Contudo, quando o circuito foi inaugurado, em Dezembro desse ano, este não estava completo. Só tinham duas grandes curvas, uma recta e pouco mais, com uma secção de curvas, que os pilotos consideravam como "perigoso", e propenso a acidentes. Na década seguinte, uma nova secção foi construida, deixando cair um dos "bankings". O circuito ficou com um total de
4.359 km, o suficiente para receber a Formula 1 em
1976 e
1977.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_afPDdDjhGaw1t8MknhTbDWiLd3gzVzjTQHdneYsZzyEC-acFjjjWrXMj57vagFx9s8Ox09e14xhkJNz7UeN2j2xgzhDjFhC-WU4o7biJS5ULzNmDWi8OZd-8GTENCgqxkXLUWxjoIgU/s400/Jap%C3%A3o+76.bmp)
A primeira edição foi corrida debaixo de chuva, e foi palco de um dos finais mais dramáticos até então no automobilismo: o austríaco
Niki Lauda, receando pela sua vida (pois tinha sobrevivido ao horrivel acidente em Agosto, em Nurburgring), decide abandonar voluntáriamente após duas voltas da corrida. O seu rival,
James Hunt, precisava apenas de acabar na quarta posição para ser campeão do mundo. No final da corrida, ganha pelo Lotus de
Mario Andretti, Hunt foi terceiro e sagrou-se campeão do mundo.
No ano seguinte, James Hunt ganha a corrida, no que seria a sua ultima vitória na Formula 1. A corrida, desta vez sob piso seco, foi palco de um acidente grave entre o Ferrari de Gilles Villeneuve e o Tyrrell de Ronnie Peterson, causando a morte de duas pessoas. Após a saída da Formula 1, o circuito de Fuji tornou- se num circuito popular entre os pilotos japoneses, por ser muito rápido. Em 1984, foram acrescentadas duas chicanes ao circuito, no sentido de reduzir as velocidades.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbcTF8Bdet3GLJFjbkftfYo8zMB5kgIyWRt1sxcgfetvO9F5h_Mq1Nh1oLgidyXx0qFr1FUJTWjcEhyd6XQplrwDqZEADzMB-iAQzYKdPCpNxhBxqsncgso5sFoAFNui2B92u8E2VEikE/s400/Mont+Fuji.jpg)
Até ao final da década de 90, pouco foi feito no circuito, continuando a albergar as várias provas do calendário japonês e asiático, como a
Formula Nippon e os
Super GT japoneses. Em
2000, a Toyota compra Fuji e decide trnasformá-lo, no sentido de voltar a receber a Formula 1. Para isso, contratam o alemão
Hermann Tilke para projectar um novo traçado, e em 2003, o circuito fechou para uma remodelação profunda.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXiRpcS1WVgZOT2bIS335Ro1D4b7IoNI3MrVp1HgPvYcIc_7SUMFtS-CsskCuHDt5D5QaoQ8oIHlG1OL-mIUZF4kfl-sPKl4FU8T6e1nI-blx18ogepGFR8AB1Pk8bfvnZuLOC0_QdqaY/s400/Mont+Fuji+2.jpg)
A
10 de Abril de 2005, o circuito foi reaberto, tendo agora
4,363 km. A maior alteração tem a ver com o "banking", que tem agora uma curva grande e uma chicane, aumentando o comprimento da pista, e tornando-o mais selectivo.
Ao longo dos anos, o Circuito de Fuji foi palco de alguns videojogos mais emblemáticos na história, começando pelo "Pole Position", lançado em 1982, e é considerado como um dos primeiros (senão o primeiro) jogo de automobilismo. Mais recentemente, o circuito de Mont Fuji está noutros jogos, como o Gran Turismo 4 e Toca Race Driver (no desenho pré-2005)
Sem comentários:
Enviar um comentário