![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaEyxRohPaBQq3J6irwFxxao4X9vhzlDZH68_clKnkl4NyLfSJUMFjvXVGWOWzYKA4pVv8JZgFsUqtVMiZHJdk0eGCi0n321GXh3-zUeuX8c6E95EGgfULzYIOWwwOvNji8IPL1ycZNCA/s400/Long+Beach+78.bmp)
Estavamos a assistir a um campeonato bem disputado, com três vencedores diferentes, em três Grandes Prémios, e um grande equilibrio entre as equipas com capacidade para ganhar, como a Lotus, Ferrari, Tyrrell ou Brabham, com a McLaren a desiludir um pouco, e a novata Arrows a surpreender.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5taEd5qVD76-n0iUrYArs8hk65QpR2_GFYvwP-yW7HPXGto3GZvHnBMnvClJ_gCeHooGECuu75wD98cJw7jaFb6PrP8nj-BOTBCyYs8hOQMUP3DnhQgpER034fHPULZMswnzJCOv4efQ/s400/Long+Beach+78+2.bmp)
Após eles, James Hunt era sétimo, o novato Riccardo Patrese era nono, batido pelo Williams de Alan Jones, que começava a dar nas vistas. Quanto a Emerson Fittipaldi, era apenas 15º na grelha. Os organizadores de Long Beach tiveram que fazer um sistema de pré-qualificação, visto que estavam inscritos 31 carros. E havia um estreante: o irlandês Derek Daly, que tinha ficado com o lugar na Hesketh depois de ter dado nas vistas no International Trophy, em Silverstone. Infelizmente, ele não se ia qualificar, tal como aconteceu a Keke Rosberg, os americanos Brett Lunger e Danny Ongais, o mexicano Hector Rebaque e o italiano Lamberto Leoni.
Didier Pironi também estava no rol dos não-qualificados, mas dois dos pilotos que estavam à sua frente, o inglês Rupert Keegan e o alemão Hans-Joachim Stuck, tiveram acidentes durante o "warm-up", com os carros sem qualquer hipóteses de correr, então Pironi ficou com o último lugar disponível.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6q55eKMmaU7l56ODwxHnXfWdBnC2rf3x3w4VWZFmaj7i6s0Q017GJ3tSIHZnnUipeXEmAx7uHmcSdnB3kXfbLFquA4h8s4NH-qjZZzsQrHq87dMjOPJdh2ST9gKUETw9BymFZEekvn70/s400/Long+Beach+78+3.jpg)
Entretanto, Ronnie Peterson perde dois lugares para Alan Jones e James Hunt. Contudo, na terceira volta, o britânico bate no muro e perde uma roda, abandonando na hora, e três voltas mais tarde, é a vez de John Watson abandonar com mais um motor Alfa Romeo partido.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2Fn7DcZ6b92mM4lO1ypjEWZYi5P25Pul0llhFuWTzgnGkU1g1zVlh_72hDMwF_hI6622WkhuLCw2riWOGLuAB6ls8YA2R7kFxsYakfFNS3YoylreR7aP_FrFFpq9YnpfWAX3KW6qsse0/s400/Long+Beach+78.jpg)
Entretanto, Gilles Villeneuve impressionava na frente, aguentando os ataques de Lauda, que por sua vez era pressionado por Reutmann. Contudo, na volta 28, no final da recta da meta, o Brabham do austríaco sofre uma falha nos travões e segue em frente na escapatória. E fica por lá. A partir daqui, os Ferrari dominavam, e Villeneuve era o líder.
Tudo continua assim até à volta 39, mais ou menos a metade da corrida. Então, Villeneuve apanha dois retardatários, o suiço Clay Regazzoni, num Shadow, e o Renault de Jean-Pierre Jabouille. Em vez de esperar para os ultrapassar, Villeneuve decide arriscar numa zona onde dificilmente caberiam dois carros. Resultado: a desistência do canadiano.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgl5KJU8q5DVO-o7VDlh98t5HgmyzIllPuCviQqTvoA95B8vsqDmlLuF5XTjNZ48GrLW5uXP2_8uvPgIzY5IWGJ1D478op_LRJ03iVy0_gJVxRQ2Hzdao-9GmDRm2zZjGmeOSPPXQfH0d0/s400/Long+Beach+78+2.jpg)
Com Reutmann a cortar a meta em primeiro lugar, é também a segunda vitória do argentino, que passa a ser líder, igualado por Mario Andretti, que ao chegar em segundo lugar, ficavam ambos com 18 pontos. Patrick Depailler acabava a corrida no terceiro posto, ficando também no terceiro posto na tabela classificativa, com 14 pontos. Peterson ficava em quarto, Jacques Laffite era quinto e Riccardo Patrese dava à Arrows o seu primeiro ponto da sua história.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1978_United_States_Grand_Prix_West
Sem comentários:
Enviar um comentário