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Nascido a 11 de Julho de 1943 em Siegen, na Alemanha, começou a correr no inicio da década nos Turismos, tornando-se um dos mestres do Nurburgring. Em 1966, entra para a equipa oficial da Porsche, a bordo de um modelo 904. No ano seguinte, consegue a sua primeira vitória relevante, ao ganhar a Targa Florio, em companhia do australiano Paul Hawkins. No ano seguinte, começa a ganhar as 24 Horas de Daytona (irá repetir o feito em 1978, 1980 e 1982), a bordo de um Porsche 908, e consegue classificações no pódio em outras provas importantes de resistência, como o terceiro lugar nas 24 Horas de Le Mans e nas 24 Horas de Spa-Francochamps, sempre a bordo de um Porsche.
Em 1969, para além dos Protótipos, onde faz a "pole-position" nas 24 Horas de Le Mans, a bordo do famoso Porsche 917 LH, mas desiste durante a corrida, faz a sua primeira incursão na Formula 1, a bordo de um Lotus 59... de Formula 2! Este evento invulgar acontece em Nurburgring, pois devido à sua extensão, nessa altura se disputasse em simultâneo as provas de Formula 1 e Formula 2. Na corrida, ele terminou no oitavo posto na geral, quarto na Formula 2.
Em 1970, desenvolve uma carreira na Formula 1, em paralelo com a dos Protótipos. Correndo num Brabham BT33, patrocinado pela revista Auto Motor Und Sport, torna-se no primeiro alemão a fazer uma época completa desde Wolfgang Von Trips, nove anos antes. Consegue classificações relevantes, sendo o melhor um terceiro lugar na Austria, no seu primeiro e unico pódio da sua carreira. Terminou o ano com 10 pontos e o 11º posto do campeonato. Entretanto, nos Protótiopos, sempre com a Porsche, conhece classificações relevantes, como um segundo lugar em Sebring.
Em 1971, vai correr pela Surtees, então uma equipa recém-lançada pelo ex-campeão do Mundo. Nessa temporada, as suas prestações foram um pouco intferiores, conseguindo somente três pontos, e acabando na 20ª posição. Para além disso, consegue dois pódios no Europeu de Formula 2, a bordo da equipa Eifelland, o segundo lugar nas 12 Horas de Sebring, agora ao volante de um Alfa Romeo T33, e até faz uma perninha ao NASCAR, no ultra-rápido curso de Talladega.
Em 1972, torna-se no piloto oficial da Eifelland, um projecto arrojado de um designer suiço, chamado Luigi Colani. O carro tem um desenho radical, mas tem um problema: sobreaquece facilmente, mesmo em ambientes de cinco graus Celsius, como acontecia na Alemanha, quando testavam em pleno Inverno. Foi uma época dificil, onde ele não conseguiu sequer pontuar, e o dinheiro acabou antes do final da época, deixando Stommelen sem voltante para guiar. No ano seguinte, Stommelen aposta mais nas provas de Endurance, a bordo do Alfa Romeo da equipa Autodelta, de Carlo Chiti, e a meio do ano, é chamado para substituir Andrea de Adamich na Brabham da equipa privada Panagossin, onde não consegue mais do que um 11º lugar em Nurburgring.
Em 1974, volta a apostar numa carreira nas provas de longa distância, e de novo com a Alfa Romeo. Com alguns resultados de relevo, em provas de alguma relevância, volta à Formula 1 para substituir um piloto aleijado numa equipa comandada por outro ex-piloto de formula 1: Graham Hill. No Lola da equipa Embassy, consegue qualificar o carro em todas as provas que disputou, mas a sua melhor classificação é um 11º lugar.
Contudo, as suas pestações são suficientes para ficar na Hill em 1975. Com o Lola, consegue acabar em sétimo na Africa do Sul, e em Montjuich, estreia o novo carro, o Hill GH1. Numa corrida marcada pela polémica, onde os pilotos receiam pela sua própria segurança, numa pista urbana, Stommelen dá nas vistas, pelas melhores... e piores razões.
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A sua carreira na Formula 1: 63 Grandes Prémios, em nove épocas (1969-76, 1978), um pódio, 14 pontos.
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Fontes:
2 comentários:
Muito bom Speeder
Se meu pai não ocupasse o PC por tanto tempo, ia fazer a bio do Stommelen, mas vc o fez, e muito bem, na minha frente!
Parabéns!
Cada ser humano carrega uma linda história.
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