![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjncCz6xDCRrIHVpkJLIoDTAMCw90MMdCLr8uWYdOaRAhw1VH1q8ey7kzU7oJtLOoAilaS08cH37Yz8ktEq9LgYLHL5IQVB3bxCvSbTKVpcZxZL4wvDCjVdIukA0nGaKz7234KNdZmPBA/s400/Italia+60.jpg)
Phil Toll Hill Jr. nasceu a 20 de Abril de 1927, na cidade de Miami, na Florida. aos 9 anos, mudou-se com a familia para Santa Monica, na California, onde parendeu a conduzir automóveis em tenra idade. Cedo se tornou numa verdadeira obssessão, e aos 19 anos, em 1946, foi um dos doze fundadores do California Sportscar Club, e era dono de um MG TF. Em 1948, participa na sua primeira prova, no Carrell Speedway, perto de Los Angeles, onde foi o vencedor.
Dois anos depois, participa na primeira corrida em Peeble Beach (agora sede de uma exposição de automóveis antigos, o mais famoso da América), e em 1952, corre num Ferrari privado, de Allen Guiberson, na Carrera Panamericana, onde termina em sexto. No ano seguinte, participa pela primeira vez nas 12 Horas de Sebring, de novo num Ferrari, onde não consegue terminar a corrida. Algum tempo depois, na Panamericana desse ano, ao lado de Richie Ginther, sobreviveram por sorte a um acidente com um Ferrari 340 Mexico Vignale.
Em 1954, continua nas corridas de sport, onde obteve boas prestações nas 12 Horas de Sebring e na Carrera Panamericana, ainda com Ginther a seu lado. Na corrida mexicana, acaba em segundo, atrás de Umberto Magioli. No inicio de 1955, depois de acabar em segundo as 12 Horas de Sebring, com Carrol Shelby como seu companheiro, Luigi Chinetti, o homem da Ferrari nos Estados Unidos, convida-o para fazer parte da NART nas 24 Horas de Le Mans. Nâo caba a corrida, e assiste ao horrivel acidente de Levegh, que mata mais de 80 pessoas no circuito francês. No final de 1955, vai às Bahamas e ganha a Speed Week de Nassau.
Isso foi o suficiente para que Chinetti desse boas referências dele a Enzo Ferrari, e lhe desse um carro oficial para as 1000 km de Buenos Aires, onde correria ao lado do belga Olivier Gendebien. Acabaram em segundo. A partir daqui, torna-se num dos pilotos oficiais da Ferrari para os Carros de Turismo, indo viver para Itália. Guiando para a equipa oficial, e com pilotos que iam desde o Marquês Alfonso de Portago, até ao francês Maurice Trintignant, passando pelos pilotos da casa Umberto Magioli e Eugenio Castelloti, Hill acaba em terceiro nos 1000km de Nurburgring, desiste nas 24 Horas de Le Mans e ganha o GP da Suécia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEha5hTvWPyAp-WA8EiHtXxHKzNYT_c_AyNJcGdV6fRlMAzDryCj1HVzo8h9-DNRbpU0Mh01J8ujFU6wtGQtJix30YzaVBqPsspSnEUVOlWRUdZtM-5_32mJbmKgzP3VEgSf48wRyHL14V8/s400/Le+Mans+62.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGInbdRieDoHZrw_o-sIYSMZbPLMIbRqdqzymnGmh4xvWNFYuXDsrjMcs2edpc3EZJuXIdgzRgFSj_UV1WP0LGupbr-AZZuchP-Jgf8YxG-VaDPMeqzZxoYitYeLIZfaPbFCvXZZnaaK0/s400/Alemanha+58+2.jpg)
Na corrida seguinte, em Marrocos, repete o terceiro lugar, mas tem que ficar atrás de Hawthorn para que o inglês pudesse ganhar o título mundial, já que o seu principal rival, o seu compatriota Stirling Moss, tinha que ganhar e rezar para que o seu adversário ficasse abaixo do terceiro lugar. Assim não aconteceu e Hawthorn pode retirar-se com o título no bolso. Os nove pontos alcançados deram-lhe o 10º posto final.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEju4tsH5yEal7ekG7ej7KQJvmWeHPdex8pB7ayqMn6astrBlKmn4-HBiTf5VtVRI3Lhot625-s6RiKLxLgdaE9ZIfR9pR0zyqoSoKHIkDnq03wOXdZT2JcD6ovQM7wKkuhX-GuohHtewYM/s400/Monaco+60+3.jpg)
No inicio de 1961, novos regulamentos entravam em acção, onde os motores eram de 1.5 Litros. A Ferrari, que se tinha empenhado para construir uma máquina vencedora logo na sua primeira temporada, apresentou o Tipo 156 "Nariz de Tubarão": pronto na primeira prova, no GP do Mónaco, começou a ganhar corridas na prova seguinte, na holanda, através de Wolfgang Von Trips. Phil Hill ganharia a prova seguinte, na Belgica, e acaba em segundo em Aintree e em terceiro no Nurburgring. Entretanto, nos Turismos, ganha pela segunda vez as 24 Horas de Le Mans, com Gendebien ao seu lado. No inicio desse ano, ambos tinham ganho as 12 Horas de Sebring.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuZuA9-mUMsbS93418Uggn5-r7OA1pdTX0wnVP97GZX3maJ3ILGScgMfKnBpU-O8h5VWmMwNyOxgbl7_vDziS-yhQrxhr012lmiLm1tMFTTkwOqzjoJP77hOydug8JAgGyIXv980yZYBU/s400/Monza+61.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwnKEWi5f5np0Pax_fIOE8y_Boc0s-xlRBr3Yo51ElAWhfiRoElE3utLlfE7WRnQEzCuvoNl1RPuCqDLuNvoDW8ROVG-_KFSWDUM0U8ZIRRyQCJ9MOLO84Jh_eEtHhiH8fIrvBJJ1Nw1M/s400/Alemanha+62.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5okDcutbc5kWefU6FyzU1MVYkhD6RIm7qy1VS3w41V-xEGYVjtnUjrfnmIEFolkQUtdwo6ozNXwZOiUyssSWF19wc3w2Gw7X4zhndJ_Fr8i1wRZjjO1JhMdEauxvmESe6zK3LraJeq58/s400/Holanda+63+2.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihnOmWGt7yCnIhn8QqreJOGkNdpmjjFe3JtALsInGxmUI5kYoFqG-eYrxt_IcP0YT8TKZV3vgeqgpIIBJjOJePHVEiPSRongPvKFfZ06OyqN5WUYOKhGHSt-Qb89oK2GDLMGJlpFGDvEM/s400/Can+Am+68.jpg)
Regressado aos Estados Unidos, tornou-se comentador no canal de TV ABC, abriu uma parceira com Glenn Vaughn uma oficina de recuperação de carros antigos, e mais recentemente tornou-se colaborador para a revista Road & Track Magazine. Ainda serve como membro do juri no concurso de Pebble Beach, onde desfilam os mais belos e valiosos carros antigos da actualidade.
Teve um filho, Derek, que em tempos tentou seguir os passos do seu pai, mas após três más temporadas na Formula 3000 europeia, em 2004, voltou aos EUA e trabalha como instrutor de condução na California.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário