![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWgbtLa4jKLbgkKNf8YNFIoui_aQdYRksVrCs9y33oQPiAzLunspAPh1NjAmpO2JQvc5Mnk0Q5OARmYU1nuGz3nLUj0ePOg7vSgAtA7LvevvPfT4F7pP5cT9FSmoARi_KcmFS89Dh4dLA/s400/Belgica+78+2.bmp)
Só que em Zolder vai entrar um novo factor, decisivo para o resto da época: o Lotus 79.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhchWR6WuRXOzPOUkyPuC9ZC1-jHyjtsaqnaAWn7RmUV1M9nXOjgKS3JtIkizEL9drK1-8zS9041WF-yrHKWXOBYL8DPuBSNtQfv9y1cMmVzDne5uqDDEJQcHpQABwb2bEst8ggK8jdcXs/s400/Andretti+78.jpg)
Numa prova onde estavam 30 inscritos, para 24 lugares, seria obvio que seis pilotos ficariam de fora. O Lotus privado de Hector Rebaque, o Merzário do seu fundador, o Surtees de Rupert Keegan, o Theodore-Ford de Keke Rosberg, o Hesketh de Derek Daly, e o ATS de um piloto italiano que se estreava na Formula 1 nesse fim de semana: Alberto Colombo.
A corrida começa com Andretti disparado na frente, mas logo atrás, era o caos: Reutmann falha uma marcha, e Niki Lauda também se atrasa, sendo batido pelo Wolf de Scheckter. Um pouco mais atrás, Patrese desentende-se com o McLaren de James Hunt e também chocam, e causa ainda mais confusão atrás, quando Jacky Ickx tenta se safar... mas bate no copersucar de Fittipaldi. Resultado de toda esta carambola? Lauda, Hunt e Fittipaldi acabam as suas corridas logo ali.
Querm aproveita esta carambola é Gilles Villeneuve, que vai para o segundo posto, tentando perseguir Andretti. No terceiro lugar segue Scheckter, depois Peterson, no modelo 78, Patrese e o Brabham de John Watson. Reutmann circula no oitavo posto atrás de Jean-Pierre Jabouille, no seu Renault Turbo. À medida que as voltas passam, Andretti começa a afastar-se do resto do pelotão. Reutmann ultrapassa Watson, e Scheckter atrasa-se quando tem que substituir o nariz do seu Wolf, que sofria com os estragos da sua batida com Lauda.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQtphq46TrvduwDc7ZGdLd51S1sb1yjkfsBmH5pgjBNgwUMsvGkG8ulNT7I1rW8QfgtIQpIdTf3dLv_vGrhtUlEuCo6fxtR1xbPC5r39aalIQSe_qecJQ6vlSffiC-iZn1hr07ofcBVUQ/s400/Belgica+78.jpg)
No final, a Lotus conseguia a primeira dobradinha do ano, com Andretti no lugar mais alto do pódio. Entretanto, o terceiro lugar era um duelo de morte entre Reutmann e Laffite, que terminou com ambos a baterem, deixando o francês da Ligier nas berma. Contudo, ainda se classificou no quinto lugar! E para fechar os pontos, vindo do 23º posto da grelha, o francês Didier Pironi, no seu Tyrrell.
Com esta dobradinha, todos sentiam que, a não ser que algo de contrário acontecesse nas provas seguintes, a maré tinha mudado a favor da Lotus, pois o seu novo carro era realmente superior aos restantes, pois aproveitava em todo o seu esplendor o conceito de efeito-solo.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário