![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFKbF_XKJK9xhEmQKlguJ7cjNNoG3DO-yIQBwwxmgAWhWuv8t3qJAOiqCeJcdytHCw484bdKnssI5P8Oeu7YUry65wCRybtjSWNy7o3dd2Rg959NbjdBmXGiKJZ9EIhDC5ZHJPHZKu4i4/s400/Fran%C3%A7a+88+5.bmp)
Depois de Detroit, a Formula 1 estava de volta à Europa, com a realização do Grande Prémio de França, que se realizava no circuito de Paul Ricard. Todos sabiam que isto era um "affaire" entre
Alain Prost e
Ayrton Senna, logo, nesta corrida queria saber se Prost ganharia em casa, ou então seria o brasileiro a continuar a sua sequência de vitórias vindas das duas últimas corridas, no Canadá e no circuito urbano de Detroit.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcI2v-UdcyrIwiSqt-wQKs0SVfYVVqzJ9Dcin3wtNSQvasLkE7_lTHpOB34nEY6W11NbManfYQehFcwTK2PStN6azOXm2hRa4vu5MgOdludmYnYSaa8tsPIEc7YMJfHDruMStKhfdTBfs/s400/Fran%C3%A7a+88+3.jpg)
E de facto, quaisquer esperanças de uma surpresa foram logo desvanecidas nos treinos: os McLaren ocupavam a primeira fila, mas surpreendente, foi Alain Prost a levar a melhor sobre Ayrton Senna. Na segunda fila ficaram os Ferrari de
Gerhard Berger e
Michele Alboreto, e na terceira ficaram os Benetton de
Thierry Boutsen e de
Alessandro Nannini. Na quarta fila estavam os Lotus de
Nelson Piquet e
Satoru Nakajima, e a fechar o "top ten", ficaram o Williams-Judd de
Nigel Mansell e o March de
Ivan Capelli.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjY-35c-wTnTgOowMAjS9Y0eYon4-DO_jJkOSvrNOW_l5YxlMNwQgtYnDW9LbyDgL6cNkeeMUDx_75aYzEWscfah5ecvTTCFpOwMG1NDqXqc78nT3nJyM7qOqXqQC4-Y0s84S7aNxClpko/s400/Fran%C3%A7a+88+2.jpg)
Entre os quatro não-qualificados, para além do Tyrrell-Judd de
Julian Bailey e o Coloni-Ford de
Gabriele Tarquini, a surpresa maior foi a não qualificação dos Ligier de
René Arnoux e de
Stefan Johansson, que corriam em casa...
Piercarlo Ghinzani tinha sido excluído por falhar um controle de peso, algo obrigatório nessa altura.
No dia da corrida, Domingo, 3 de Julho de 1988, estava sol e calor, e muitos espectadores na pista para ver a corrida. Prost parte na frente, com Senna em segundo, tendo logo a seguir os dois Ferrari e o Lotus de Piquet, que consegue ultrapassar os Benetton. Enquanto que os McLaren seguiam na frente sem serem incomodados, mais atrás, nos lugares secundários, é que havia emoção: na volta 17, Thierry Boutsen para nas boxes para não mais sair, devido a problemas electricos, e na volta 23, Gerhard Berger perde o seu terceiro lugar para Michele Alboreto, devido a despiste.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgL3uIrfCbcp1-t-Rbani2zdJWlVKI_qRv2pzZA9Ym9Wx5sGcQWF6K-tU9cgqG3Jb8VtOsyqO7fi8p8GlcQkgukAQHrYRTLmlr5HCjKvngcJ-rzCS7sysaN0tbGa8dTyavoA5_Z3_PIF84/s400/Fran%C3%A7a+88.bmp)
Na volta 34, é a vez de Senna ir para as boxes, e quando três voltas depois foi a vez de Prost fazer a sua troca de pneus, o brasileiro conseguiu ficar na frente dele. Nas dez voltas seguintes, parecia que a ordem estava establecida, mas a partir da volta 45, Senna tem dificulades com os retardatários, e permite a aproximação de Prost. Para piorar as coisas, Senna tinha perdido uma velocidade na sua caixa, e estava e ter uma passada mais lenta. Essa aproximação foi tal que na volta 61, o francês estava em cima dele e conseguiu ultrapassá-lo, voltando ao comando da corrida, para não mais a largar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzF2FKqbOMAUKI32wpggo6KY9naV93nRx_iYQUz8QyXpduvotpenYjdc8VVhtLuAV1nGR8hPGl3Rwbl-iySiFW4g8jlGRzg-Cd-BTQueBGSVDg1iUrXoqbmIEWE3IEbhetfbwx7lv8RQU/s400/Fran%C3%A7a+88+3.bmp)
No final da corrida, Prost celebrava a sua quarta vitória do ano, contra as três de Senna. Os Ferrari ficaram com o terceiro e quarto lugares, com Alboreto a levar a melhor sobre Gerhard Berger. Para fechar os pontos, ficaram o Lotus-Honda de Nelson Piquet e o Benetton-Ford de Alessandro Nannini.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário