![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDAdzYMpC4xFGhIvn2x6JRcERlsF4NMIg8BAWOB0sQnllpMhbcCBZ09kJVW30r7JHFB4WKpzoD4P5hEajZ_0Anw7GnE67smiE1v-GMkVBHjc77xx4FvSnrnDxhX90-ATHcUQn9l_xJjbLx/s400/cab_pitstop.jpg)
Mas hoje é diferente: desde há algum tempo que o Gustavo Coelho, do Blog F1 Grand Prix, está envolvido no projecto do Pit Stop, a secção automobilistica do site do Sidney Rezende, e aquilo tem uma coluna de opinião, que sem preodicidade definida, coloca lá artigos sobre o automobilismo em geral. O primeiro a escrever foi o Felipe Maciel, sobre o Felipe Massa, e hoje, foi a minha vez de colocar lá o meu artigo de opinião, que refere sobre as novas categorias do automobilismo, pouco dias depois da estreia de uma nova competição, a Formula Superleague.
O artigo está lá, mas decidi também coloca-lo aqui, na integra. Espero que seja o primeiro de muitos...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiR24suLs7m5r0sleXfOMydm9rKMgdKqh5nmPs_sd06brdlRo0R2fXyMomtn8lHxckt_qJT9p172t8H2mNdm2hHqgaBlnkASMlg8couDoW8Z0u_akqMiaa2eOPRq0l5XtON-CbG2QKCG6Om/s400/Superleague+2.jpg)
O resultado é demais conhecido de todos vocês, mas comecei a pensar nesta nova tendência: o aparecimento das várias competições de automobilismo, paralelas à Formula 1. Uma realidade nova, com pouco mais de meia dúzia de anos, sustentada maioritariamente pela televisão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7v351X7SiJ70UvJ2BuNzuTymPy5fdPXmT7WHlhVHhP1VTDBQNgLxNObT7pcnCwbsBcigsq7pdiqO8JkR1egh-3a6dUxXMcupbZp4m4jco-ToWBe6Retwk4cJRPUc6UNRTeWznAGXzanA-/s400/Bernie+e+Max.jpg)
Contudo, desde então que surgiram várias competições paralelas, que tentam atrair pilotos que se perdem ao longo do percurso nas categorias de base, ou então pilotos recém-retirados da Formula 1. Sendo a categoria máxima um desporto verdadeiramente de elite (este ano só há vinte vagas), as outras categorias passaram a ser excelentes alternativas para pilotos e marcas. Mas teria que ter duascondições: garantias de transmissão televisiva, e não ser organizada pela FIA.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhE7VaAfTAEmYIeLmLQw_y7Q2oTXWZ7ae4uOmoZgl0KPSEfpn9n62RHYiCU1bM6PBBONEjz6_WpRJXbZ8q1CZyQWqZZRleqd4_jLQa6aKu-OcwtjNrbQ1Dj5P_KApJsOtWDvitGpKOiyYYR/s400/Le+Mans+08+5.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcXAh8dCVCgOUso9OAE7PheQTvkZmvKDFZX5bE29V1JpdDwfJEeulgp-OhjPSlbGtpUQp6MttTp3uwhZgwuuAFRpUa7kTnpVB46Wl8SNtZzXbTX5IfSr0cgKftwdlRj7SYInnjZ5Hiyw2J/s400/A1GP+Taupo+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgDiOPiXDYduawGiGIzdFLdqR7CCPa5skyyeywI1C7DGIYSK_LHWYOUnyG25eDM7KdVYL4mhkWtGmVc2EuEEAxdtPF9HtlUfZ6wF_JdWM6wLl_f83ZaBJhDnc2iNzsff4PpjOjTwoOgO-5/s400/GP+Masters.jpg)
Outro conceito importante é o calendário. Se o Le Mans Séries faz “concorrência” à Formula 1, mas tem poucas provas no calendário, as outras categorias decidiram apostar naquilo que se chama de “defeso”, ou seja, eles correm durante o Inverno europeu. Vão para o Médio Oriente e Ásia, um mercado em absoluta expansão, com corridas na China, Malásia, Bahrein e de futuro, na Índia. São mercados onde estão quase metade da população mundial (China e Índia juntos dão quase 2,5 mil milhões de pessoas), logo, um potencial de lucro quase infindável.
Tirando o caso da Le Mans Séries, todas elas (e esta nova Superleague Formula) são categorias monomarca, onde têm máquinas, motores e pneus iguais, e a única diferença é a maneira como os pilotos e mecânicos saibam afinar esses carros no fim de semana das corridas. E muitas vezes, para animar o público (e os espectadores), temos jornadas de duas corridas, com equilíbrios artificiais. O melhor caso é aquele que é seguido pela GP2: os oito primeiros da primeira corrida, têm a grelha invertida na segunda, para dar maior emoção e luta…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmlEy5KcnkTDmm9hELPv4cayoKFSmGk8itVtRYbmgcHnqu9kr1VpxLpo7bUXA0Nf7bQNdJmlYSgADtsU0HPlWMayHTXleV1i-w9peEEkpcywy2lqn6TWwOMwRoS-oQe3sNmI84oMfWH3oJ/s400/A1+GP+Australia.jpg)
Com isto tudo, será que a Superleague Formula será bem sucedida, só porque aliou automobilismo ao futebol? Isso, só o futuro responderá. E a história tem largos exemplos de grandes sucessos e espectaculares fracassos…"
1 comentário:
É isso aí, Speeder, valeu pela colaboração! Vai ser o primeiro de muitos sim, com certeza.
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Enviar um comentário