A ronda malaia do A1GP de 2008-09 decorreu esta madrugada no circuito de Sepang, com a Suiça (Neel Jani) e a Irlanda (Adam Carroll) conseguirem vencer as suas coridas, e Portugal a continuar com os bons resultados, através de Filipe Albuquerque. O piloto de Coimbra foi quarto na Sprint Race, e segundo na Feature Race, onde acompanhou Carrol e o americano Marco Andretti, filho de Michael e neto de Mário, no pódio de Sepang.A Sprint Race, primeira corrida do dia, foi ganha por Neel Jani, da Suiça, que dominou a corrida do principio ao fim, sempre com uma vantagem confortável sobre o resto dos concorrentes. A prova teve duas partidas, devido a um acidente na primeira volta, causado por Narain Karthikeyan quando travou durante a partida lançada. Sem espaço para travar, o americano Marco Andretti e o brasileiro Felipe Guimarães abalroaram separadamente o carro indiano.
Quanto a Filipe Albuquerque, andou sempre atrás do francês Löic Duval e do neo-zelandês Earl Bamber, na luta pelo pódio, e a ser pressionado pelo irlandês Adam Carroll, mas aguentou as investidas dele, e conseguiu um importante quarto lugar da classificação, conseguindo aqui cinco pontos. No final da corrida, a acompanhar Jani no pódio foram Duval e Bamber.
Na Feature Race, Albuquerque arrancou muito bem, passando de quinto para segundo no final da primeira volta, ficando sempre colado a Adam Carrol até à primeira paragem nas boxes. Nessa altura, as posições mantiveram-se, mas Carrol tinha melhores pneus e conseguiu afastar-se de Albuquerque, que não fez mais do que tentar ficar com o segundo posto. A luta pelo terceiro lugar foi mais emocionante, com Andretti, a partie de oitavo, a beneficiar de um bom trabalho de box, à sua velocidade em pista (passou Libano e China) e um pouco de sorte, pois beneficiou de um erro de comunicação da Malásia, para ficar com o terceiro posto.No quarto lugar ficou a Austrália (John Martin), o quinto foi a Africa do Sul (Adrian Zaugg), que resistiu aos ataques do carro neo-zelandês, pilotado por Earl Bamber. O Brasil, carro pilotoado por Felipe Guimarães, terminou a corrida no oitavo lugar.
No final da corrida, Filipe Albuquerque estava visivelmente satisfeito: "Foi uma primeira volta fantástica, com tudo a funcionar na perfeição. Tentei a todo o custo conseguir subir para primeiro lugar, mas infelizmente a equipa irlandesa estava ligeiramente mais rápida que eu, para além de que, uma vez mais, o nosso 'pit-stop' não foi perfeito. A determinada altura percebi que era complicado discutir o primeiro lugar, pelo que optei por garantir a segunda posição, que nos fez subir quatro posições no Campeonato. Penso que daqui em diante vamos ser certamente uma das equipas permanentemente na frente", disse.O mesmo discurso era adoptado por Luis Vicente e Pedro Matos Chaves, os homens que estão por detrás da equipa portuguesa. Vicente não escondia o orgulho na sua equipa e especialmente em Filipe Albuquerque: "O Filipe teve uma frieza notável para conseguir garantir estes dois resultados. Estamos muito satisfeitos com o desenrolar do fim-de-semana. A equipa fez um excelente trabalho e estão todos de parabéns", enquanto que Matos Chaves, Director Desportivo, reforçava o discurso: "Fomos a equipa mais constante ao longo do fim-de-semana, com resultados que nos permitem estar em posição de lutar pelo Campeonato. Esperamos manter a performance ao longo do resto do Campeonato", disse.
Com este resultado, a Irlanda lidera agora o campeonato, com 43 pontos, com Portugal na segunda posição, conseguindo até agora 35 pontos, com a França e a Nova Zelândia juntos na terceira posição da classificação, ambos com 31 pontos. O Brasil é 14º na classificação, com quatro pontos. Após a ronda da Malásia, a A1 GP atravessará agora uma pausa de quase dois meses, regressando às lides no circuito de Taupo, Nova Zelândia, no próximo dia 25 de Janeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário