![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAicyAXZPd54Dc0W3NAKAATLs6CAkdIjynexTYlANDHXB1Gc6dUi2gL8d718E0_EJowkccBnrZioGsHQ6UYWddtCY6w9dndQQdzWPwQRaQWPkCZLwFOkO7_KZ7KqTGXWyczzyLw2Hipc3I/s400/Brasil+74+3.jpg)
Quinze dias depois de Buenos Aires, máquinas e pilotos estavam em São Paulo para disputar a segundo corrida do campeonato, no circuito de Interlagos cheio para torcer pelo campeão
Emerson Fittipaldi, agora sobre as cores da McLaren.
Desde então, as coisas tinham andado normalmente, excepto com a Shadow, que tiveram que mandar para o Brasil um novo chassis, já que o tripulado por
Peter Revson tinha ficado com estragos irreparáveis. Mandaram buscar outro chassis para o Brasil, mas ficou algum tempo empatado na Alfândega devido a problemas burocráticos. Temeu-se o pior, mas depois, tudo se resolveu em bem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJK_i44ehOH847Zl0vQSqtAjjLbmEGS_gsZzMvQp4Y6MReJ7WbIategkQItdPm-SaasIIO_vjbbwMrHf-puTaoEXwJeREa_RkvpP91oid4MHTTSd_Bl4UwwH-f-cKEwCNwTZZMLAIJozSU/s400/Brasil+74+5.jpg)
Com os problemas resolvidos, passou-se para o fim-de-semana da corrida. Na qualificação, Fittipaldi afinou perfeitamente o seu carro e conseguiu a pole-position, à frente do Brabham de
Carlos Reutmann. O terceiro lugar foi para o Ferrari de
Niki Lauda, que partia ao lado de
Ronnie Peterson, no seu Lotus-Ford. A terceira fila era ocupada pelo segundo Lótus de
Jacky Ickx e o Shadow de
Peter Revson. Na quarta fila estava o terceiro McLaren de
Mike Hailwood e o segundo Ferrari de
Clay Regazzoni.
José Carlos Pace, no seu Surtees, era 12º na grelha.
O dia da corrida aconteceu sob calor e alguma falta de civismo de alguns espectadores, que atiraram garrafas de vidro ao chão, para tentar incomodar os adversários. A partida é retardada um pouco, mas quando acontece, Reutemann engata melhor e passa para a liderança, com Peterson e Fittipaldi logo atrás. Contudo, o calor que se fazia sentir nesse dia degradou mais rapidamente os pneus do Brabham do argentino, e cedo foi apanhado pelos seus perseguidores.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAXAVmjt7mDX8dzjyNmJh-cQUzVBqLGvLqWUBSzGcO9SBcwane2GCanIUDbg6-MiZz54XuTM6DVo6_Ch9Eh2jLTqZE5DFxXwkI28i4H11zs-uqcxYgxzA09YehpGhpBqXBbQMcHdpRsP3d/s400/Brasil+74.bmp)
A partir dali, os ex-companheiros de equipa batalharam um com o outro pela liderança da corrida, até que na volta 16, o sueco sofre um furo (eventualmente causado por algum vidrinho resultado das garrafas atiradas à pista), e vai para as boxes, regressando na nona posição. Agora, o segundo classificado era o Ferrari de Clay Regazzoni, seguido por Jacky Ickx.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKtF73VK93ANhvuUREAEcsDjuOkTO5Npiq3wz3XoNLB7g0GX5jyKMgSVBOPYFqriuAvBk8KsQ9NBymjTK-ESP0ADYw78KVxCubdnrICGtMLwlgFVxg8RhUVFmIvf5qfUwrh6M4Nr74lLqX/s400/Brasil+74+2.jpg)
E tudo continuaria assim até à volta 31, quando os céus de São Paulo Fazem das suas: uma tempestade aparece na zona, e a chuva faz com que o asfalto fique molhado, logo , demasiado perigoso para continuar a corrida, e a nove voltas do fim, é mostrada a bandeira vermelha, dando indicação do final da corrida. Fittipaldi ganhava assim a sua primeira vitória do ano, a primeira com a McLaren, com Regazzoni em segundo, mostrando que a Ferrari tinha ressuscitado, e que os resultados da Argentina não tinham sido sorte. A fechar o pódio ficava Jacky Ickx, no seu Lótus, e nos restantes lugares pontuáveis ficariam o Surtees de José Carlos Pace, o terceiro McLaren de Mike Hailwood e o Lótus de Ronnie Peterson.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKL5kJAHjTYoHF5LCvQ8H2X76uGagJ6JMhesmxD85A1xlDS0qoFtfyx25VdSDBUEDKiLqpnLtsqS1VaCuatjYyepMgacEsvpxOJ_J93h8__l9Zn6OLQfjRdPS7XO-xeQyUaMbvgJntZ53P/s400/Brasil+74+4.jpg)
A Formula 1 voltava agora somente dentro de quase dois meses, na Africa do Sul, tempo para Fittipaldi e mais alguns pilotos fazerem uma visitinha de cortesia a Brasília para inaugurarem o autódromo local, numa corrida extra-campeonato, sob a presença do então presidente da Repúblca, General Ernesto Medici. O regime militar também abraçava o automobilismo…
Sem comentários:
Enviar um comentário