![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiagAB4kTWS6Ee72HfdEV0odhh2X0jwkMAyr8baaVx8Io4kYfSELLgWozg-XIlYjB0WPly7tRy2IbMhzgAUBK7k_7_lqRJ0dVvOw7IWJs5ubqccASvyEfGOiHJulL3rYyIdhpRaU8EDV2mD/s400/Lamy+07+2.jpg)
A Historieta da Formula 1 desta semana tem a colaboração do
Rianov Albinov, que me ofereceu as fotos, e aborda um dos melhores pilotos que Portugal já teve:
Pedro Lamy.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5jPexB6TnlK6vJTt5LeWnDZ25FC-xVnvRP7DeneekzfcWC3X6seVCYEJWLz6lMUCujvSTW1uiSNyI6Gz3KgATKsQgrW8SkUM1lzHsgq806HoAbJFqvfy-e3UX8ae83yhbB85G2Rq5-3oo/s400/Imola+94+3.jpg)
No final de 1993, com apenas 21 anos, estando ele a disputar o título da formula 3000 com
Olivier Panis, teve a chance de substituir
Alex Zanardi na Lotus, e estreou-se ao lado de
Johnny Herbert. Com o tempo, o português já conseguia estar a par do inglês, mais talentoso e experiente. Até que a 18 de Maio de 1994, poucos dias depois de disputar o GP do Mónaco, e de escapar ileso ao acidente com o Benetton de
J.J. Letho na partida do infame GP de San Marino, em Imola, sofre um acidente a mais de 250 km/hora, quando a asa traseira do seu Lotus cedeu. Resultado: ambas as pernas fracturadas e vários meses em reabilitação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgHE0U3Rp_FmuTIx8dhAqvZfv7r4UGuGhh0UkAgIjhZjD2Zczm3R8K-2DLsP9hMCTIo6YewI73D5cBVzle9SNqdoZ_q_VHtzmtX4Z2m-YKKEA_SL80qWefLUr8-_D4mVDPXQNwTNVQTnSk/s400/Teste+Lamy+94+2.jpg)
No final de 1994, já recuperado, começa a tentar regressar à Formula 1, efectuando vários testes com algumas das equipas do meio do pelotão. A primeira hipótese é com a Sauber-Mercedes, que precisava de alguém para o lugar de
Karl Wendlinger. Testando em Barcelona, em Dezembro desse ano, não dá muito nas vistas e perferem ficar com o austriaco.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBvnisI6Ws18q-YOKZ2M5YVNwKasOp4iVfLaLng-dhjtiX7LMIH3jOYdh6_Ip_ZVfqr_VULP3wNxfl67GCglr-9-60HW24z2koaCkYpnUDfPyherduQFSx-gCIUaGwgkojkYHkhZx3-SYt/s400/Teste+Lamy+95+2.jpg)
Poucas semanas depois, no Estoril, Lamy volta ao cockpit, desta vez a bordo de um Tyrrell. O português mostra bom andamento, e Tyrrell fica impressionado, mas os milhões da Nokia, fornecidos por
Mika Salo fazem com que este perfira o finlandês.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRSCfxBgCoNkCQ86aFop2Ewas_qsWr9pU9VQd1elN76ibhlYkpPszO209RLxFhw7frfLd1qtEbTIjYGOCG6NKt5XLmbnBCePcZVrTCfRhlucjiOxxWXrG1VDR5CNFYKY8jo1vedBJkAU-r/s400/Teste+Lamy+95+3.jpg)
A meio do ano, tem uma nova chance: a Footwork-Arrows precisa de um piloto para completar o "budget" da equipa naquele ano, e Lamy é um dos pilotos testados em Silverstone no FA15. Caso ficasse, iria substituir...
Gianni Morbidelli, já que o outro "piloto" era o japonês Taki Inoue, e este "pay-driver" tinha o dinheiro suficiente para a época toda. Mas no final, perferiram o italiano
Max Papis. Nâo lembro bem se foi porque o Lamy não achava grande coisa o carro, ou foi por causa do "eterno" problema do "budget".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZmioH6CjRJnQC4HCcc_yt_ZxYeWzkxBb2tZ13tXWZVQyzRJPsLeAaPOa2nlIla8jMjsG3utXrrv5yOuN_w6iKZWybPr4UJA5MbGWwghKMoUzt50ypki_fYO2efocK4O_Cb7cKXJSdpdf4/s400/Lamy_Badoer.bmp)
Mas poucas semanas depois, Lamy tem outro teste com a Minardi, e é bem sucedido, voltando à Formula 1 quase ano e meio depois daquele acidente horrivel em Silverstone, no circuito de Hungaroring. E no final do ano, em Adelaide, dá a Portugal o seu primeiro ponto de sempre.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-M65XqqdGV3d7EvEHibpq67J1oFgz8X31FJEx7mw-3BWVRWAUwOHFic332vqJF9matBxJ2w5_U2NTanm207rVhtXKw5fsHLEZZ_FXwJG2j3pfqqnW84EjhfaLwO1lLAw42gcg-8KuEGb5/s400/Lamy+07+3.jpg)
Hoje em dia, com 36 anos, está feliz na Le Mans Series, na equipa oficial da Peugeot, e este fim de semana, nas 24 horas de Daytona, terminou a corrida na quarta posição, mais um resultado de relevo numa prova lendária. E espera este ano ser o primeiro piloto de lingua portuguesa a vencer as míticas 24 Horas de Le Mans...
2 comentários:
Grande Speeder,
Foi rápido hein? (risos)
Boa história sobre os fatos destes testes.
E tenho que agradecer ao seu conterraneo, Ric Pereira pela disponibilização das fotos.
Abraços Speeder e Ric(ardo?) Pereira.
Rianov
Eu não conhecia (ou não lembrava) deste teste na Tyrrell. Dos outros, sim. Muito legal! F1 Nostalgia vive! (LAP)
Enviar um comentário