![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimviax13rPhJgqsv5hy-P2bl3d_y3_LUQ0Yc0hFg-gKW3XOIKODbxu77OclCZ84-wjNU5RYy5KzPFxVN9BkbWQNvivV_KmhOxoAxTVhTGKZYI95qvBhMw83iDp8vftBoEqcTHNwaWn2bg/s400/Brasil+79+2.bmp)
Quinze dias depois de Buenos Aires, máquinas e pilotos voltavam ao circuito de Interlagos, depois do interludio de um ano, para correrem no Autódromo de Jacarépaguá, no Rio de Janeiro. Durante esse espaço de tempo, a pista sofreu obras de remodelação, nomeadamente o reasfaltamento da pista. Contudo, os pilotos ainda se continuavam a queixar dos ressaltos…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiD6DUWg3TYLq7EkkzxI8JIoNCwfaM_Mb8PtugF3WDogigcdFrNX_ZZfxZYBol8owTMsTPKJueUSwMPuSLWp926G4N8TPr51HeaGpqnQzdPJjQ2K__n5T7y34GUp6bmd08Kw9Mh0LaWRsE/s400/Brasil+79.bmp)
Sem grandes novidades em termos de carros (
os primeiros carros novos, como o Ferrari 312T4 e o Fittipaldi F6, só apareceriam na Africa do Sul), os Ligier, que tinham o carro pronto logo na Argentina, aproveitaram a boa forma para dominarem os treinos, com
Jacques Laffite em primeiro e
Patrick Depailler em segundo. Na segunda linha estavam os Lótus, com
Carlos Reutmann a superiorizar-se a
Mário Andretti, o campeão do Mundo. Na terceira fila estavam os dois Ferrari de
Jody Scheckter e
Gilles Villeneuve, ainda com o modelo antigo, e a quarta fila pertencia a dois franceses:
Jean-Pierre Jabouille, no seu Renault Turbo, era o sétimo a partir, tendo a seu lado o Tyrrell-Cosworth de
Didier Pironi. A fechar o “top ten” estava o Copersucar de
Emerson Fittipaldi e o Wolf-Cosworth de
James Hunt.
Os Brabham estiveram mal nos treinos, com
Niki Lauda em 12º e
Nelson Piquet dez posições mais abaixo, ainda contundido do acidente na prova anterior. Na Williams,
Alan Jones era o 13º na grelha, e
Clay Regazzoni o 17º a partir. O mexicano
Hector Rebaque, no seu Lótus privado, e
Arturo Merzário não conseguiram a qualificação, já que aqui, só permitiam a entrada de 24 carros, ao contrário de Buenos Aires, onde os 26 carros inscritos puderam alinhar à partida.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjniLXbi9Ik-a92jCacJC3Z_qZ5tYfztua7SZ_cnga74Pnfy81Lc0r87PGxmI62nim6x8M5UUujvQ3p01KWVkkN_E3XcC6E59FFoDwkjV4L7MnM7QL1HDPctS0kci0slRe8easbf-j3UtA/s400/Brasil+79+2.jpg)
No momento da largada, os Ligiers arrancam bem, mas Reutmann arranca ainda melhor, ficando momentaneamente com o segundo posto, antes que Depailler o reclamasse como seu no final da primeira volta. Entretanto, logo atrás, Mário Andretti passa o seu companheiro e fica com o terceiro posto. Mais atrás, Emerson Fittipaldi fez um arranque espectacular e passou Pironi, Jabouille e Villeneuve, e no final da primeira volta já era sexto, pressionando Scheckter para o quinto posto, para alegria dos torcedores.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-Oqz3uVnf1zIEvd5hIqk-bagfjBUQiRhXSBnYUKeW44hyght0J3A5UR-5GjeareAW4x95j3rGEjqrJC1xlzJIWpVZVIkQwU-kdaajlLsDSLKh6U6CMt0rOr_voaBy1ZRlrhE4itnuNdw/s400/Brasil+79+8.jpg)
Na segunda volta, Fittipaldi passou o Ferrari do sul-africano, e poucos metros mais adiante, herda o quarto posto, quando o Lótus de Mário Andretti tem uma fuga de combustível e pega foto, arrastando-se até às boxes. A seguir, o brasileiro carrega sobre Reutmann, para tentar ficar com o terceiro posto. O brasileiro estava a fazer uma das corridas da sua vida, num F5A que ganhava segunda vida diante do seu público. Será que iria repetir o feito do ano anterior?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEeMKFVMRMTo8NUl903gSl11Q_e-z9OwJRTQtpJsTZoRDEWLE-mfNOIrHtMHf0rlwQm7eZOz2hveQirkzhH4nOI1cnMwxfKhZTfBRgPWfpsuufk4Ws8b-Pwi6bhl_cOqFCbX0JNZzw4hs/s400/Brasil+79+7.jpg)
Entretanto, os Ligiers estavam na frente, quase sem oposição. Jacques Laffite e Patrick Depailler lideravam a corrida a seu bel-prazer, enquanto que Reutmann era acossado por um endiabrado Fittipaldi. Mais atrás, Scheckter era também acossado pelo Tyrrell de Didier Pironi. O francês ultrapassou-o, mas pouco depois este despistava-se e voltava à pista, com o sul-africano a recuperar a posição. Mas o jovem francês não se desarmava, e foi de novo atrás dele. Algumas voltas depois, apanhava-o e conseguia ultrapassar, ficando com o então quinto posto. Mais atrás, os Brabham já tinham parado, ambos na mesma volta: Lauda devido a problemas de caixa, Piquet devido a um acidente.
Na 22ª volta, a desilusão tomava conta dos brasileiros: a grande corrida de Fittipaldi ficava seriamente comprometida quando uma das rodas se soltou e teve que ir às boxes. Conseguiu chegar, mas perde uma volta e termina a corrida na 11ª posição. Reutmann estava aliviado, pois já tinha o pódio na mão, porque Didier Pironi estava longe. Entretanto, ambos os Ferrari foram às boxes, e Gilles Villeneuve, até então muito discreto, conseguira ultrapassar Scheckter, para ficar com o quinto posto final.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghwAuzVIPT0jdRz_OXZS1HBKBWG0AkzIdoZE7Z8g4U3rDxvSzVP78OPhCs3dlcFvJc8g5To5Eg94i7QemRVnINVOzK-48D9OjR3SAZNoyBgOkQt86V4jRBOw-gPEgkVdfZJ1pPhqAYHvs/s400/Brasil+79+3.jpg)
No final da corrida, os Ligier dominavam, e Jacques Laffite tinha conseguido a pontuação máxima, seguido de Patrick Depailler. Era a primeira dobradinha de sempre da equipa de Guy Ligier, e os carros azuis dominavam este início de campeonato…
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1979_Brazilian_Grand_Prixhttp://www.grandprix.com/gpe/rr315.html
Sem comentários:
Enviar um comentário