![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgebE89jrmKlhZb8V0u-VORJG560RfFk2s1kw6J7eWcvCsQc9nKM9O1v8XyDuJRe6BYP-xRi4DnDL6yWWcxKPaMWkOdGh_05YaaNWi40dwPm9SkVXYKdRNevt0crEuh6Q9J1DUodkmNGWM/s400/Le+Mans+-+Barcelona+09+2.jpg)
Sem as Audi e as Peugeot oficiais na lista de inscritos, começou a temporada europeia da Le Mans Series de 2009. Apesar destas ausências oficiais (só os voltaremos a ver juntos em Junho, para as 24 Horas de Le Mans) a lista de inscritos era excelente, liderada pelos três Aston Martin oficiais, na categoria LMP1, um deles guiado pelo português
Miguel Ramos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuBoa0LlgiLCJfhTuoL7ab8fmTFtJOPd31oeZbvaK4grZJzITcK0Ok466OsHCB1kpvqDYx3lmORo1GLz9DzDSWUp6PFKb_8SUd117djGrMTI6SRqjdVKS9WYEA4BGjvg5KKxMlfJsA1ys/s400/Le+Mans+-+Barcelona+09+3.jpg)
E sem as duas equipas acima referidas, a vitória calhou obviamente para a Aston Martin. Mas não foi pêra doce. O carro numero 007, conduzido pelos checos
Jan Charouz e
Thomas Enge, bem como o alemão
Stephan Mücke, bateram-se com o Pescarolo numero 18 de
Jean Christophe Bouillon e
Christophe Tisenau, especialmente nos últimos 40 minutos da corrida, depois desta ter sido neutralizada com a entrada do Safety Car, causada pelo despiste do segundo Aston Martin de
Miguel Ramos, Harold Primat e
Michael Turner. Nessa altura, o português ia ao volante, e o lider da corrida era o "Pesca".
Assim, quando a corrida recomeçou, o carro numero 18 continuou na frente, mas o Aston Martin pressionou no sentido de alcançar a liderança, e quando o lider parou, Tisneau, que fazia o seu turno no volante, deixou ir o motor abaixo, perdendo segundos preciosos que fizeram com que o Aston Martin, preparado na Prodrive, vencesse a sua primeira prova na categoria.
A fechar o pódio esteve o Courage L70 guiado por Stephane Ortelli e Bruno Senna, que fizeram uma prova sem problemas de maior. João Barbosa, no seu Pescarolo-Judd com as especificações do ano passado, terminou em sexto após cumprir uma penalização stop-and-go de três minutos, devido a uma saída da boxe com o sinal vermelho causado pelo seu companheiro de equipa, o francês Bruce Jouanny, mas foi recuperando lugares à medida que adversários abandonavam.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhw61LvIia_gi_xCgkzf4b7cxDQcxH7fWHyWyjQL9TQPQQ5tgBzqAbgzUA564JjBeADqqhf8eBJowfOxrBbZdN4-xeThOL40lOUJV2D224XML7PW3rt9Pew2kK1i_jtjNKj32J2MyJqP1I/s400/Le+Mans+-+Barcelona+09+4.jpg)
Na categoria LMP2, a Quifel ASM Team manteve-se na liderança durante o primeiro terço da corrida, sendo consistentemente mais rápida que a concorrência, mas teve um problema com uma roda solta, o que custou o triunfo à equipa portuguesa, comandada por
Miguel Pais do Amaral e pelo francês
Olivier Pla. A Racing Box ficou em primeiro e terceiro com os seus Lola-Judd.
A próxima prova da categoria será a 10 de Maio, nos 1000 km de Spa-Francochamps, onde os Peugeot oficiais marcarão presença, na sua preparação para as 24 Horas de Le Mans.
Sem comentários:
Enviar um comentário