![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEHHlTlA6lgYAXqHc3-XzlVRtBOFrd-wayMXVrtjfOQPxZrASf6RPE6h-Culno0b2JYe-bXtXmyXxkGewBcNnmecfOuKDKVv1N2SHe8_FtmaW_Oi4yZmnzeQFIaAgn5SK1ShH968zXylo/s400/Paul+Ricard+09.jpg)
Com o baixar dos custos na Formula 1, começam a surgir interessados num eventual ingresso. A Autosport inglesa fala hoje, na sua edição online, que a Lola, marca história com algum palmarés na categoria máxima do automobilismo, pondera um regresso na temporada de 2010. Quem o diz é
Martin Birrane, o seu presidente.
"O anúncio de que as equipas poderão optar por um regime de controlo de custos financeiramente responsável a partir de 2010 fez com que nós avaliemos a possibilidade de desenvolver um carro para competir no Mundial de Fórmula 1", afirmou.
"A Lola possui os recursos técnicos, a capacidade e o conhecimento para desenvolver carros capazes de competir ao nível mais alto do desporto automóvel, incluindo a F1. estamos, por isso, a aderir ao anúncio oportuno da WSMC [Conselho Mundial] e a avaliar um programa para a F1 com vista a efectuar uma candidatura formal nas próximas semanas", concluiu.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFP6r8gCt7WEERKQUHsl5U-jg5IOxzZpavT0qz-jL9VzMJNFz7E6wXpfoTUA924s02gRMQehAlQjFDc-QgZqqmHPmu70XqZfMECVqa5QuCGBw3hPE-isb27gSfe_X-8owLB7pfPYxjOP4/s400/Monza+67.jpg)
A Lola é uma firma fundada por
Eric Broadley em 1961, e tem algum historial na Formula 1. Em 1962, fez um chassis para
John Surtees, com alguns resultados meritórios, repetindo o feito cinco anos mais tarde, quando se aliou à Honda, para fazer o modelo RA301, que venceu na sua corrida de estreia, em Monza. O carro foi chamado pela imprensa especializada de "Hondola". Nos anos 70, construiu um chassis para Graham Hill, e em 1985/86 outro para Carl Haas, quando se aventurou na Formula 1 com motores Ford Cosworth Turbo. Logo a seguir, fez a mesma coisa com a equipa Larrousse, que durou até 1991, e cuja melhor temporada foi a de 1990, onde conseguiu um pódio e onze pontos no total.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBY8XtCtDmSgYCNOAWlahn7SJ4B8TZTHznDoyxVH4QQ2BzgVwn2pOfAgIfcklRQf9CudyEj3mm3fTBwAfhnGWpoMiIxMCqjFlApJ3YWEWTrHaBfYuse77gvVYe2f-pi2yAAhfGjuZBUxM/s400/Australia+97.jpg)
Em 1997, tentou a sua sorte com chassis próprio e o patrocinio da firma de cartões de crédito Mastercard. Mas com um chassis ultrapassado, a aventura só durou uma corrida, saindo humilhada pela gritante diferença entre o resto do pelotão. A Lola passou logo a seguir em pré-falência, sendo adquirida no ano seguinte por Martin Birrane. Desde então, tem desenhado chassis para a Formula Nippon e A1GP até 2008, altura em que a série assinou contrato com a Ferrari. Este ano, desenhou chassis para a Le Mans Series, especialmente à Aston Martin.
1 comentário:
Bah cara! também fiz um post bem mais "magro" que o seu no meu blog. Seria exelente mais um time na grelha. Mais três, teriamos a volta da pré-qualificação. Sonho do gaga Ecclestone.
Enviar um comentário