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Quinze dias depois de Dijon, num Grande Prémio histórico, em todos os sentidos, ainda se discutia o final dessa corrida. Se os espectadores presentes na pista e na televisão tinham delirado com o duelo final entre
Gilles Villeneuve e
René Arnoux, os elementos do GPDA, como
Niki Lauda,
Jody Scheckter e
Emerson Fittipaldi não acharam piada nenhuma. Assim sendo, chamaram-nos para uma reunião no sentido de “
puxar as orelhas” dos pilotos. Só que a reacção deles foi de desprezo…
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No pelotão, havia algumas alterações e novidades em termos de chassis. A Williams apresentava algumas alterações aerodinâmicas no FW07, a McLaren apresentava o modelo M28, para
John Watson, que se esperava ser uma evolução, para melhor, do problemático M26, enquanto que a Alfa Romeo, que estava na sua temporada de regresso, decidira ausentar-se da prova britânica, para começar a construir o seu novo modelo 179. A Wolf também apresentava em Silverstone o novo modelo WR9, no qual iriam correr no resto da época, e esperavam melhorar as suas performances, que até então tinham sido medíocres, com
Keke Rosberg ao volante.
Sendo assim, os inscritos estavam reduzidos a 26, mas apenas 24 é que se qualificariam para a corrida de... Sábado. O melhor nos treinos foi
Alan Jones, que não só conseguia a sua primeira pole-position da sua carreira, mas também a primeira da Williams. Ao seu lado tinha o recente vencedor do GP de França,
Jean-Pierre Jabouille, batido por 0,6 segundos. No terceiro lugar estava o Brabham Alfa-Romeo de
Nelson Piquet, que tinha conseguido bater o segundo Williams de
Clay Regazzoni. Na terceira fila estava
René Arnoux, no segundo Renault, que tinha a seu lado o segundo Brabham de
Niki Lauda. Após ele vinha o McLaren de John Watson, o Lotus de
Carlos Reutemann, o segundo Lotus de
Mário Andretti e o Ligier-Cosworth de
Jacques Laffite.
Jody Scheckter e Gilles Villeneuve eram apenas 11º e 13º da grelha, respectivamente, e entre eles estava o Shadow do jovem
Elio de Angelis. Keke Rosberg era 14º.
O alemão
Hans Stuck, em ATS, e o carro de
Arturo Merzário foram os que ficaram com a fava, ao não conseguirem qualificar. O último a conseguir a qualificação foi o Copersucar de
Emerson Fittipaldi.
A corrida arranca com Jones na frente, seguido de Jabouille, Regazzoni e Piquet. O brasileiro tentou acompanhá-los, mas despistou-se no final da primeira volta. Lauda ficou com o quarto lugar, seguido de Arnoux e… Villeneuve. Numa das suas imensas partidas-canhão típicas do rápido canadiano, tinha conseguido chegar à zona dos pontos. Pouco depois, Lauda atrasa-se e Arnoux sobe para quarto.
Na volta 17, Jabouille tem de ir às boxes devido ao desgaste prematuro dos pneus, fazendo com que Regazzoni ficasse com o segundo posto. Jabouille voltou á pista, mas poucas voltas depois, o seu motor sobreaqueceu e explodiu.
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Após isso, tudo indicava que a Williams ia a caminho de uma tarde de sonho, com uma vitória de Jones e dobradinha para os carros de
Frank Williams. Contudo, à volta 38, o motor Cosworth sobreaqueceu e o australiano desistiu, entregando a liderança ao veterano piloto suíço. Arnoux subia ao segundo posto e Villeneuve ao terceiro. Contudo, mais atrás vinha o Tyrrell de
Jean-Pierre Jarier, que fazia uma corrida de trás para a frente, e já tinha chegado à zona dos pontos, depois de ultrapassar o McLaren de Watson. Na volta 44, Laffite desiste, e poucas voltas depois é a vez de Villeneuve, fazendo com que o francês da Tyrrell ficasse com o lugar mais baixo do pódio.
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Quando a bandeira xadrez caiu, na volta 70, Regazzoni dava à Williams uma vitória que Frank Williams seguia há quase dez anos, altura da sua entrada na Formula 1. E para Clay Regazzoni, então com 39 anos, era a sua primeira vitória em quatro temporadas, a primeira desde que tinha saído da Ferrari. Depois do trio Regazzoni-Arnoux-Jarier, os restantes lugares pontuáveis ficaram para o McLaren de Watson, o Ferrari de Scheckter e o Ligier do belga
Jacky Ickx, no seu regresso à Formula 1, para substituir o lesionado
Patrick Depailler.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1979_British_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr322.html
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