![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVquTy7ncTb8A0wRXCfBIv0KTyRkY-O9P3e-wAHmIsVQiVytwQop_uCY8qZb25CspwCk8D-iChjdY2rZmOZTOfJQO9SvvV7tMJMuLLi07-IOudEZlZnEBxCgq_IRPwVBOkFhSyrhocb-J7/s400/Casco+Speeder76+1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJoJre7-Ti-v0AeYZNONvMW5efseQ1QGJErKI3K1QW4TNEIzPjM6MB-4meN_QmnrblGdTjwbrPhEXaRtMIplUo9_JVcWqJpSxIg9TkHIwwX6qbW_Ao3xVN-2KrwYQPkBv72hDoURP2gwS2/s400/Alemanha+09+19.jpg)
E ao 130º Grande Prémio da sua carreira, Mark Webber subiu ao lugar mais alto do pódio. Depois da sua auspiciosa estreia em sua casa, no já distante ano de 2002, ao serviço da Minardi, julgava-se que o piloto australiano, actualmente com 32 anos, chegasse rapidamente ao estatuto de campeão. Mas as suas passagens pela Jaguar e pela Williams não lhe deram a vitória que muito ansiava, e parecia que após a sua chegada à Red Bull, em 2007, iria pelo mesmo caminho. Mas em 2009, mesmo tendo como companheiro o jovem e talentoso alemão Sebastien Vettel, que em principio lhe ofuscaria em termos de talento na equipa das bebidas energéticas, Webber conseguiu ser um piloto regular, graças também ao facto de este ano ter um bom carro para conduzir. Sendo assim, a vitória estaria ao seu alcance. Mas com Vettel sempre a ganhar, Nurburgring seria um local improvável, pois sendo na Alemanha, muitos pensariam que seria o quintal do piloto mais jovem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpjCnUvDZelybsd-JehmgZc_YE-cAoDOvjPcSJinpm0HPOfs02utYdvULW6Sdt5CAnX5W3FapGU1s5aGXC-Aywtr-8lfHgvxRKtAsShdykREjuL4ISqNUpl1e-QPaNzNdHouCu6PJtc4HT/s400/Alemanha+09+20.jpg)
Mas em compensação, um Ferrari voltou ao pódio este ano, depois do Mónaco. Foi no lugar mais baixo, mas é um bom princípio, depois do arranque desastroso. Afinal, foi Felipe Massa que esteve lá, compensando o bom fim-de-semana que teve. Embora superado pelos McLaren nos treinos, por exemplo, tiveram uma corrida melhor do que os carros de Woking. Lewis Hamilton tentou liderar na primeira curva e estragou tudo, com um furo, que lhe fez cair para a última posição, e lá ficou até ao fim, e Heiki Kovalainen esteve discreto. Kimi Raikonnen sempre seguiu o piloto brasileiro, bateu em Adrian Sutil, quando disputavam o sexto posto, e desistiu depois, com problemas no seu carro. Oficialmente…
Agora resta saber se esta prestação da Ferrari foi um “one-off” ou haverá mais. Acho que a primeira hipótese deve ser a mais correcta, pois estes já disseram que iriam se concentrar no carro de 2010. Pois… eles e o resto do pelotão, tirando Brawn GP e Red Bull!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiD7fw6aEL3Iwxyg7mrPOTlHMhROmizLGqL9juX8EC4dPynaWdpQX9ea-N6tfrhmIJcQYwGTSHmqy2Ucg_JhE5PFYb4xR2JPc_DE-wHRA07hs_BuOCowur_Y1nJ7JeEW0ZgtFPRBNRjtX6z/s400/Alemanha+09+16.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlIU6mTUJTd18E-orQEnPzYxIhxjQjC-GkHlVJlXmkpc58BzeNT6B3ufKlD5TXAxuM1wY3K2r6K9SIe1UZZ0x9nencGPZ9By5d29NhhWkk4wZTR-NNyFnUQBTSe75k_-dzigHY6axl4miW/s400/Alemanha+09.jpg)
A GP2 é uma das séries de suporte à Formula 1, e serve para animar o fim de semana, fazendo com que os directores de equipa dêem umas espreitadelas nos talentos emergentes, para ver se existe alguma “pepita de ouro” a saltar fora. Mas no meio de “jovens lobos” extremamente dispostos a darem uma de pé de chumbo, mas sem cabeça… há algumas boas excepções. Como o vencedor das duas corridas deste fim de semana alemão: Nico Hulkenberg.
Muitos falam que ele é o verdadeiro sucessor de Michael Schumacher. Tem muito talento, isso é certo, e neste momento é o terceiro piloto da Williams, mas faltava-lhe alguma consistência para poder dizer que ele seria um sério candidato à vitória na competição. Este fim-de-semana alemão, conseguiu algo que não acontecia desde o GP de Itália de 2006: vencer as duas corridas do fim-de-semana.Depois de ter feito a pole-position, passeou toda a sua classe, demonstrando que é um piloto de futuro. E quando um dos actuais pilotos da Williams sair (Nico Rosberg ou Kazuki Nakajima), Frank Williams o lembrará de dar o lugar a Hulkenberg, para que se estreie na categoria máxima da competição.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnf_GktmVHTObeGpAPh1GGHyoeO87rzPFtxjMLITdpJ_3WQPGwobO6iB_aa7SuvhzzSOkL2nkZ67zpPGn11O5V779hl7-7n2JXcSbUrOvyqzOKuOFMvxTpmuABwXJqCOiWtUVvXtEppZZy/s400/Alemanha+09+2.jpg)
"Este foi um fim-de-semana muito positivo e que já merecíamos um resultado deste tipo. Agora temos que continuar a trabalhar para mantermos os bons resultados e até para melhorar, porque o nosso objectivo passa sempre pela vitória", apontou o piloto portuense, no final da segunda corrida.
Agora veremos se o bom fim-de-semana de Parente tenha continuidade nas próximas corridas. O seu talento merece uma oportunidade para tentar a Formula 1, não acham?
O mercado de pilotos: entradas e saídas, e uma afirmação não confirmada
O dia seguinte da corrida alemã foi pródigo em notícias sobre substituições de pilotos. De todos os rumores que apareceram a público (saída de Kimi Raikonnen e Heiki Kovalainen, troca de Bourdais por Alguesuari, troca de Piquet Jr. por Grosjean), só o caso da Toro Rosso se revela como a mais verdadeira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiK1tMRAnaanyIBYarJfqb_HMH6d2_ukCNYnM5j9PF99uk8uVJ1upoop-DIbVwWeDV3ir1xGHovuj2TT-nNSkZKd5GIWQDLNGxrIkHe780t0z2xV8Z8vUOr3hIKQBexZmUtgyJ2YRZvAmMB/s400/Piquet+Jr.2+.jpg)
Mas na Segunda-feira à noite, no Brasil, Galvão Bueno, o homem que faz os comentários na Rede Globo, anuncia aos quatro cantos que ele está despedido. A razão? Uma cláusula existente no contrato de Piquet Jr onde afirma que caso não tenha metade dos pontos de Alonso, serão dispensados os seus serviços e substituído por Romain Grosjean. Se tal cláusula existe, não sei dizer, mas no “paddock” alemão, esse rumor era muito forte. No dia seguinte, muitos davam a declaração do Galvão como um facto e o noticiavam, até sites noticiosos. Mas fora do Brasil, ninguém falava sobre isso.
Pessoalmente, estava de pé atrás. Quando o James Allen não fala sobre isso, quando o Autosport inglês especula, sem referir factos, quando o Twitter pessoal do Lucas di Grassi diz “sei que nada sei” e Flávio Briatore ironizava com a situação, todos esses indícios mostravam que havia algo que não batia certo. Mas por outro lado, o Twitter de Nelson Piquet Jr, sempre activo, estava desligado desde Sábado, também era sinal do contrário…
Mas Nelsinho apareceu e deixou a seguinte mensagem:
NelsonPiquet_ Aí Galvão, vc está errado, meu bom! Te vejo na Hungria! E vamo torcer para q o carro esteja melhor lá! Valeu pelo apoio de todo mundo! Abcs!
Galvão desculpou-se mais tarde pela informação errada, mas isto fez reflectir sobre a maneira como se faz jornalismo nesta era de revolução digital, de Net, Blogger e agora Twitter. Com meios mais independentes, gratuitos e rápidos do que os meios tradicionais, como a TV, a coisa começa a raiar o ridículo. Sempre aprendi que o bom jornalismo é aquele que diz os factos todos, o mais completo possível do que ser o primeiro a relatá-los, pois caem no descrédito. Mas aparentemente, os jornais, rádios e TV's de hoje em dia não se importam de serem ridicularizadas por darem certas noticias cedo demais, como foi no caso da morte de Michael Jackson, há umas semanas atrás.
E tão importante como a rapidez, a fidedignidade das notícias também é importante. Fazer cópias de cópias de uma notícia vinda de agências, sem consultar outras fontes, faz com que muitas vezes se coloquem “noticias” que se revelam no final não serem verdadeiras. Preguiça, poupança de custos e alguma arrogância fazem com que certo jornalismo esteja hoje em dia na lama.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWrzkExIyTTvqhnIHvzrrzALNLZj0qxa5UM2fMTJ6G42P3pqS-k-cCqbw_QWZcem-mPH7mBc3yC1EkZto38rEHcQAJj0MCsF5HgQNFQJYLmAZZNo1N3EIXWD5VkZI1lmb9UjZCTGQQBPTM/s400/Bourdais+09.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8g93ITk2nrbqN8gO0j-2zz0rvG29nb7DqIOeJR4P4vUaonDFxOqG5HoRbxgAAwfJM2_QSOEEzWJqvhrzqDdMitxkZeF_i8Gj1xWc1KaIZGOQbhikAeTxUxQMqJO3oddFYiHLlImeFoTd6/s400/Alguessauri+09.jpg)
Estas declarações podem ser explicadas como arrogância juvenil, mas ao dizer isso fez com que neste momento haja alguns milhares de pessoas a desejarem vê-lo espalhar pelo comprido. A formiga não pode ter catarro… ou então, como diz Sua Majestade, D. Juan Carlos: “Porque no te callas?”
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhddltDhXAcz9dUoNBRLAo-Nn1GHA82HLZ1v_eVTaoEfiHjd1YUjZuKOx6ZQm6bVi50RLQWsxGexWaRbLM5ax97Ky9VTtfH4fUxWWWwMtZWc-DoeK5aYNeTWjBk3AoGlLt_dvgFDqB89_JN/s400/Tio+Max+14.jpg)
Max Mosley confirmou ontem aquilo que disse a 24 de Junho: não concorrerá as eleições para a presidência da FIA, que terão lugar em Outubro. Oficialmente afirmou que queria ter tempo para a família, especialmente depois da morte do filho mais velho, mas tudo indica que foi devido ao acordo FOTA-FIA, que serviu para enterrar o machado de guerra relacionado com a criação de uma série paralela.
Mas Mosley, mesmo arrumado, ainda mexe: quer que o francês Jean Todt seja o seu sucessor nos destinos da organização. E apelou para a sua candidatura. "Acredito que a pessoa ideal para me suceder seja Jean Todt. É indiscutivelmente um dos grandes 'managers' da nossa geração, e inquestionavelmente da minha. Espero que endereçam o vosso apoio, caso ele se decida candidatar", afirmou, numa carta enviada aos presidentes das Federações nacionais, e divulgada ontem pelo Autosport britânico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcFWip3cT8xkxq1GwI8tFLD-NWdv4zYKc1mNvyyELpEUVjW35TrLpwQY7oJjBvMqhCNyskggpivYSOz55uGhy_OSUfotmuhTwBwMMU3K-UfjpVsWpF0sRyMnVdjPqdWAuOLN3rqvS7sNxV/s400/Todt+2.jpg)
- Ele é francês, e o antecessor de Mosley foi Jean-Marie Balestre, outro francês.
- Ele tem muitos “anticorpos” na Formula 1, nomeadamente na Ferrari.
- Tem o apoio de Max Mosley, que neste momento é visto como se “tivesse a peste”.
E a FIA não pode ser vista como um feudo anglo-francês, já que os seus presidentes só vieram desses países, e a França nem acolhe este ano o Grande Prémio. Portanto, por muito que Todt traga ideias novas, vontade de trabalhar e seja um técnico com experiência de competição (foi navegador de Ralis nos anos 70 e 80), existem mais defeitos do que virtudes na sua candidatura.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJ3XgoiTiFGQS5WRRaSUOhtDUaZLJBloKtp5bXVrqb8BFnCjdbs25zwmTIcGLqek3Acw3N2yjyy4GiB226eZ6jAtPtbUZ8AYycaFZEzdfqQ0f1EsYElSTi1FCfYxJLrXzcy5tre4tHBm9X/s400/Alemanha+09+21.jpg)
Mas ainda falta muito para Outubro, e ainda não sabemos se Todt confirma ou não a sua candidatura. Caso seja afirmativo, será a repetição dos duelos nas classificativas, especialmente no campeonato de 1981, onde Vatanen, o piloto, bateu Todt, o navegador (de Guy Frequin), no Rali RAC. Esperemos que seja um duelo leal e elevado.
E ponto, por esta semana é tudo. No fim-de-semana que aí vem, essencialmente teremos o WTCC em Brands Hatch e pouco mais de interesse para ver. Semana que vem discutiremos isto e muito mais. Até lá!
1 comentário:
Parabéns Speeder. É por aí mesmo. Venho batendo nest tecla há anos. Chegamos ao ponto de que termos que no ater ao fato que informacao confiável se limita à um número restrito de indivíduos bem informados, capazes de raciocinar apropriadamente e enxergar notícias em relacao uma à outra. E afirmo mais uma vez que sap poucos que mentem este pasrao. Este blog com certeza está entre eles. Mais uma vez meus parabéns, Speeder!
Enviar um comentário