![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLNkK139IWSTVYWvN8JkOBq64pM_9ypdfjDvJDrdOjPfyDKoYPtBQk8DulqsccanGeLGhUZ10y1JpwYplwJTifcNy_07_IlrHOhdUe8-QvFgisIdhy5jsLtALMYcDIiFXTQM4haR58D3k/s400/Canad%C3%A1+79+3.bmp)
Depois do pelotão da Formula 1 comemorar os títulos de pilotos e construtores da Ferrari, na sua casa de Monza, era a altura de correr as duas etapas finais deste campeonato, em paragens americanas. A primeira dessas corridas era em Montreal, no Canadá, onde o agora vice-campeão do mundo,
Gilles Villeneuve, se sentia em casa, e queria repetir o feito do ano anterior, onde venceu a corrida.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUNhK6AGR-8X4T9fOr5NCRu4ZzYJw5YrkUJOVaYJ6KicnPGUSdPs6K1k-HNHcHczG2jRCv4UY_rE2ovhC8JIfWTk5R1YLzL4SlGX9cY-wEywwtAgizyBSMDuLwKwHcVQ3kvpX41yzfGjE/s400/Canad%C3%A1+79.bmp)
Na lista de inscritos havia algumas alterações significativas. A Fittipaldi inscrevia um segundo F6 para
Alex Dias Ribeiro, enquanto que a Tyrrell tinha um terceiro carro para o irlandês
Derek Daly. A Alfa Romeo tinha levado para Montreal os seus dois carros, para
Bruno Giacomelli e
Vittorio Brambilla, preparando-se para a temporada de 1980, onde apareceriam em força. Ao todo estavam 30 carros, para 24 lugares, e os problemas começaram a surgir para os organizadores. Assim sendo, pediram à Alfa Romeo para que participassem sozinhas numa pré-qualificação, onde o melhor entraria. A equipa recusou, dizendo que tinham direito a correr da mesma forma que os outros pilotos. A organização impediu inicialmente que os Alfa Romeo corressem em pista, mas no final chegou-se a um compromisso, deixando apenas um carro, o de Brambilla, enquanto que o outro carro, o de Giacomelli, ficava de fora.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk6MZ9eZhyvWr-ut0CfwbROtBc65rc3OGhnFQURvI-VyHC1z_x1jtdrbABwh2eYhN3vZyyOzqX89WdvFr64nAjNa5qE6DvTGcMH0xuXlyvl2x1rgoMAmN3Swn90tySQiV6Engqj1pGMjw/s400/Canad%C3%A1+79+4.jpg)
Com este compromisso alcançado, máquinas e pilotos foram para a pista correr, mas na sexta-feira à tarde, o paddock da Formula 1 é abalado pela inesperada notícia da retirada de
Niki Lauda. Após nove anos de competição e dois títulos mundiais, o piloto austríaco, que estava a ter uma má temporada nesse ano, decidira que era altura de retirar-se da competição e dedicar-se ao seu projecto aéreo, a Lauda Air. Apanhado de surpresa pela decisão (mas não tanto, como veio a saber-se mais tarde),
Bernie Ecclestone foi buscar o argentino
Ricardo Zunino para correr no seu carro para esta corrida. Chegou a pedir pelos altifalantes do circuito se havia algum piloto disponível para correr, e Zunino apareceu.
Depois disto, a qualificação prosseguiu, com
Alan Jones e conseguir superar o ídolo local
Gilles Villeneuve e fazer a “pole-position”, com Villeneuve logo a seu lado. Na segunda fila estava o segundo Williams de
Clay Regazzoni, que tinha a seu lado o Brabham-Alfa Romeo de
Nelson Piquet. Na terceira fila estava o Ligier-Cosworth de
Jacques Laffite e logo atrás o Tyrrell-Cosworth de
Didier Pironi. A quarta fila tinham os Renault de
Jean-Pierre Jabouille e
René Arnoux, e para fechar o “top ten” estavam o Ferrari de
Jody Scheckter, agora campeão do Mundo, e o Lotus-Cosworth de
Mário Andretti.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfqC8ZtjF2dc3BD_u9bVOp-aD6CwxAECTwJ5ng2EKzxZxMvFBRgdshEpnNVEvXLvEPVc-W0EkhbFGEq3j4Ze6JQTt2ZlY3N1KI4ThT2pkBTuJQtMwQcC2q3Plq9UDmuI-dgX4Ofsj2FyM/s400/Canad%C3%A1+79.jpg)
Ricardo Zunino portou-se bem e ficou com o 19º tempo na qualificação, imediatamente atrás de Vittorio Brambilla e o seu Alfa Romeo oficial, enquanto que havia cinco pilotos não-qualificados: o Arrows-Csoworth de
Jochen Mass, o Wolf-Cosworth de
Keke Rosberg, o Ensign-Cosworth de
Marc Surer, o Merzário-Cosworth de
Arturo Merzário e o Copersucar-Coaworth de
Alex Dias Ribeiro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRjSfAO_ywF3VW2UX-i-CyjF4kRJw9LTWA7I_uETXvdqYp0bidg8wAKE27loICnLpc36bCkuFLj9OfOyvODrOlnjb9VkkbM6xOZuGIVrU-fudF44ok_u_FcT0WHqojhj7dzt22KQFI5To/s400/Canad%C3%A1+79+5.jpg)
No início da corrida, Villeneuve leva a melhor sobre Jones e passa para a liderança. Regazzoni é terceiro, seguido por Piquet. Na volta seguinte, o brasileiro fica com o terceiro lugar, enquanto que Jones persegue Villeneuve. A corrida foi um constante perseguição entre Jones e Villeneuve, com o canadiano, graças ao poder do seu Ferrari, a conseguir superar um Williams que era melhor em termos aerodinâmicos. Esta perseguição durou mais de metade da corrida, até à entrada da 50ª volta. No final da virada do Casino, Jones atacou a liderança do canadiano, e conseguiu superá-lo, com uma ultrapassagem louca, pois ambos os pilotos tocaram nas rodas. Aparentemente esta estava a ser uma manobra usual nas pistas nessa temporada…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOy-YsC3BQuFQJpbYLnE_7Gc-SKjD01Nq-KXfeJz9ZrvzX9aY0qxzokqG9M9qYUWmWk1cHdoqSJRQ7DCedqDkHH3tVOqRfbdRmM5t-Pxaa5A9GPJyWIwv8Kj2VegEmuIRPQXV2b-2trQ4/s400/Canad%C3%A1+79+7.jpg)
Após isso, Jones passou a caça e Villeveuve era o caçador. Perseguido a partir dali, o canadiano quis reempossar a liderança que a tinha tirado no inicio da corrida, mas Jones conseguiu segurar o piloto local, e estava disposto a fazê-lo até ao final da corrida. Mais atrás, Piquet estava num sólido terceiro lugar e a caminho de um pódio mais do que certo. Contudo, a poucas voltas do fim começou a ter problemas com a caixa de velocidades do seu Brabham e começou a perder posições. Mais tarde, acabou por abandonar. Assim, o terceiro lugar ficou nas mãos de Regazzoni.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRwgv5C-gw5Sj-9YoXc3mEh-jjLBVfYO9nRn5aRaljciusjr3eK9SgdDKGWe2ozQpVozUCoEE_yLPzmn-1mA1vzchjz90jbA5KN5LIVD1h_rShySGLg4WqlAmTLE0h3vwbMeQQHASgryE/s400/Canad%C3%A1+79+3.jpg)
No final da 72ª volta, a bandeira de xadrez era mostrada e Jones tinha levado a melhor sobre Villeneuve, em solo canadiano, com Clay Regazzoni a acompanhá-los no pódio, na terceira posição. Aquele que viria a ser o último pódio do piloto suíço na sua longa carreira na Formula 1. Nos restantes lugares pontuáveis focaram o novo campeão do Mundo, Jody Scheckter, o Tyrrell-Cosworth de
Didier Pironi e o McLaren-Cosworth de
John Watson. Agora, máquinas e pilotos rumavam a Watkins Glen para um devido encerramento da temporada.
2 comentários:
Já é oficial o Alonso na Ferrari po 3 anos!
Amanhã é aniversário de Jean Denis Délétraz, que correu entre 1994 e 1995 por Larrousse e Pacific, e se tornou o último suíço a correr na F-1 antes de Sébastien Buémi.
Valeu!
Enviar um comentário