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Com a vitória de John Surtees em Monza, de repente, as suas chances de conquistar o título mundial tinham aumentado consideravelmente. Com os 28 pontos que detinha, mais as três vitórias, duas delas nas últimas três corridas, estava a somente quatro pontos do lider, o BRM de Graham Hill, que tinha somente uma vitória. Jim Clark era segundo, com 30 pontos, mas tinha três vitórias. Quanto à Ferrari, com três vitórias consecutivas pois o segundo piloto da equipa, Lorenzo Bandini, tinha ganho na Austria, a hipótese de vencer o título de Construtores era bem real.
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A corrida norte-americana era o palco ideal para a entrada de uns quantos pilotos locais. Neste caso, era três os inscritos: Hap Sharp, num Cooper da Rob Walker Racing; Walt Hansgen, no terceiro Lotus oficial, ao lado de Jim Clark e Mike Spence, e A.J. Foyt, no terceiro BRM, ao lado de Graham Hill e Richie Ginther. Contudo, Foyt, que nesta altura já era um dos melhores pilotos americanos e tinha ganho duas edições das 500 Milhas de Indianápolis, recusou alinhar.
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Os treinos decorrem normalmente, mas Clark tinha problemas de fiabilidade com o modelo 33, logo foi buscar um 25 de reserva, e foi com ele que fez o melhor tempo das sessões de qualificação. Como se sentia mais confiante com ele, iria alinhar na corrida com ele. Ao seu lado estavam o Ferrari de John Surtees e o Brabham de Dan Gurney. Na segunda fila estavam o BRM de Graham Hill e o Cooper-Climax de Bruce McLaren. Na terceira fila estavam o segundo Lotus de Mike Spence, o carro de Jack Brabham e o segundo Ferrari de Lorenzo Bandini. Para fechar o "top ten" estavam o Brabham privado de Jo Bonnier e o BRP de Innes Ireland.
No dia da corrida, perante 65 mil espectadores, e um tempo ameno, a corrida começa com Surtees a largar melhor do que Clark, enquanto que este é superado pelo seu companheiro Spence na luta pelo segundo posto. Graham Hill é quarto, com Brabham e Ireland logo atrás. Gurney caiu de terceiro para sétimo, mas recupera dois lugares pouco depois.
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Contudo, na volta 40, o Lotus de Clark começa a arder devido a problemas no tubo de injecção de combustivel, e aos poucos, os seus adversários aproximam-se e o ultrapassam. Na volta 44, quando é obrigado a parar nas boxes, Clark já tinha sido ultrapassado por Surtees, Hill e Gurney. Clark perdeu imenso tempo para ajustar o tubo de injecção de combustivel e voltou à pista na penultima posição. Passadas seis voltas, Clark voltava à corrida, mas esta durou outras seis voltas, até que Chapman decidiu chamar Mike Spence, que estava na quarta posição, para que este trocasse de lugar com Clark. Spence continuou, mas desistiu ao fim de seis voltas.
O escocês continuou na corrida, irremediavelmente atrasado, enquanto que na frente, Graham Hill tinha alcançado a liderança na volta 45, depois de ultrapassar o Ferrari de Surtees. Ambos mantiveram uma dura batalha pela liderança, enquanto que Clark, de volta à acção mas sem poder marcar pontos, fazia uma corrida somente para prejudicar as aspirações dos seus rivais. Já tinha apanhado Gurney (antes deste desistir, na volta 69, com um motor partido) e estava a alcançar Hill, ao ritmo de um segundo por volta, pois Surtees tinha se atrasado devido a um pião.
Tudo indicava que iria haver luta pela liderança, mas a poucas voltas do fim, o Lotus começou a engasgar-se, sinal de que o combustivel no depósito tinha chegado ao fim. No final, Clark tinha feito 102 voltas, o suficiente para ser classificado na sétima posição... no carro que à partida era de Spence. Quem herdou o seu lugar foi um inesperado Jo Siffert, que com o seu Brabham de Rob Walker, conseguia o primeiro pódio da sua carreira.
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