![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2LFjPb3W8O1MZhsOirY3MyszAouuVRewOApVAftS4U_Na1dDCbOYOaPquolaAo7BfX81XC55FLzVBAPD7-g-rDzBxWWJBTIrDEzq2UBhe9C7JiDrCLQizfUS6-fEgdqchd_y5ImxTNlWO/s400/Daytona+10+3.jpg)
Pouca gente deve ter seguido isto em Portugal, tirando os mais fãs mais "hardcore", mas há poucos momentos atrás,
João Barbosa entreou na história do automobilismo português ao ser o primeiro piloto a vencer as 24 horas de Daytona, num Riley-Porsche, ao lado de
Ryan Dalziel, Mike Rockenfeller e Terry Borcheller. Outro piloto português presente em Daytona,
Pedro Lamy, terminou a corrida na sexta posição, depois de fazer parte da equipa que fez a pole-position, que foi conseguida por
Max Angelelli. Para além disso, fez a melhor volta da corrida.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxFxatd20gJvCqeyGw1v44i1MeKUCBTt0du1nAhYoUEuPelul6b9L6ZXw6F6Dr6tJEto1wJU5kJR4m_j77AajVRXdVaxEbM-Y8MUbbymw-NBPpzl5fgj387NajWty4C1sHwQPdDqnt6CMs/s400/Daytona+10+4.jpg)
Numa corrida de 24 horas, foram muitos os incidentes ao longo da corrida da Grand-Am. Para além dos treze lideres, houve mais de vinte situações de bandeira amarela. Mas a primeira situação começou logo á partida: sob chuva e asfalto molhado, começou sob pace car e bandeiras amarelas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg04sp0aRKDvEFiM1M1T4j1bbp9IGipB0hP3sF6CKKt9Zq0UjhB0og37GBLUoGlL_F1pnz7ft5jsCfTsBj9Xt69qzSFR0-DF2y3mH3VHPhspdaBa6iDqw-_IxcRjc84Ss3N_vXgwFvd1lS_/s400/Daytona+10.jpg)
A equipa de Pedro Lamy fez uma corrida tranquila nas primeiras horas, mas na sexta hora, quando o voltante estava com o piloto da Peugeot na Le Mans Series, um toque no muro fez atrasar um pouco o Dallara-Ford. Pouco depois, os carretos da caixa de velocidades deram problemas, que o fizeram arrastar até ao sexto posto final.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjK_v37tcWmKuCMpyqvV56opHc5KGsq9zm5by7wCVPh0XYXt9L9neaVZZ592ms89Hp-QwtC5k7j38SCPFnFgwAa1C9AIJ1QP2pZh8FzF9us7QZxll2tUXd41MsSqlDYyoYIgdPQXTaGgnIs/s400/Daytona+10+2.jpg)
O carro de João Barbosa, que levava o numero nove, sempre foi considerado como um dos favoritos, mas só foi a partir da segunda metade da corrida é que disputou a liderança com o carro da Ganassi (pilotado, entre outros, por
Juan Pablo Montoya) e da Crown Royal, e beneficiou os problemas do carro da Ganassi, que o fez perder uma volta nas boxes. A última parte da corrida foi guiada por Barbosa, que só teve que levar o carro tranquilamente para a meta e escrever mais uma página de ouro do automobilismo português.
"
Estou sem palavras.", disse João Barbosa na entrevista após a corrida. E por uma boa razão, não é?
4 comentários:
Ver o João Barbosa a sair daquele Rilley-Porsche com a bandeira Nacional bem alta no seu braço... SEM PALAVRAS!
estamos habituados a ver isto com pilotos de outras nacionalidades, mas hoje, ao ver a nossa bandeira... EMOCIONANTE!
Espero ver novamente este gesto mais para o verão, noutras 24Horas ... e na GP2! e quem sabe, um dia no topo de um podium de Formula 1!
Sem duvida um dia histórico para o automobilismo Nacional! Sem duvida, temos actualmente uma boa montra de pilotos experientes e novos talentos a surgir, espero que os patrocinadores e a comunicação social deem o devido destaque a estes feitos!
Muchas felicidades a toda la gente de Portugal que sigue este deporte; podéis estar orgullosos de Barbosa y ojalá lleguemos a verlo en lo más alto de la F1.
Qdo. pegou o carro o J.Barbosa apesar dos problemas aparentes ditos pelo Rockenfeller (trocar as marchas no tempo do motor e pedal acelerador ficava no solo) o "portuga" manteve a distância sobre o "bicho-papão" Pruet/Team Ganassi e assim "domesticou" a fera e venceu de forma soberba. **vc. disse nado-morta não seria nati-morta??
Fernando:
É assim mesmo. Em Portugal diz-se "nado-morto" ou "nado-morta". Agora não me perguntes como ficou na nova ortografias porque ainda não cheguei a essa parte...
Enviar um comentário