![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGcrCzYat7M3aoBs1bFW-9C7BCO0ChRSM7H8HzFXBBeUNgMBZlN5A5vYy0Z3LcXmkxqUz8cUYw0LNZczDBjfFSmSpq4gWMr4fWlQUJFvKPm95LzYglhyphenhyphenxGG3jgez_V6tDwk7gr0oTD-oM/s400/Brasil+91+3.jpg)
Contudo, as hipóteses disso cedo desapareceram quando Senna, a correr em casa, fez a pole-position, com o Williams-Renault de Riccardo Patrese ao seu lado. Nigel Mansell, no outro Williams, era o terceiro a partir, com o segundo McLaren de Gerhard Berger atrás de si. A terceira fila era toda da Ferrari, com Jean Alesi a ser melhor que Alain Prost, e a quarta fila era inteiramente brasileira, com Nelson Piquet, no seu Benetton, a ser melhor que o Leyton House de Mauricio Gugelmin. A fechar o "top ten" estavam o Tyrrell de Stefano Modena e o Jordan do belga Bertrand Gachot. Uma posição algo surpreendente, logo na segunda corrida e vindo da pré-qualificação.
Quem não tinha tido essa sorte foram os Footwork-Porsche de Alex Caffi e Michele Alboreto, o AGS de Stefan Johansson e o Lotus de Julian Bailey: estes não conseguiram a qualificação. E dos que não passaram do inferno das pré-qualificações, estavam os Lambos de Nicola Larini e Eric Van de Poele, o Coloni de Pedro Chaves e o Fondmetal de Olivier Grouillard.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguA1ZZ8ekkfBwtLkill2mybxXfLuRGZDXlpkmIYgSie9F49uuXcX1u0M2DT9mf9tWe99CWsV_RVp7bIGFXL-RtNykZofp8VkoKMvH9jEyRmSFPNlVUOBgnxNj38s4yv_Oslno66CunZzk/s400/Brasil+91.jpg)
Mas Mansell reage e vai buscar o brasileiro, encostando-se a ele aos poucos, chegando a menos de um segundo no final da volta 20, aumentando a emoção da corrida. Um pouco atrás, Prost tinha ido às boxes, tentando livrar-se de um Nelson Piquet que o bloqueva no caminho no ataque ao terceiro lugar. Pouco depois, foi a vez de Mansell parar, e quando voltou, não tinha perdido o segundo posto, embora com Piquet mesmo atrás dele. O britânico partiu de novo ao ataque à liderança de Senna, que também tinha parado nas boxes, mas não tinha perdido o comando. Parecia que tinha tudo controlado, o brasileiro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilK_tWcYlmFOkwrY4MzZsPnYzhq5z2L8Twwm5RbMSbzS7Z4X2Km0_jCK2Z0RHCqM_p9nkSi80Vufp_jOz7VjewRoOKGdLGbpUnXgrrimDYhYY0FmJvn8L_DiqdWokHdhcKjcgYGbcbozo/s400/Brasil+91.bmp)
Na volta 50, porém, Mansell vai às boxes com um furo lento. Faz a paragem e volta à pista, mas tem um minuto de desvantagem sobre Senna. Tenta sair dali da unica maneira que sabia, mas a caixa faz das suas e provoca um despiste. Na volta 59, deixa de colaborar e o "brutânico" vê o resto da corridas das boxes.
Mas por esta altura, Senna também tem problemas com a caixa de velocidades. A seis voltas do fim, decide meter o carro apenas em sexta marcha, que o coloca no seu limite fisico, pois controlar um carro desses demonstra ser uma tarefa herculea. E cedo começa a ter caimbrãs...
Os seus adversários aproximam-se dele, mas também tem problemas que cheguem. Patrese também luta contra a sua caixa de velocidades e não consegue ser suficientemente rápido para apanhar Senna a tempo, e tem Berger nos seus calcanhares, que também luta contra o seu acelerador que por vezes decide ficar o seu pedal onde não deveria...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivoJU5n_IZ2vfsCH2rBbn9mZDPedfVod2cxp2zrj9MjipLqKE7jIGvizxp6pLrOQNA_OMdl5zvp4NLL4psQEfrmq1f3atWHFT4NRDNJ96MaWnW1sbNlb5Hm096phy6gii8BWvMT0EHWBE/s400/Brasil+91+2.jpg)
Fontes:
http://www.grandprix.com/gpe/rr502.html
http://en.wikipedia.org/wiki/1991_Brazilian_Grand_Prix
1 comentário:
Speedster esse foi um dos maiores GPs que eu assisti em toda a minha história de fã da fórmula 1. Demonstração cabal de sede de vitória. Realmente era um espetáculo ver Senna guiando. Belíssima matéria.
Enviar um comentário