![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIVBwIFrM5XGVLfi0IJQa6owKteENw2cA-eS1Ly4SiNGH-tBrn3OKuqP0L9g2hvPMkbcofxplOKuEe-xP8zFA2EPCslE-wine40Ihb58VVh0EtEePxC-SSe5gZ-QUCovrWGkrieWcYeT4/s400/Fran%25C3%25A7a+66.jpg)
(...) “Black Jack” nasceu John Arthur Brabham a 2 de Abril de 1926 em Hurtsville, nos subúrbios de Sydney. Era filho de um merceeeiro, e aos quinze anos abandonou a escola para ir trabalhar para uma oficina, como mecânico de automóveis. Quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial, serviu na Força Aérea Australiana como mecânico, ficando lá até ao seu final, em 1945. Quando aconteceu, tinha 19 anos e decide abrir uma oficina. Nessa altura, conhece um americano chamado John Schoenberg, que o convida a ver uma corrida de “midget cars” numa pista de terra perto de sua casa.
Impressionado com o que viu, decide comprar um e correr nas várias pistas de terra do seu estado, a Nova Gales do Sul. Começa a vencer corridas atrás de corridas e torna-se campeão do seu estado e campeão nacional por várias vezes, entre 1948 e 1951. Com o tempo, começa a correr também em pistas de asfalto, comprando um Cooper e o modificando constantemente, de forma a ser um dos melhores do sal pais. Em 1955, já tinha 29 anos e era um dos melhores do seu pais, e foi nesse estatuto que foi correr em Ardmore, palco do Grande Prémio da Nova Zelândia, que trazia alguns dos grandes pilotos britânicos. Contra uma concorrência desse peso, vence a corrida e impressiona Dean Delamont, do Royal Automobile Club, que o convida para que passasse uma temporada na Grã-Bretanha. Brabham aceitou, convencido que seria só um ano. Acabaria por ficar durante quinze." (...)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiM8MptM7fJ-ouM4xQBP4o7aoC33okM3FZhC1EthLgFCWNUvK8gWOJZMjeUHCnD3iILzoH_w4c2M_a35rkjcsDLWZWt7AK0v_hLEFXm4XL0oqjn8neaCSPnN2gfWMDCjKPJvY61KusIh1k/s400/Goodwood+04.jpg)
Faz hoje 85 anos de idade. Tem as maleitas próprias da velhice, com problemas de visão, de rins - tem de fazer diálise trêsa vezes por semana - e está quase surdo. Hoje em dia, parece que poucos dão o devido valor, em comparação a Stirling Moss, por exemplo, mas ele conseguiu algo único na Formula 1: fundou e construiu uma das maiores equipas do seu tempo, e em 1966, com 40 anos de idade, conseguiu a proeza de vencer e ser campeão do mundo como piloto e construtor ao mesmo tempo. Outros, influenciados por ele, tentaram, como Dan Gurney (Eagle), Bruce McLaren ou outros, mas o seu sucesso foi bem menor.
Apesar de tudo, é uma lenda do automobilismo. O mais antigo campeão do mundo ainda vivo, é um homem imensamente respeitado entre os seus. E no dia do seu aniversário, falo dele no sitio Pódium GP.
Sem comentários:
Enviar um comentário