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Nessa primeira corrida, não houve muita história: Rob Huff, que tinha feito a pole-position, ficou com ela até á meta, dando uma tripleta à marca americana, com Yvan Muller no segundo lugar e Alain Menu no terceiro posto, na frente dos Seat de Gabriele Tarquini e do português Tiago Monteiro, que ficou na frente do britânico Alex McDowall, que tripula um Chevrolet Cruze da Bamboo Engineering.
Para Monteiro, apesar de ainda não ter o motor que quer, o quinto lugar nesta primeira corrida - e terceira cosecutiva - tem sabor a vitória, dadas as circunstâncias: "Foi mais um fim de semana importante para nós. Conseguimos impor-nos mesmo com todas as adversidades. Foi positivo em termos de performance. O ritmo de corrida foi bastante bom. A primeira prova foi feita sempre ao ataque, nos limites para garantir o quinto lugar", afirmou.
A segunda corrida teve um resultado surpreendente caso não tivessem visto pela televisão, mas a razão pelo qual o italiano Stefano D'Aste venceu esta corrida foi por causa dos furos que sofreram vários concorrentes, incluindo o Chevrolet de Rob Huff e o Seat de Tiago Monteiro. À partida, tudo indicava que iria ser a tripleta do costume dos Chevrolet, tal como acontecera na primeira corrida, mas os pneus não aguentaram o piso abrasivo do asfalto austriaco. Primeiro foi Alain Menu, que saiu de pista a meio da corrida, devido a furo, e depois foi a vez de Yvan Muller, que também sofreu um furo quando seguia calmamente a caminho da vitória.
Rob Huff herdou o comando a corrida, mas a poucos metros da meta, também tinha um furo e queria levar o carro até à meta, defendendo-se dos ataques de Tom Coronel. Na última curva, enquanto Huff aguentava o holandês, Stefano D'Aste aproveitou a confusão para saltar de terceiro para primeiro, numa manobra espectacular, conseguindo assim a sua primeira vitória do ano. Huff ficou com o segundo lugar e Coronel o terceiro, na frente de Pepe Oriola, o melhor dos Seat.
Em relação a Tiago Monteiro, a segunda corrida foi mais custosa. Apesar de aguentar a pressão dos Chevrolet, estava a caminho de repetir o resultado quando foi um dos que sofreu um furo, que o levou ao abandono: "Sabia que ia ser mais difícil pois tinha os Chevrolet atrás de mim e a pressão iria ser enorme. De qualquer forma, não fosse o furo na curva mais rápida e longa do circuito e acho que teria condições para igualar o resultado da primeira prova. Mas infelizmente os pneus sofreram um bocadinho. Naquela curva, oito carros tiveram furos", continuou.
No final da jornada dupla de Salzburgo, Yvan Muller - que foi oitavo na segunda corrida, apesar do furo - continua na frente, agora com 206 pontos, mais oito do que Rob Huff, que tem 198. Alain Menu, apesar da retirada na segunda corrida, tem 175 e ajudam ao domínio dos Chevrolet na pista. Tom coronel é quarto, mas tem apenas 116 pontos, enquanto que Tiago Monteiro tem 35 pontos e está na 11ª posição.
A proxima ronda dupla do WTCC acontecerá a 2 e 3 de junho em Portimão.
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