![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6VGtAVx5QhMTnzVt7bfJQBJrF4g1IoNGHArSVDHX_cEDn4Hpvxlg6sMT9yP9CgjKqIEp9YmRAKThl5_FO2UlPIPBzvGw9g1djbCmOcjJdyZcYka1YlkX4EToNCsECogr5-x5KPBHdh44/s400/Clark+67.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZQQVM9c6SsPfQ_PszH-G23QxW3khlvKDtdyvVjNvvcownIzTO-yoOJDUL_Y06Voj3nx_lKRgX9-Mf8tHEK9hZBxnR7kEjOXGviynsdwc9EbpqPJAmhUZS-Q7fOyYB0LPBmRuwQ-JfkLw/s400/Italia+67.jpg)
Mas o motor Cosworth era rápido e potente o suficiente para fazer um brilharete: Jim Clark fez a pole-position, com Jack Brabham ao seu lado. Bruce McLaren era terceiro, já demonstrando todas as potencialidades do seu chassis. Na sua táctica habitual, de largar na frente e imprimir o seu ritmo, este seria um passeio no parque… se o carro ou o motor Cosworth colaborar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaBC30njx4Qs17XhxZP7FllTChw_USjxou-mxajPVM-TC_fQVfvR6tGvSSRQ4d6hfesXkBwhlUQnaQTAV07YIhXHlO1CC_VTA44nyEn9BHCLwYXpZooKE8w44RzMu_hQNrlxlkMUIIvRc/s400/Italia+67+3.jpg)
Foi aí que começou a sua extraordinária recuperação, como explica o Blog Formula 1 Grand Prix: "Quando voltou, Clark estava uma volta inteira atrás dos líderes. Graham Hill, seu companheiro na Lotus, era o primeiro colocado. Mas havia todo um pelotão não tão distante. As Brabham de Jack Brabham e Dennis Hulme, a Honda de John Surtees, a Ferrari de Chris Amon e a Cooper de Jochen Rindt eram apenas alguns dos adversários.
Apesar da concorrência, Hill abriu uma vantagem confortável na liderança. Ao mesmo tempo, Brabham tinha problemas com um acelerador preso e Hulme abandonava por sobreaquecimento. Enquanto tudo isso acontecia, Clark estava em franca recuperação.
O escocês não demorou a recuperar a volta perdida que tinha para os líderes. Agora, sua desvantagem era de algo em torno de um minuto e meio. Seria a recuperação impossível? Não para Jim Clark.
A nove voltas do fim, Hill quebrou de repente, deixando a liderança para Brabham. Surtees vinha pouco atrás em segundo, enquanto Jim já aparecia em terceiro. Definitivamente, não havia nada que os dois da frente poderiam fazer para segurar o escocês. Em apenas duas voltas, Clark ultrapassou Surtees e Brabham. Estava de volta ao primeiro lugar, após uma exibição fantástica, e faltando apenas alguns poucos giros para o fim do Grande Prêmio. Nada poderia dar errado. Nada?"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlUPKDk_3KA9_28QQpcgF6Gr71Pl9R-xfn18Ter5zcgIJ1YiJboDnQVRZpbJ5x1vJagoBUAH-Dk8B9w2cu4F1NmGF-m3VY-5qDb6dtKg9bkCINYmyurBAvVvGlh0k3JqmfHUazqIuv09I/s400/Italia+67+2.jpg)
Mais tarde soube-se o porquê da falta de gasolina na última volta: "Após o furo (…) do escocês, Colin Chapman resolveu arriscar, colocando um mínimo de combustível no carro de Jim. Em sua brilhante recuperação, o escocês quase esvaziou o tanque. O sistema, então, falhou, deixando de puxar os últimos litros. Superado pelos dois líderes, Clark precisou se contentar com o terceiro lugar.
Dizem que essa foi uma das pouquíssimas vezes em que o escocês desentendeu com seu chefe. Afinal, depois de sua fenomenal actuação, nenhum outro resultado era merecido além da vitória. Infelizmente, por um desses caprichos do automobilismo, ela não veio."
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuo2zw4RS7bfS_gk10Igrq8NIQ4tWZcwkNJMJyUsw5wxwVuoiKUFHZfL38cbCkI72VqWSYiZ03sdOevgH4xGVymzhvuBBCPninA3Ihp0GAaj3yUCu-_NFtLJTbkFK47ce4S9hidK3_zxY/s400/blog+do+ico.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário