![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIpWuaXoPJXxnbbtF6UTw0pWyvDVt-fsG57wo4rwXGemAHx1cziZUNJ6jMIUCKp8VTC9hNqyUvczZz_BTe0MyMIuyphvLGM52oVvWCBB5HgcMlpBMHYso1_c9wIYC-mTfBA6fCsFty3ew/s400/Af.+Sul+75.bmp)
Mas vamos por partes: a temporada de 1975 tinha começado bem para a Brabham, com a vitória de José Carlos Pace no Brasil e as boas classificações de Carlos Reutmann na Argentina. Contudo, na partida da terceira prova do campeonato, no circuito sul-africano de Kyalami, havia mudanças a serem desenhadas no horizonte...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXw25QOloVWB2OGWzM_rGjWruyZC62_9Qqjxx8Wy_RfbbvOV-B2frh1dVI6XvKlRj0pT4MrXP59pou_wgEkN2jvF50fiCYaBl6TN2Upy6hOEtEcEZBIaiIawSFkwe8gM03zRSGii09vng/s400/Af.+Sul+75+3.bmp)
Contudo, o veterano inglês não foi o unico a escorregar por lá: Niki Lauda, Jody Scheckter e o britânico Tony Trimmer também sofreram despistes no mesmo local, e os pilotos decidiram tomar uma reacção enérgica, para que não se rodasse mais no circuito até que os rails danificados não fossem reparados. Os comissários fizeram as reparações, e a corrida foi por diante.
Na qualificação, os Brabham dominaram, com Pace a garantir pela primeira (e unica vez) na sua carreira a "pole-position". Era ainda a boa estrela do brasileiro, um mês depois da sua performance em Interlagos... na segunda fila, o Tyrrell e Jody Scheckter e o Ferrari de Niki Lauda ocupavam o terceiro e quarto lugares, enquanto que o francês Patrick Depailler e o americano Mario Andretti foram quinto e sexto da grelha, trespectivamente. Emerson Fittipaldi foi 11º na grelha, tendo logo atrás o inglês James Hunt, no seu Hesketh.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBpAIoIKx3FbuJ1TaipFGA30o4PwYoq9K95w4e-hYlUjgS6t166YjPrZxrvQsnncvtdgmkDsn-6GmGR_EAFy9zFU6Zm5cKaFfau85yWPfIHdPq6i_O7nLS_xszKn8bIBbin3BSHS-McBU/s400/Af.+Sul+75+2.bmp)
Depois de um pódio composto por Scheckter, Reutmann e Depailler, ficaram o Brabham de Pace, o Ferrari de Niki Lauda e o McLaren de Jochen Mass. Quase dois meses depois, a Formula 1 chegava à Europa para disputar o GP de Espanha, em Montjuich, e que acabou desta maneira...
2 comentários:
Muito legal relembrar a temporada de 1975. Foi um dos campeonatos mais equilibrados de sempre, com Ferrari, McLaren, Brabham, Tyrrell e até as caçulas March e Hesketh vencendo corridas. O Emerson Fittipaldi levou aquele título na inteligência...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Parabéns pelo blog, um dos melhores que já visitei e o melhor no que diz respeito a Fórmula 1. Nós aqui do Brasil agradecemos.
Abraços
Enviar um comentário