![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBzqLg9P9d2_pBKyWjJI3b-WaNO46kvujQyOEBUeLwu3QOiOjBdJO6xAVQ0TzAq-va29xHxuhhPVS4imqeFKa0xjIVtR4ttJT8hHIEdII3CQdxw4RAVFauARJQOYZ9Z9SK5ynMnnSa9aWC/s400/Porsche+956+83.jpg)
No inicio da década de 80, a FIA decide criar um novo grupo nos Sport-Prototipos, para o Mundial da categoria, o chamado Grupo C, onde os carros da categoria não podiam pesar menos de 800 quilos, e com motores de 3,2 ou 3,5 litros, turbo-comprimidos (semelhantes à Formula 1), e com uma capacidade de depósito que não podia exceder os 100 litros , o que implicava pelo menos cinco paragens numa corrida de 1000 quilómetros (o normal nas corridas de Endurance). A categoria deveria entrar em vigor na temporada de 1982.
A Porsche, que tinha na altura o modelo 935, decidiu no inicio de 1981 que era altura de desenvolver um carro com essas características, criando aquele que se chamou de modelo 956. O carro era feito num chassis de alumínio, e para este modelo em geral, a Porsche construiu uma caixa de velocidades de cinco marchas. O motor, de 2,65 Litros Flat-6, turbocomprimido, desenvolvia uma potência máxima inicial de 635 cavalos. Com a sua baixa carga aerodinânmica, era possivel o carro atingir, na mítica Recta de Mulsanne, velocidades próximas dos 400 km/hora!
O projecto começou a ser desenhado ainda em 1981, e o primeiro chassis ficou pronto para testes em Março de 1982, que foram efectuados pelo alemão Jurgen Barth, para que ficasse pronto a tempo de se estrear na segunda prova daquele campeonato, as 6 Horas de Silverstone.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrGTx2giCQzra71J3y7gowSXm-3ldB2kYUFjkwnNJWuQoOCTs3mp8k3GEll-p2V-63JJ-b8JGgH5QuMKHI7YqYep0xdRVWghhPz9KtpDrPtfj3ZB-Gm8Ule4uITxt9X79W-fPrOfA4P7ba/s400/Le+Mans+82.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaYmPMQl2D2129CQ9VW8A0r6gw-tqOaVOGX83BsYqPMNm48psv70JXnAY1XZfg4k7tHsW_eE_eQ_wvxd-bkYPAVtNy2n7aV7SH5_GGHsnn5d5j5WvRZp-BkwMprPq7HLPPxlt2mfI8_rlD/s400/Le+Mans+82+2.jpg)
Depois de Le Mans, Ickx e Bell ganharam mais três provas do Mundial (Spa-Francochamps, Brands Hatch e Fuji), vencendo o Mundial, com Jacky Ickx a ostentar o título de campeão. O sucesso do modelo fez com que a Porsche começasse a fornecer o modelo às equipas privadas, como a Joest Racing, a Kremer Racing, a Brun Motorsport, entre outros. no final de 1982, a revista inglesa Autosport elegeou-o como o "Carro do Ano" na categoria de competição automóvel.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimxOlPuw_7TMoIJRv7PerPATes9sagIEj5XKwYXHMeWsQ7epog1iOj4Mt-VnUs4VnvWdNS1mOROlOVqcexp2v0SAQ4Z2lQQ0svLJGOu7vt7ldi7ZVcDweNnSykJTlSG8QDrsVlTFGj25Rt/s400/1000+km+Silverstone+83.jpg)
Contudo a prova principal daquele ano no Mundial de Marcas, as 24 Horas de Le Mans, essa foi ganha pelo terceiro carro oficial, que era tripulado pelos americanos Al Holbert e Hurley Haywood, acompanhados pelo australinano Vern Schupmann. Nessa prova, nunca tinha sido vista tamanha superioridade de um carro, pois os 11 primeiros classificados eram todos Porsches, modelo 956.
Durante o ano, alguns modelos 956 serviram exclusivamente de ensaio para outras soluções. Um desses chassis, o 107, serviu de banco de ensaio para a Porsche poder desenvolver o seu motor Turbo, construido em conjunto com a TAG, de Mansour Ojjeh, para equipar os McLaren de Formula 1.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWgk1iu1OfVMxJ2lvsyHA55V4AzhcY1A0H-7GRbMfxe6zz4Q6D6iehfXsACeIbxYWt0v6A4PEAdgPHJ0_HEUX5y5x03I_U8-mHKGRVMk6cEocWe74M8oT4LtnGCnudiLfcPx-rgdUbv7vY/s400/Porsche+956+84.jpg)
Por esta altura, a Porsche já desenvolvia o sucessor do 956, o Porsche 962, que se esperava que fosse mais eficiente e melhor. A equipa oficial decidiu estrear esse modelo logo na primeira prova de 1985, os 1000 km de Mugello, que resultou na vitória de Jacky Ickx e Jochen Mass.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAtYawIdtyfWHUvUIM5dO0qYZh4t8jeYTCTSa4EavUPEoe9P48ptalVWfnbBN64zUTOunYJL-ixxF7sZvp8UgqQcYJO6FXUDjGdgK0VxbPEOr0e8GJg5Xc1vjDa8TRrbNauDUli689nB82/s400/1000+km+Spa+85.jpg)
Em 1986, todas as marcas já tinham substituido os 956 pelos 962, mas o modelo já tinha feito a sua parte na história, tornando- se num dos mais bem sucedidos chassis de sempre da história da marca.
Fontes:
1 comentário:
- Com certeza um dos Grandes modelos da porsche e da historia das corridas de longa duração.
Outro modelo vencedor é o Porsche 917.
Abraçoos
Enviar um comentário