![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixyqVJsijB8aeePADsnT_ihIbzo1g0XHDfeXz0D67LAkYyh8RBE6Wkm-LLDBa4nbZwZWngrB_qcBL9Guq6_MRX403ntUHJTROideRrU8ZmrdnfXi64isdsdBuHvDZHo9r1R6R9zU_cOYKe/s400/Estoril+88+2.bmp)
De resto, não havia grandes novidades no pelotão da Formula 1. Mas os treinos iriam revelar algumas coisas estranhas. A começar pela primeira fila da grelha de partida, onde Alain Prost consegue algo raro naquele ano: bater Ayrton Senna e fazer a “pole-position”. A segunda surpresa aconteceria na segunda fila da grelha, onde o March-Judd de Ivan Capelli, com motor aspirado, consegue o terceiro melhor tempo, à frente do Ferrari Turbo de Gerhard Berger. No quinto lugar ficara o segundo March, do brasileiro Maurício Gugelmin, tendo a seu lado o regressado Nigel Mansell, no Williams-Judd. Michele Alboreto era o sétimo, e Nelson Piquet o oitavo da grelha. A fechar o “top-ten”, estavam o Benetton-Ford de Alessandro Nannini e o Arrows-Megatron de Derek Warwick.
Entretanto, cinco pilotos iriam assistir o Grande Prémio da bancada: os Eurobrun-Judd de Óscar Larrauri e Stefano Modena, os Zakspeed de Piercarlo Ghinzani e Bernd Schneider, e o Tyrrell-Judd de Julian Bailey.
No dia da corrida, tudo estava pronto para o início do Grande Premio, mas momentos antes da partida, o italiano Andrea de Cesaris, no seu Rial, agita os braços, e a partida é abortada. Após alguns minutos, nova volta de aquecimento é feita, e quando os carros partem de novo, Senna leva a melhor sobre Prost. Mas mais atrás, era a confusão: Warwick ficava parado na grelha, e causou um acidente em cadeia, onde colocou de fora o Rial de De Cesaris, o Minardi do espanhol Luís Perez-Sala e o Lotus de Satoru Nakajima.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjk60x7gNANTDCq6XYhKJDm0phJuEvJ7LEFoTURSBIMuZfFOpTLSIC73xYsmwq2wV9CzBKqzQ5Gg4knP6ZN29kdT-k6Vj_mqsLxtZOgqE2LxdKcCVyXJ5UDRzXIlYIdQwFCPrweW9ofPb6d/s400/Estoril+88+4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtk8wg4Um4m-OgCBVQzgzJG1wHVCWlcAyo6L0yKvKbSHzMJnWXJ58Nd101rCx7Rr2b7peQY4TIa9CqaI-yRHQs6N_qTwooCa9une_utTGRAWV55ACwOcYpN_7HXt-ryAByAEnMqKFi8IjX/s400/Estoril+88.bmp)
Nas voltas seguintes, Senna continuaria a sofrer com o carro, e com o assédio, agora, do Ferrari de Gerhard Berger. Algumas voltas depois, Senna é ultrapassado por Berger, e este parte em perseguição de Capelli. Mas no início da volta 36, o extintor do Ferrari dispara acidentalmente, e o austríaco sofre um despiste, à entrada da Curva 3. Capelli está cada vez mais à vontade no segundo lugar, pois Senna, que agora tinha voltado à terceira posição, estava a ser assediado pelo Williams-Judd de Nigel Mansell, que tentava aproximar-se dele nas curvas, pois a potência do motor Honda fazia distanciar-se do inglês nas rectas.
Quando os carros preparavam-se para iniciar a volta 56, na zona da Parabólica, dão de caras com o Tyrrell de Jonathan Palmer. Mansell atrapalha-se e bate nos rils de protecção no início da recta da meta, enquanto que Palmer arrasta-se até à box. Senna nada sofreu, mas continuava a lutar contra os problemas que tinha no seu carro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNQypVbg6NgcRrTV0jfBi1DB0UZIALcRnpx56aHHxYqwEGcYAdbVv6S5Fzav8X6WEon_ZILqktklEN1W8WsfkivDRYY6Leyt0NBJdJnnzZjwNTH8ZZtQi0NBpKg9ee2QQpnorZwEEGsRYM/s400/Estoril+88+4.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhn83t5pW4PJHT8Tav7JcxZTtDydEKqgG2VsGVVrynEKN7V8yFEHfHGKi9iZELYha7vEkOiwj8ZchLvDYfAkxvpe03KmpxVUHZTOxHEMNUbpH3Ucrtrt_h9duEWLGuy_qMo-uhtMddi_m_u/s400/Estoril+88.jpg)
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1988_Portuguese_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr465.html
1 comentário:
m hubiera gustado ver en estoril la f1 pero ya no es posible a ver si pronto portugal tiene un gran premio
Enviar um comentário