![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgy4sUXOiN_URD8Jrw8Au1vuqqUYzFgCg4g3iQf4wqP4DUiH1RH2Dv0vFCStto7dF5FPH7SjwVnCAeGYxjlZnpCIQgqCiBNLVakacVbXNPVLQxz_rCN6IYNHcdtSG3T5cfTAX7jEVun2Ixz/s400/Su%C3%A9cia+74.jpg)
Nascido a 30 de Setembro de 1946 em Dorfen, na Baviera, sul da Alemanha, começou a sua carreira no final dos anos 60, em rampas, a bordo de um Alfa Romeo Giulia. Isso deu-lhe uma oportunidade para participar em campeonatos de Turismo no inicio dos anos 70, a bordo de um Ford Capri do Grupo 5, ao mesmo tempo que corria na Formula 2. Em 1972, torna-se campeão europeu de Turismos, a bordo de um Capri RS 2600, onde entre outros feitos, vence as 24 Horas de Spa-Francochamps, em conjunto com o seu compatriota Hans-Joachim Stuck.
Em 1973, participa mais activamente na Formula 2, onde chega ao fim como vice-campeão, perdendo o título para o francês Jean-Pierre Jarier. Por esta altura, para além da Formula 2 e dos Turismos, consegue alugar um Surtees TS14A para correr no GP de Inglaterra, onde a sua participação termina… no final da primeira volta, pois foi um dos 11 pilotos que se envolveram na monumental carambola provocada pelo McLaren de Jody Scheckter. Corre mais duas provas, em Nurburgring e em Watkins Glen, onde não consegue mais do que um sétimo lugar na prova alemã.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgO_lDSPTewrZsa5dD_3YmFG59kXUhUjX3QU5BUCFuHxIJfHB8N8y9x0Fpp59eM_RtKET3Pj-tiHHjngW2uf0howqfbepqMAOCPuh9xaIMoErC42zZBoFUWXUUFRnvImRGe8YQlR7XYT4w_/s400/Mass+74.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvQ9pGUxlodVkRLOzbbg6lP1yVYjJN1Olw4Orn5EIZzmDinCa0p27aeK379lin0ulqAL0OKvC2WeIc0B0i9uz506owzagniCVD_v5eY6YlP1nXp4DP54pB7-7Qs-IJ_V1IZPDg9iWELOv9/s400/Alemanha+75+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiIh3HXtemGHGWjObTV00t78zD-eXzWDqo8wt0R6EYcSwHSCGvNcG-1dkB5_mJxwhcxb9TANQIXyfwLBc5b72A7lC0AGgO0e6AXOTkkxM0SljC7rohXBU2INTvh7HhYh2ZqGuB1cYW1ACQ/s400/Monaco+77+3.bmp)
Ao mesmo tempo que corria a sua carreira na Formula 1, aconteciam as suas participações em corridas de Endurance e nos Sport-Protótipos, com bons resultados a bordo de máquinas como o Alfa Romeo da Willi Kahusen Team, vencendo a ronda de Enna-Pergusa do campeonato do Mundo de 1975, com o italiano Arturo Merzário a seu lado. Em 1976, ao lado de Jacky Ickx, venceu três provas (Mugello, Vallelunga e Dijon) e deu à Porsche o Mundial de Construtores. E em 1977, de novo com Jacky Ickx, conquistou de novo o Mundial de Marcas, vencendo mais quatro provas: Mugello, Silverstone, Brands Hatch e Watkins Glen.
Em 1978, aceita o desafio da ATS, uma equipa totalmente alemã, liderada por Gunther Schmidt, um homem de negócios que fez fortuna a construir jantes para pneus. Nesse ano, Schmidt contratou Robin Herd para desenhar o chassis D1, e Mass correu ao lado de Jean-Pierre Jarier. Mas a temporada foi conturbada, com oito (!) pilotos a correrem nos dois chassis da marca. Para piorar as coisas, Mass sofreu um acidente em testes realizados em Brands Hatch, após o GP da Holanda, onde partiu uma perna. Ficou de fora para o resto da temporada, sem pontuar.
No ano seguinte, foi para a Arrows, ficando ao lado de Riccardo Patrese, e o apoio da cerveja alemã Warsteiner. A equipa estreou nesse ano o Arrows A2, um chassis onde levou o conceito de efeito-solo… um pouco longe demais. Nessa temporada, somente conseguiu três pontos e o 18º lugar final. Em 1980, agora com um mais convencional Arrows A3, Mass consegue melhores posições, nomeadamente, um quarto lugar no GP do Mónaco. É ainda segundo classificado no controverso GP de Espanha de 1980, que é boicotado pelas equipas FISA, e não reconhecido pela entidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7-a9d18-I33zxctSCFdkdBFGXlVFo3tbkJTRcFC6s_GgImA6Aqc29meanhujf_cVI__hIMoPXIUZMVwUu3LtGEC-ztW7QkeKSYOQuZpiqOxWeg5-nElzEhRIuDKsZuUSl9Yc-3PYaXNpS/s400/Austria+80.jpg)
Em 1981, fica sem lugar na Formula 1, e vira-se mais para os Sport-Protótipos, de novo a bordo de um Porsche 936, onde participou nas 24 Horas de Le Mans, acabando na 12ª posição. Em 1982, é convidado pela March para regressar à Formula 1 e correr na sua equipa, ao lado do brasileiro Raul Boesel. Tinham o patrocínio da Rothmans, mas não iam a lado nenhum, pois o chassis era fraco, e os motores Ford Cosworth eram de versão-cliente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglDTtx_SoCP_vGVVaGffeJXSvWtHZL1OEFPNPNOU4gEqlo4HmHrmaBbCLi3A8Xf_OMWX7SofzQK_tGMrodTHUl16vmPSJnkr37X1dNSXnFPWDL1Q4OSOivNlrgyU8U3Uh43KVGXGypWOdH/s400/Belgica+82.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg974eITEMbdJ9KydDqeWEZYros2qCR9da7JX_Omp_uZ878h6lYNBLebszYyrg1hu2lMXUlaW2nhv_RhaAuhw3nqSExhzZ8upVzSVvUA9d_QG2X56yZwF1_57QdkHPz6bfl3yyZ1-_j7IuV/s400/Inglaterra+82+2.jpg)
A sua carreira na Formula 1: 114 Grandes Prémios, em nove temporadas (1973-80, 1982), uma vitória, oito pódios, duas voltas mais rápidas, 71 pontos.
Depois da sua passagem pela Formula 1, continua a sua carreira no Mundial de Sport-Protótipos, primeiro pela Rothmans Porsche, ao lado de Jacky Ickx, vencendo em Nurburgring e Spa-Francochamps, em 1983, em Silverstone e Mosport em 1984, e em Mugello, Silverstone e Shah Alam, na Malásia, em 1985.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhugD3DFChn6BtaYczOrH072ebmhl5GtV7tr_Ld3jzuxyl6hRkBVhEqsHvTbUFkrfNGisHzKl4vnzp5PAqpoyNZnG3jxLw8wKyfKhFMbAwPBjbVbPK6iKKyW7BnuBvpqMC66KIyeGKtWCDC/s400/Le+Mans+89.jpg)
Continuou a correr pela Mercedes em 1990, correndo ao lado de duas promessas do automobilismo alemão: o austríaco Karl Wendlinger (que correu na Sauber quando este se aventurou na Formula 1) e o seu compatriota… Michael Schumacher. Mass ganhou em Spa-Francochamps (com Wendlinger) e no México (com Schumacher), e falhou o título por um ponto e meio. No final de 1991, a Sauber retirou-se da competição, para se concentrar no projecto da Formula 1, e Mass decidiu que também era altura de pendurar o capacete. Depois de comentar as corridas de Formula 1 durante quatro anos (1994-98) pela TV alemã RTL, Mass trabalha agora na Mercedes-Benz, representando-a em eventos históricos, como as Mille Miglia.
Fontes:
http://de.wikipedia.org/wiki/Jochen_Mass
http://www.grandprix.com/gpe/drv-masjoc.html
2 comentários:
Belíssima história....
Speeder... passa lá no blog e vê se vc consegue adivinhar os pilotos do desafio
Abração
vaya coches aquellos de esa epoca eran muy pesados y corrian mucho y tenian neumaticos slicks y pronto estaran en la f1
Enviar um comentário