![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7HYL_FKUnoPWpbs47e1mhLSI40rKluVq19DeJHzjGc6r3-mZQCY3dSzMwZmEl0GBBz5yCSJWHm-Bo4FqRq5O_VQjS_iIiIqz-nNjOfYcsBSdlQu1UBN-r0erlT58UIiBxHE66pc2Lc2Zj/s400/Hakkinen+3.jpg)
Mika Pauli Hakkinen nasceu a 28 de Setembro de 1968 no subúrbio de Vantäa, arredores de Helsínquia. O seu pai Harri era taxista, e a sua mãe Anna era secretária. Um dia, quando tinha cinco anos, os seus pais levaram-no a pista de karting, onde a experiência… correu mal. Bateu num poste, e os pais não mais o levaram a correr. Mas o miúdo Mika insistiu tanto que Harri comprou-lhe um kart, que tinha pertencido em tempos a Henri Toivonen.
Até 1986, Hakkinen tinha ganho quatro campeonatos finlandeses de karting. Foi aí que chamou a atenção de Keke Rosberg, que decidiu apoiá-lo no seu passo seguinte: a sua carreira nos monolugares. De 1986 a 1988, correu na Formula Ford, onde foi campeão escandinavo por três vezes, e depois passou para a Formula Opel Lotus Euroseries, onde se tornou campeão europeu em 1988. No ano seguinte, vai para a Formula 3 britânica, onde depois de um ano de aprendizagem, disputa o título de 1990 com outro compatriota seu, Mika Salo. No final, Hakkinen foi o vencedor.
No final desse ano, vai disputar o GP de Macau da categoria, uma das mais importantes do mundo, que juntava vários pilotos dos campeonatos existentes um pouco por todo o mundo. Um deles vinha da Alemanha, e já corria na Júnior Team da Mercedes, nos Sport-Protótipos. Chamava-se Michael Schumacher. O primeiro duelo da carreira entre eles durou todas as duas mangas da corrida macaense, e na penúltima volta da segunda manga, com Schumacher a liderar, Hakkinen tenta ultrapassá-lo, mas calcula mal a saída e bate no muro. Schumacher ganha, mesmo sem a asa traseira, mas o campeonato que tinha feito antes teria a sua recompensa: em 1991 iria para a Formula 1!
Até 1986, Hakkinen tinha ganho quatro campeonatos finlandeses de karting. Foi aí que chamou a atenção de Keke Rosberg, que decidiu apoiá-lo no seu passo seguinte: a sua carreira nos monolugares. De 1986 a 1988, correu na Formula Ford, onde foi campeão escandinavo por três vezes, e depois passou para a Formula Opel Lotus Euroseries, onde se tornou campeão europeu em 1988. No ano seguinte, vai para a Formula 3 britânica, onde depois de um ano de aprendizagem, disputa o título de 1990 com outro compatriota seu, Mika Salo. No final, Hakkinen foi o vencedor.
No final desse ano, vai disputar o GP de Macau da categoria, uma das mais importantes do mundo, que juntava vários pilotos dos campeonatos existentes um pouco por todo o mundo. Um deles vinha da Alemanha, e já corria na Júnior Team da Mercedes, nos Sport-Protótipos. Chamava-se Michael Schumacher. O primeiro duelo da carreira entre eles durou todas as duas mangas da corrida macaense, e na penúltima volta da segunda manga, com Schumacher a liderar, Hakkinen tenta ultrapassá-lo, mas calcula mal a saída e bate no muro. Schumacher ganha, mesmo sem a asa traseira, mas o campeonato que tinha feito antes teria a sua recompensa: em 1991 iria para a Formula 1!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglaF2v8yRlimjDLHkx_2b0unvtGhTLs2pNFWirqJ5XKaUj-gREF6I7_BQFtzIgLDzTtBSirNNmziO0FYtDjNLKvzcyNQigpAxCaww4SvJZJGnKzrs8vbAhoQjB3EVn7mvGGuJNmvpuPYfP/s400/Hungria+91.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCA9K_rfx7tedMSDc-w6HBCp0KF0wsAVXC6GMdRv3qL5bYQJd-01sYNQIQpwXfcuygWBnIqwpID9seGLIN86C2KV8wsjP9T96gREg1ThDdBgnG5EG0fEHjhWrCMewGO_Dgcx803f9-q15M/s400/Estoril+93+4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj884JAG265xE35LFRDzrDmuoePNeEOOZ3FyKhbiDc7pArscqBhdpQ9bliOZxuaq2-_JCc3CUVdc6QC_mDUEIZvgwVyfpt87IZrDBBeCiCKqh1_5YEdfCL58FrBdCreCQMBx-xb3IolZ22H/s400/It%C3%A1lia+94.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSLtYiONVcOZbxAQBKToksl_KHWUbfbEDHWmnGNkCAz2IoqBkgFRf_zz_aT2XWOq_K4eBVRg0LRB7o-KLsCAV-slnRT2JaPc-1cyRbJQ52qRQBu9aSWwaJLFMeTgTHTQFlJrPqg6yHAni5/s400/Hakkinen+95.jpg)
Na qualificação da última prova, na Austrália, o finlandês apanha o susto da sua vida: enquanto tentava marcar uma volta rápida, sofre um furo lento e perde o controlo do carro, batendo nos pneus que servem de protecção ao muro. Os médicos descobriram que ele não conseguia respirar, e foi feita uma traqueotomia de emergência, que o salvou. Foi induzido em coma, e começou a fazer uma longa recuperação durante o defeso, que o colocou em forma para a temporada seguinte.
(continua amanhã)
2 comentários:
no gp de macaul schumacher realizou um break test no meio da reta, o q ocasionou a colisão. é só pesquizar sobre o assunto.
Pra variar, uma aula de F-1 em detalhes.
Ansioso pela segunda parte, os grandes duelos com Schumacher!
*Anda me devendo uma visita, hein!
Abraços tupiniquins!
Enviar um comentário