![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9fcIiDOMv1L3TsIQP1VUiGqZZ4pvirwbK2Jx57hwH2gFT4MfHCpJlPOmGxpLvgfnuF2Frj9TwnfeCiUgcE9Vltoi8gakGH-wuEbTjfTk4SnnHJCKs1IMPPN_vancpnmu_DMCofsmA4RQ/s400/helmetSpeeder76+2.gif)
No passado mês de Fevereiro, quando comemorava o primeiro aniversário deste blogue, numa mensagem de parabéns, explicava um pouco acerca da maneira como surgiu esta sua paixão:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRt7iBM7StcRlTZLswglk1O4dRR39YzAWsKyiefcu766JwhKi9E-1zy36fWNMVmvNktRDSEtDqlwc9HSClCnzvRsgvh8lj8gaHIKbZBU-b49cbV00vqTwrWMcz_M5G80G4YQOpC4COIDg/s400/autodromo+024.jpg)
O tempo passou, outra paixão da minha vida falou mais alto (a arte), e lá fui seguir minha vida e desistir do sonho de algum modo fazer parte da Fórmula 1. Eis que, há uns anos atrás, coloquei um computador em casa e descobri que poderia fazer parte do " mundo fórmula " de maneira mais imediata, afinal, eu que vivi sempre sozinho na minha paixão ganhei com um clik mais de 300 amigos e irmãos da mesma paixão."
Com o tempo, o blog cresceu e desenvolveu-se, cirou um videocast que lhe deu fama (e agora um prémio), desenvolveu as suas actividades no meio, mas nunca deixou a sua paixão de criança, o automobilismo. Agora é o meu entrevistado. Convosco, Jorge Pezzolo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWX4tE8E2gUypurfV03yelWy-c6EW5OmhMx0lcMkbJlVA9tM2Tao5S6WRfScI09Xj7lLPb5cvgwiXsndcHO4IKw53QiyvSnhyjsf_j7zOmu22Ub3aqCMjqEzdIOrQP55FrcBZxXMc9qOw/s400/a+hora+da+estrela+026.jpg)
Speeder, o jpezzolo.com começou em 2007, mais precisamente antes da prova de Indianápolis da Fórmula 1, que sempre foi uma das minhas favoritas. Comecei a escrever porque vi que faltava na internet um blog que tratasse a Fórmula 1 com bom humor, que misturasse tecnica com entretenimento, que mostrasse que antes de qualquer Big Brother, o verdadeiro reality show era a Fórmula 1, que no seu final tem 1 vencedor e 19 perdedores.
2 – O nome que ele tem, foi planeado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
O nome original era Plog do Pezzolo, uma brincadeira com meu sobrenome ‘ Pezzolo”. Porém uma vez trombei com um piloto, que não vou dizer o nome porque não teve culpa de nada, falei do site e combinei uma entrevista, que na hora ele topou. Mandei as perguntas, falei com ele por telefone, mas depois um acessor barrou porque ele não dava entrevista pra “ blog”. Daí mudei o nome.
3 – Antes de começares o teu, tinhas participado em algum blogue ou site?
De Fórmula 1, não. Como alguns sabem, sou formado em artes cênicas e a Internet já era meio de divulgação dos meus trabalhos.
4 – Quando é que começou, e quantas visitas é que já teve até agora?
Nossa, sou péssimo pra números, mas a audiência me impressiona a cada vez, este ano tivemos dois picos, que foi o GP da Bélgica e o GP do Brasil, que me surpreenderam com o potencial que a Internet e a Fórmula 1 tem de crescimento para 2009.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Acho que minha viagem pra Finlândia, um blog independente fazer uma matéria na vila do Kimi Raikkonen foi uma oportunidade única! E o Pod do Pezzolo, que dá muito trabalho pra fazer, mas a reconpensa com o pessoal assistindo... é imensa!
6 – O defeso é, por norma, um período muito escasso em termos de notícias. Como pensas manter os teus leitores fiéis?
O que é defeso, cruzes? Férias? Bem lá no jpezzolo.com estamos com a corda total preparando nossa premiação para 2008, será algo muito, muito grande, que envolvera blogs, comunidades do orkut, Facebook, sites... só de pensar o trabalho, já esqueço as férias!
7 – Dos blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita todos os dias?
Bem, além dos meus amigos de Troféu Blogueiros, que são: Café com F1, Velocidade, Continental Circus, Blog Guard Rail e Blog F1 Grand Prix, acho o Dentro e Fora das Pistas um blog sensacional.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6QGk60g_cL4bX9kwFuKk2gm91sCFtG21ey1J3EUekJbnfkZcmfhbyjKLzLj2feCYLR4KRqr_E3Eomgo_dXlHjI0fd3bXkz_KVUBQltrWlDFsF_QhFTd1gW_opgFGMzhm7x-GMtBWBfts/s400/Estoril+89.jpg)
Que eu vi na TV, lembro vagamente do primeiro título do Senna, e claramente do Mansell batendo no Senna em Portugal, 1989. Mas daí passei a alugar todos os vídeos das corridas do Piquet, algumas do Emerson. Sou do tempo que trocavamos VHS de Formula 1 pelo correio...
9 – E qual foi aquela que mais te marcou?
Algumas que vi ao vivo: Brasil 1991, 1993 (inclusive eu estava na invasão de pista e estou prometendo contar isso lá no site!), 2006, aquele show de Schumacher, 1995 na Argentina naquele lamaçal que chamavam de Autódromo. Vamos incluir aí Jerez 1997 e Brasil 2008, dois dias que fiquei sem voz de tanto gritar!
10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais te agrada, e porquê?
Emerson, por ser o pioneiro, por ter feito uma equipe Brasileira, por ter sido um sonhador, por até hoje carregar o Brasil nas veias.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjj5cUx3n9VBGSWxdnvgZjOIxGWlEbegrIQEn4HPQQb630K3pmyb_h-gXjSm_XUYOh3tqBUmy2jiNnXtXi-6fgpNDmMZRRgYgh8E_aR7x0-B6KOJ7P9sHaEaxuyKDzd1ZfktMo5UhP-Gas/s400/Bahrein+08+7.jpg)
Espero, ele merece! Felipe, como já falei lá no site, é um exemplo para todos os brasileiros. Um excelente ídolo para o país, cansado de “ estrelas” com conteúdo zero.
12 – Compara-o aos três pilotos acima referidos. Filipe Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Difícil hem. Talvez o Senna no início de carreira.
13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Ia ser bacana ver o Massa campeão, mas o Hamilton vinha merecendo desde 2007. Agora é a vez do Massa ser o primeiro da fila.
14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?
Acho que o Jacques Villeneuve com suas maluquices segurou um longo tempo em que a Fórmula 1 estava chatíssima por que todo ano tinha um carro muito melhor que o resto. Depois foi o Montoya que fez este papel.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjC0X10FmCZ7tYQ0VL2NMjzd73fOhoMqba51yH0vKaIDdcm1frHPjW7sBJ7PtBFMoX-Phs7rN_Baw8_AVfGia9N5ec8DmgoiVZ88sBNhj6OIFDDsrbn5l5-3b0HWqcJNbGrDXH6SKPAWlA/s400/automovel+017.jpg)
Com muita tristeza. Quando a Honda comprou a BAR e anunciou Barrichello, achei que seria uma grande equipa. Em 2006 torci muito para eles, mas aí começou a história de carro ecológico e ficaram estudando tartarugas, bicho preguiça... deu no que deu.
16 - Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem rapidamente um comprador, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
Button acho que sim, ele é uma das estrelas da F1, embora não faça muita coisa, mas é um piloto muito famoso na Inglaterra. Rubens, por mais que gosto dele, acho que já fez o que tinha que fazer na F1. Mas vamos ver... Mansell não foi campeão com 39 anos?
17 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?
Sim. O importante é as corridas terem disputa, emoção. A grande maioria não liga se o carro faz 300 ou 280 Km por hora na recta.
18 – Para além de Formula 1, que outras modalidades tu mais gostas de ver?
Indycar e A1GP. Algumas corridas da Stock também são bacanas. O GP2 é meio obrigatório, por estar muito ligada a Fórmula 1.
19 – E falas sobre elas no teu blogue?
Sim, embora a “audiência” não aprove. Pelo que sei dos meus leitores, eles só se interessam pela Fórmula 1.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiBv0Lyj3cJTq-i9GqZg3uNlqRIPSVY1HmC0MpWk2z8gHJnxGti5oZzz2rxhpvmBiKH2A4MwzkYxHu9OlKfGWTlPGNDy7XLfqTOz6HCagqU9sa79aDRiA67FO1LmTgyd4WgMPf1CzOjoc/s400/logotipo.png)
(Gargalhada) Ainda estou no aguardo de convites, de preferência de patrocínio para que a gente possa continuar com o trabalho, crescer para o ano que vem! O Pod do Pezzolo ganhou esta semana mesmo o Prémio Podcast 2008, na sua categoria, que é Videocast, o que me deixou feliz e surpreso, como uma coisa que começou como uma brincadeira rendeu tantos frutos! Quando criei o quadro, foi pela vontade que tinha de ver alguém comentando a Fórmula 1 de modo informal, sem necessidade de se passar por uma enciclopédia de automobilismo. Pelos vistos deu certo!
21 - "Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma espera." Esta frase é dita pelo Steve McQueen, no filme "Le Mans". Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida?
Em termos. A corrida é importante, mas tanto na Fórmula 1 como nas nossas vidas o esperar, o pré - GP, é muito importante.
22 - Tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Sim, adoro correr de Kart, adoraria ser piloto, pena que o dinheiro não é suficiente. Acho que racionalizar corridas é, de certa forma, encontrar uma certa estupidez em tudo isso. Vamos ficar com a adrenalina, com a emoção, que já é bom (e fundamental) para todos nós.
23 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
A época de ouro do Emerson, todo aquele Brasil dos anos 70 iludido com a promessa do "50 anos em 5". Mas a parte seguinte de tudo aquilo não.
24 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o "Gran Turismo", o "Formula 1", ou jogos "online", como o BATRacer ou o "Grand Prix Legends"?
Jogo o clássico GP4, de preferência com 50 % de prova na chuva. Sou um estrategista como Emerson e Prost... vou lá em 5º e 6º e quando começa a chover fico na pista de slicks tentando segurar todo mundo. Por vezes dá certo, mas normalmente dou uma de "Timo Glock" (risos)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvQLeYOrzRTeEjawBrqqNxi9lCrjzZpdTdnqpghFA9qcHfGlzQ-TifNljnsH51h_CemtsmDC4a6tgz8wCACM46kdi-jZilmg1Qb1pCA9c7-XU9VJiJC64CdxLfA7t0Yjlk-Nghmrx8OWE/s400/Fran%C3%A7a+79+3.jpg)
Acho um belo momento da Fórmula 1, mas como não sou saudosista, acho que tem outros equivalentes na emoção. Como a última volta do GP Brasil 2008.
26 - Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico "Top Gear", disse que Gilles Villeneuve foi "o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1". Concordas ou nem por isso?
Não. Gilles é um mito, como Senna, difícil discutir o que mais haveria em suas carreiras depois de falecerem. O único fato da F1 é Schumacher, e, no passado, Fangio. O resto é opinião. Vi Senna e Schumacher correr ao vivo então particularmente acho que são melhores que Gilles.
27 –E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de "garagistas"?
Acho que meio a meio seria ideal. Montadoras enlouquecidas por rivalidades históricas, como Mercedes e BMW, e apaixonados como Aguri Suzuki, Eddie Jordan. O grid tem que voltar a ter 26 carros, mesmo que os 4 últimos sejam bem mais lentos!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxuMb0WLxH9LhgZ5evx-4JN1Ay-r4plMbGCBdeDpuQo3JMUpm3K5XWy1t6HGGTRU34lLEZAeCCHwtrMwsEV9XcbktiRZMawxiPi9TP_i83oQP84AdBjKc8H9CXIcuLk_f8Zxwz8vlW4Ds/s400/Teste+Barcelona+08+5.jpg)
Difícil dizer. Depende de tantos fatores. Acho que Di Grassi e Piquet já se mostraram no nível de outros pilotos, como Glock, Rosberg... depende como será a carreira deles. O Bruno é um mistério.
29 – Tens alguns planos para o blogue, no futuro, do género, novas secções?
Tenho. Mas não vou contar. Tem que acessar todo dia pra saber!
Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:
19 de Novembro - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro - Hugo Becker (Motor Home)
3 de Dezembro - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)
22 de Novembro - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro - Hugo Becker (Motor Home)
3 de Dezembro - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)
6 de Dezembro - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
3 comentários:
excelente! adorei ele, que não conhecia!
Pô, comparar as 3 últimas antológicas voltas de Villeneuve e Arnoux com a última volta de Interlagos é como comparar uma geladeira com um Freezer, não tem nada a ver. As primeiras foram um marco que ficou prá sempre nos anais da competição e o segundo foi mas uma marcante final de temporada, qual seja, cada qual com a sua importância. Já adentrei muito no blog do Pezzolo (e já postei, inclusive) mas essa foi imperdoável, um abraço a ^vocês e até mais.
ótima entrevista!
Enviar um comentário