![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRRdRszwmUeEpUZ3PKcNp5eiQF8syKrvRvraNVXVAL5GJ6Dyso31kZ-_Ah4EWsRdef8-Wb9wvW0eqnJDtbI1hMLZV486h1T6DG33LoIN22LodpgMXaeUcvJQunOEOezS-IZfKe4v3X2PHo/s400/Espanha+09+14.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVijMAVttdJMop-yFy43UGlwD92mFrzm04LIy8ljAe-t_sODUMlcJzehdQhNxLMD97XGMjvnDpGeFeZsOo8klyVqwbvoWSUQ_Calwqxb19xEiBdbk-q2zkEopGk6GHuzq0KDyNa31R7TuS/s400/Espanha+09+10.jpg)
O Grande Prémio de Espanha era a primeira prova europeia, e de uma certa forma, havia muitas expectativas no ar, pois era a primeira chance para as equipas que estavam na mó de coma para aguentar o impacto daquelas que queriam recuperar do seu mau começo. Umas tais… McLaren, Ferrari, Renault e BMW Sauber. Outra coisa que eu próprio queria saber era se com as novas regras, o circuito catalão, que tem fama se ser chato e hierarquizante, fosse diferente com as novas regras.
O resultado? Mais ou menos. É certo que houve mais ultrapassagens do que em 2008, mas nesse ano, não tivemos uma carambola na primeira volta, nem um piloto a ter de ceder voluntariamente algumas posições para ver se chegava ao fim.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitPskw3Zht0rVeXQNPCui9oo_05mvaTq5GycUjRNZbPkDGoo3847KgsTFvewwTdmkx14QiOE4hyphenhyphen-jrmX9nRfesuLWkk9yNdJqVhGTwey2IwXc10P9vzfL1rhPgF6VS3xmnoR1eJeEIRKSk/s400/Espanha+09+12.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmgNS2VNih8N-hULy2M4n1pZ3IuklMEHk7yI83l8vRCfamUDZW_w6H-LDghOQNPJj8-eq6k3juHjWLdFl7o4rDS6wTZxkskAqAMRf_Fo2ti4Lw-UNJERKwj8gGmWUZyiMbalIalpz2xaGu/s400/Espanha+09+16.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPoJ_AC_QJkcLSbU0Q0raZu1wKZVg9k9qoZaZQ2SczuBZYlgIx7samrrMprjWrVVjcxwVccdFsNggqo00AxPrNDwGMQOUl1mvZQNi07kRhaEXNOsRR11gSRzEHw89enFvfFJULEsL4XB5v/s400/Espanha+09+11.jpg)
Podia também falar da McLaren, que teve um péssimo fim-de-semana, com Lewis Hamilton a ficar à porta dos pontos, no nono posto, e Heiki Kovalainen que não chegou ao fim, mas o fim-de-semana ferrarista é ainda mais lamentável do que a da McLaren, porque os erros foram causados por eles próprios. Os treinos de Sábado demonstraram duas Ferraris: com Felipe Massa a fazer a melhor qualificação do ano, partindo da quarta posição, e Kimi Raikonnen a falhar a passagem á Q2, e até a discutir, num dos treinos, em directo na TV, com o engenheiro de pista, acerca da melhor maneira para curvar e acelerar, só demonstra o ponto ao qual chegou esta Ferrari, com estas desautorizações em directo.
Na partida, Massa subiu para terceiro e ficou atrás dos dois Brawn GP, e à frente dos Red Bull, e a táctica nas boxes demonstrou que a Scuderia estaria a caminho de um bom resultado, mas não de um pódio, aguentando Sebastien Vettel a dez voltas do fim. Tudo encaminhava para um final mais feliz do que nas corridas anteriores, quando… a boxe da Ferrari lhe informa que não tem gasolina suficiente para chegar ao fim, devido a um erro de cálculo por parte dos mecânicos no seu último reabastecimento. Ouviu-se em directo, para todo o mundo, o lamento do piloto: "Mas o que posso fazer?". Aguentar e rezar para que acabasse a gasolina depois da bandeira de xadrez. Aguentou, mas teve de abdicar duas posições para Vettel e Fernando Alonso, acabando com três pontos, os seus primeiros do ano.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgd0fURpw3O5BBl8YKr9d1fSR6Y9Xv7O1mPm4vjJ4mmWd1Qjotd4F2THPSuq21taoGl9knsaLHfZTggJDwpAf1nqxGc2EVRjm7MzXRlwYDC3GFYSBr2lQIlS98W6qvdrm73tol9Y_-Td9vj/s400/Espanha+09.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipBLmqAf9qRUR9d9SA8EFtyneOvC8mxMttOxtJ4ohb3KkVSPQqzClWKAnMRtbg9OWAtaf5_LWwGWsxVmVLXkEtvO_UKKWl6Dt1avN09vflUhEItgEy0pSttr4pOxbqzzm44-LlvCqxVgFk/s400/Espanha+09+8.jpg)
Não quis deixar de fechar o assunto do fim-de-semana competitivo em Barcelona sem referir a GP2, cuja temporada da Main Séries começou nesse mesmo fim-de-semana. Este ano, os nossos olhos vão estar mais focados nessa categoria devido à Ocean Racing Technology, do Tiago Monteiro, e no seu piloto principal, Álvaro Parente. Depois de uma má sessão de treinos, onde Parente largou da 14ª posição, o piloto do Porto fez uma excelente recuperação até ao sétimo posto, o que daria legitimas esperanças de um bom resultado na corrida seguinte, pois nesta categoria, a grelha inverte-se para os oito primeiros.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitLxn6bpUqKBC7nlmDaDGYPClQtCxBgDRdBqx8T4mVGvEI8AkdGLbNqL4A7fVw0yVmGI5onj23jnFiIomIL1aE27IidCMpIVLGVwoxw2nqtYJMEbpte7hXILb6AORQBtwCaSIvGoXS-bAD/s400/Barcelona+09+8.jpg)
E na pista catalã, o grande vencedor foi Romain Grosjean, que venceu a primeira corrida e foi segundo no dia seguinte. Isso significa que o piloto francês, que também faz parte dos quadros da Renault F1 Team, mostrou a sua candidatura ao título, e quem sabe, a ficar com o lugar de Nelson Piquet Jr… Quanto a Álvaro Parente, tem potencial e carro para vencer. Mas só poderá pensar seriamente nisso quando tiver mais sorte e mais cabeça nas qualificações, e chegar ao fim nas corridas, para que esse potencial seja realidade. Espero que as ruas do Mónaco sejam a alavanca que precisam.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLusMf1haXBsu9aXP9oz0ydwHz4mZlsyBkY1XKB_tUyPyx6rYXxpxdJIOk7jYllB1JXvREn54GvPWz2ruQYjgAKfejencHo_YSZpnyTAG5409lkLgtNHM3eJUQNRnBkWCEgk9ZSQG4rPqI/s400/FIA+14.jpg)
Quando li no fim de semana catalão as declarações de que a Toyota e a Red Bull tinham intenções de não alinhar na temporada de 2010 com os novos regulamentos, topei que aquelas declarações não eram tão inocentes assim, mas sim uma manobra combinada entre as equipas para o passo a tomar a seguir à reunião da semana passada, em Londres, e que ficou ensombrada pela noticia da morte do filho mais velho de Max Mosley.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipz5rGANnnN0_bfFWhztipz-c6Fu-omDW4m8m1_8LAiVL0irMGWspbmJCM0Ymiw84elEu6jT-6tDe-adGkkrkB1lnE8A19IsomeGZNM1VJtstMbPx_Pzioj_4XrDnMjYZQLGIRgwUYly-H/s400/Espanha+08+8.jpg)
“A administração da Ferrari expressa o seu desapontamento relativamente aos métodos adoptados pela FIA na tomada de decisões desta importância bem como condena a sua recusa em chegar a um entendimento com as equipas e Construtores (...) Se estes regulamentos se mantiverem, as razões que levaram à Ferrari a estar presentes no Mundial de Fórmula 1, de forma ininterrupta, nos últimos 60 anos, deixarão de existir (...) Para além de estar em desacordo com a forma como as regras foram impostas, a Ferrari é de opinião que não existiram consultas suficientes às equipas."
"Regras iguais para todas as equipas, estabilidade de regulamentos, continuação dos esforços da FOTA para, metodicamente e progressivamente reduzir custos, e a viabilidade da Fórmula 1 são as prioridades para o futuro. Se estes princípios indispensáveis não forem respeitados, e se os regulamentos para 2010 não forem alterados, então a Ferrari não pretende ter os seus monolugares a participar no Mundial de Fórmula 1 de 2010. Tendo em conta estes desenvolvimentos, A administração da Ferrari já solicitou ao seu presidente, Luca di Montezemolo que procure outras actividades para a equipa.", afirmava a marca de Maranello no seu comunicado oficial.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLFHt_bUe2877yt3u7dbzizr_bAi6z16VUtxKqNhqAbSlgqnffe35xtRH8tatRTs3aU7Kykm4IdyplTvVLIbJmAjzxnH1hvVBXqbPNoFqXnZ2upn10p1KWJO6YpBEb_bAaATXkoEXlGwow/s400/FOTA+09+2.jpg)
- Conhecemos Flavio Briatore, Frank Williams e as outras hienas, das quais eu já fiz parte. No futuro, eles teriam de partilhar a sua parte dos lucros em 13 partes, ou mais. Eles não vão aceitar isso nunca, não vão abrir mão de nenhum centavo! Até porque o bolo vai inevitavelmente murchar. O patrocínio para as emissoras de TV está numa espiral descendente. E os organizadores das corridas estão no limite com a caução que têm de pagar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEht75L9wzDZPPAGyvUq5Av33qamFw60CqdJsyZJVMR55Iv7dvWJHRHdCcaCAH03ib_B_gM-EmpIyKkYMy4qGxK0bRvbc5WCwArBdjdG8l5Hl5lmo2CZ2W12yQWCL7tXjSJCi-6Rnd42LIUz/s400/Bernie+e+Max.jpg)
E com estes dois senhores ao leme... a Formula 1 corre o risco de cisão. Não creio que partam para aí, mas estes gestos só demonstram que a Ferrari, Renault, Toyota e Red Bull, entre outras, estão dispostas a isso, certamente. Veremos com atenção os próximos capítulos. Até lá!
1 comentário:
Olá Speeder!
Parabéns pelo blog e vendo seu perfil vejo que temos vários pontos em comum (português nascido no Brasil, tenho 30 anos, penso em ter meu negócio próprios, louco por automobilismo...) só não sou benfiquista!
Parabéns pelo seu trabalho e com certeza serei seguidor deste espaço.
Também tenho meus textos na net através do meu site www.Kart-Ja.com e espero sua visita lá.
Abração,
Aureliano Neto
Enviar um comentário