![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyQSk7sLD9UMSUkTQVF2t4HEQ_a8AKqAT63FsQ69I8gvoho_EBXvwHn2L2_90G9NqMZZOFNeukvUtTa9cAdcRmqLle-qlc4w_psD-MNoG4i8riysZlwp9kwr2TuiiCFuBjHPoCplzl5Hsa/s400/Monaco+64+3.bmp)
Na própria Lótus, a equipa tinha oficialmente Clark, mas o seu segundo piloto seria agora outro inglês, Peter Arundell, que se estreava oficialmente na Formula 1. Um terceiro piloto também estava disponível para correr na equipa, e era também outro britânico: Mike Spence. As maiores rivais da Lótus em 1964 eram a Brabham, Cooper, BRM e Ferrari, com a anunciada entrada de uma nova construtora, vinda do distante Japão: a Honda.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgi5KOJnjqWeDam6CUOVtnbrdwZDo8T-3pnHWLMTxsMffEdI3JVmg8oHLLrJU8UKQIH8zwh1TylAKXQadxqESLuOrolDKvWFiz8rAP-OPMv5H7xqz5e-taf07bMeEfcjJk2kgrGjFe51KJw/s400/Monaco+64+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLvKktoiMLvcXfhJ_NgI1Bs4t9s8mw5ypg3CmPwpD3T56lO1YQipxWIMQsoBHaGUqpt-1rJ5lQfrsUyhQcCRcQLXlhU6iTlDxYDw0gKjbqyI7BAFLYyxTgqAyvSske_Xd_i-_DHlx8dyBP/s400/Monaco+64+2.bmp)
Para além das equipas oficiais, havia uma série de privados que alinhavam com chassis de outras marcas, como a Lótus ou a BRM. A Reg Parnell Racing era uma delas, agora dirigida pelo seu filho Tim, pois o seu pai tinha morrido no início do ano, após complicações derivadas de uma cirurgia ao apêndice. Nessa equipa alinhavam dois carros, um para um jovem neozelandês de 20 anos, de seu nome Chris Amon, e outro para o herói do motociclismo inglês, Mike Hailwood, com 24 anos. Outra privada, a Scuderia Centro Sud, alinhava com chassis BRM para o sul-africano Tony Maggs, dispensado pela Cooper no final da época anterior, e o italiano Giancarlo Baghetti, ex-ATS.
Mais carros privados alinhavam no Mónaco: um para o veteraníssimo Maurice Trintingnant, então com 46 anos e o último dos “originais” (tinha alinhado na primeira época da Formula 1, em 1950), outro para um jovem milionário americano, de seu nome Peter Revson, um Brabham privado para outro inglês vindo do motociclismo, chamado Bob Anderson, o Lótus privado de Jo Siffert e o Cooper de Jo Bonnier, inscrito pela Rob Walker Racing.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyDIUMoNopg_S2I-ao8eC17_h5fWAYCX9Di-dTGXAteF-UiYC-V4xDRBSiPzDrpPdW66tvoN-g8Jk7ovKXn73u3eKZpeigS93NaOsfUMMUCdIDj-XcUMy9Ld6IEBVYcD2D9J5QFhcOWvNw/s400/Monaco+64+4.jpg)
Na partida, Clark partia na frente de Brabham, Graham Hill, Gurney, Surtees e Ginther. Em poucas voltas, o americano passa Hill e Brabham e rola na segunda posição, e quando Clark tem de ir às boxes para fazer reparações no seu roll-bar, que se tinha soltado, Gurney passa para a liderança. O americano conserva-se por aí até a meio da corrida, quando sofre de uma fuga de combustível no seu Brabham, que permite a aproximação de Hill e Clark. Ao mesmo tempo, Surtees e Brabham sofriam problemas. Um com problemas na caixa de velocidades e o outro com problemas de motor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXJn-vofihZMpjmBLJiSqlwM1Coz1RsNUxPYE58Yura5RdICluxgLUYbGHmvpibfhG5-OfmPB6dFMfI9BARzRkiASxkFD46LAkJ42MiAYJ52VjPQJHJ_HQHU5BsYdGLAVNuDH4egY0KOfI/s400/Monaco+64.bmp)
No final, a BRM alcança a dobradinha, com Hill como vencedor (e o único a fazer as cem voltas ao Principado) e Ginther como segundo classificado. Peter Arundell era um inesperado terceiro classificado, pela Lótus, à frente de Jim Clark. Jo Bonnier era quinto no seu Cooper e outro novato, Mike Hailwood, fechava os pontos, mas a quatro voltas do vencedor.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1964_Monaco_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr122.html
Sem comentários:
Enviar um comentário