![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhG2z9JvMyKxfRSRcAG8uGx1fSpvDfDO9FpiA7-f97rPEIITn-B9famq363VyHRJm-kyT_g8NX6oXybcmu8DlrznyBLpQS2RYjN9IB42FTmbzpqmIyhRr4hIT-RLOlUyRWJ07lYg8dii2HX/s400/Mexico+89.bmp)
A grande novidade nesta corrida era o regresso de Gerhard Berger ao volante da Ferrari, um mês depois do seu acidente espectacular na Curva Tamburello, em Imola, e do qual se safou apenas com queimaduras nas mãos. A presença de Berger ainda esteve em dúvida até ao início da semana anterior, e a Scuderia considerou o italiano Nicola Larini para o lugar, depois de ter conseguido o acordo de cedência por parte de Enzo Osella. Só que Berger recuperou a tempo e pode alinhar pela marca italiana.
Na pré-qualificação de sexta-feira de manhã, os carros que passaram foram os Brabham de Stefano Modena e de Martin Brundle, para além do Dallara-Judd de Alex Caffi e o Onyx de Stefan Johansson, a primeira vez que um carro da marca se qualificava para os treinos oficiais… E curiosamente, estes quatro pilotos conseguiram todos o seu passaporte para a corrida.
No final das duas sessões de qualificação, Ayrton Senna levou a melhor sobre Alain Prost, não só conquistando a sua sétima pole-position consecutiva e igualando o “record” que pertencia a Jim Clark, que na altura estava em 33 colocações na primeira posição da grelha de partida. Na segunda fila estava o Ferrari de Nigel Mansell, que tinha a seu lado o March de Ivan Capelli, que estreava o novo modelo CG891, projectado por um tal de Adrian Newey. Na terceira fila estavam o Williams de Riccardo Patrese e o segundo Ferrari de Gerhard Berger e na quarta fila os contemplados eram o Tyrrell de Michele Alboreto e o segundo Williams de Thierry Boutsen. A fechar o “top ten” estavam o Brabham de Stefano Modena e o Arrows-Cosworth de Derek Warwick.
A última fila da grelha era de luxo: com problemas de estabilidade no seu Lótus, pois fugia muito de frente, Nelson Piquet conseguiu qualificar-se “in extremis”, na última posição da grelha, atrás de René Arnoux, no seu Ligier-Ford. Ambos tinham, na altura, um total de 27 vitórias, 42 “pole-positions” e um deles era tri-campeão do Mundo! E os dois conseguiram ser melhores do que o Minardi de Luis Perez-Sala, o March de Maurício Gugelmin, o Larrousse de Yannick Dalmas e o Coloni de Roberto Moreno, que não conseguiram qualificar-se para a corrida…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfFLlxAFfXr86w3O_lo1bagbyaWZaPhRM54VFAR02L9eiE3upjsdpoKLcvRJ9h8StAc4JNKDOWm0sEVEM7Yi5q_iApWQL97G8AJvuz6FLzS7hy447_lCA0Q2uOLtBiXVnPe2yLngTcSLvH/s400/Mexico+89.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhf4lxa-GC7u1ZHcGcoUgOAd9rFiv_2E5K31MQvmh3fvpZ8gj0x8gSx-P0DtGNyJ6aAvbMU_GJ6EFyAoIvRVWADd-Gl6Y8I_k_7MIKa8C1dtLz4YyczaDEg0cMfmuod2fn1XT_GvvPAoxWW/s400/Mexico+89+2.jpg)
Fontes:
Santos, Francisco – Formula 1 1989/90, Ed. Talento, Lisboa/São Paulo, 1989
http://en.wikipedia.org/wiki/1989_Mexican_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr472.html
4 comentários:
belíssimo post, speeder...muito bom..sempre vejo essa corrida no youtube mas nem dá p/ ter uma idéia do que se passa nela. eu nem tinha um ano completo na época...abraço
ah, novo post, acho que escrevi bem nesse
Escrevo questionando a existência de um racha na Fota, questionando se há mesmo uma identidade na Formula 1..uma análise de historiador e convido a todos a lerem se puderem. Tá mei longo, mas acho que tá bem didático
http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/05/racha-na-fota.html
http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/05/racha-na-fota.html
num sei parece que deu problema...eis o link de novo
Lembro muito bem desta corrida...eu tinha 8 anos e a assisti na casa de uma amiga da minha mãe enquanto elas faziam um bolo pra uma festa de aniversário!
Alguns erros de portuuês, mas o post está excelente.
Gostaria de mais detalhes sobre o Ivan Capelli, na 1ª largada ele ficou e na 2ª largada saiu dos boxes.
Enviar um comentário