![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcZv-ubmwQqyki6l3G8ZQNkaXBFRQq0WaB9jhx73mBJ86oo2TJAa-cxPeR7q4XDnmNh3_WfwaSjeiXQz9NdpJW2iGQ7xuCEs75KXlsnoN8L7XC7obcTEdToBh80b8BXebcgRv2saw1LlB4/s400/Canad%C3%A1+84+3.jpg)
No Mónaco, Patrick Tambay tinha fracturado a perna naquele acidente na curva Ste Devote, e a Renault decidiu que iria correr somente com Derek Warwick, logo não haveria qualquer substituto. Na Brabham, Teo Fabi não podia correr neste fim-de-semana devido aos compromissos que tinha na CART, logo, o seu irmão Corrado Fabi iria substitui-lo. Entretanto, na Spirit, Mauro Baldi era substituído por um novato holandês chamado Huub Rothengarter.
Só com 26 carros inscritos, isto significava que todos teriam direito a correr este Grande Prémio. Assim sendo, após as sessões de qualificação, o melhor foi o Brabham-BMW de Nelson Piquet, que conseguiu bater o McLaren-Porsche de Alain Prost. Elio de Angelis era o terceiro, tendo a seu lado o Renault sobrevivente de Derek Warwick. A terceira fila era toda da Ferrari, com René Arnoux a ser melhor do que Michele Alboreto. Depois vinham a seguir na grelha o outro Lotus de Nigel Mansell e o segundo McLaren-Porsche de Niki Lauda, e a fechar o “top ten” estavam o Toleman-Hart do jovem brasileiro Ayrton Senna, que tinha dado nas vistas na corrida anterior, no Mónaco, e o Ligier-Renault de Andrea de Cesaris.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijO0s6MlLm74oFc4AeA_PCOTnt9Su1ykSLipWUt-_-_2x9Bjlb8NXvlRaVoNB8uUAPlQGjl77aHSDIeeT6IFrYD68f3KjP15aJBUxJtyd2wZ2wRH4-_pKZnp6Wzkw43wUMs0OVyiS0k4Zs/s400/Canad%C3%A1+84+4.jpg)
Nessa altura, a ordem final do pódio já estava encontrada, só que faltava definir os restantes lugares pontuáveis. Por essa altura, De Angelis era quarto, ameaçado por Warwick e Arnoux, mas na volta 57, o britânico desiste com problemas no seu Renault, e assim, o francês fica com o seu lugar e Nigel Mansell fica com o último lugar pontuável. No momento da bandeirada de xadrez, Piquet conseguia finalmente deixar todas as frustrações da época para trás e ganhava pela primeira vez este ano.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1984_Canadian_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr395.html
Sem comentários:
Enviar um comentário