![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-G2OVdgkSELvJFcS84tdBRRsXw8f6WBCR4RILGfwVLw08FMHDSRHI3MHuqBBpMAiXxvoyN-lwdr8pu2EJ0GUl_TdM5MVsZ0rSjII_Jj7eBvF2agtxWVnoXFqxQjNt9nx6mYkP3CZ6Fusy/s400/Holanda+69+2.jpg)
A Formula 1 dessa altura vivia semanas de intensa polémica regulamentar. Depois dos acidentes em Montjuich, e da consequente proibição das asas no GP do Mónaco, a CSI (Comission Sportive Internationale, antecessora da FIA) decidiu regulamentá-las, passando a dar uma medida mínima para a altura, e a maneira como estas deveriam ser fixadas. Assim sendo, iriam ser fixadas no chassis do carro (logo, as asas móveis seriam abolidas), e ficariam a uma altura de 80 centímetros ao solo. As equipas acederam, e colocaram nos seus carros essas novas asas.
Entretanto, nas três semanas que decorreram desde o Mónaco, outro evento tinha acontecido, aqui graças à intervenção dos pilotos. Estes tinham dito que os 21 quilómetros de extensão de Spa-Francochamps eram demasiado para eles, e decidiram boicotar a presença nesse circuito, caso não fizessem uma profunda reforma no circuito em termos de segurança. Assim, os organizadores não tiveram outro remédio senão cancelá-la.
Em Zandvoort, houve algumas alterações: a Antique Automobiles tinha carro um carro novo para
Vic Elford: depois de ter corrido com um Cooper T86 no Mónaco, agora tinha à sua disposição um McLaren M7A. Na BRM, o novo monolugar, o P139, estreava-se na pista holandesa, para John Surtees, mas os resultados nos treinos foram decepcionantes: partiria da 12ª posição.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3v2W7R18fzRCtC92YnA4tXI2mjGpwYy58GkNp5XuBPmp1D86OjiawXQ_U_aH9ByABo8p00OTsb64NHyJfyztRsFBdQLigKfEf_-O79IOLlpdecNSzzqdPqfoUo5GWRh4lRaVj9FZ9Kpxk/s400/Holanda+69+7.jpg)
E nesses mesmos treinos, o melhor foi a Lotus:
Jochen Rindt levou a melhor sobre
Jackie Stewart, no seu Matra.
Graham Hill, companheiro de Rindt, era terceiro, tendo a seu lado o Ferrari de
Chris Amon. Na terceira fila estavam
Jacky Ickx, no seu Brabham e
Bruce McLaren, no seu próprio carro. Depois vinham
Dennis Hulme, no segundo McLaren,
Jack Brabham, no seu próprio carro, o Brabham privado de
Piers Courage, inscrito por Frank Williams, e a fechar o “top ten”, o Lotus privado de
Jo Siffert, inscrito por Rob Walker.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqS-RKiwJ5fvL7_nK0elO2-qSG1SsyFdzDBAk49Aw_6XVGpljxD6Vys-c_iEfkSSweUhRkYwDNpUTb1TeSH4PnsojXEDpwyAedetn84AuOCiJdIgAvckF6UKAfmRmPKNTBJ8Nsk7WkEDtP/s400/Holanda+69+4.jpg)
Na largada, Hill foi mais rápido que Rindt e Stewart e assumiu a liderança da corrida. A seguir a estes três vinham Amon, Hulme e Ickx. Contudo, a liderança do piloto inglês foi de curta duração e na volta três, o seu companheiro ultrapassou-o, seguido por Stewart. O austríaco começa a afastar-se do escocês da Matra até à volta 17, quando a coluna de direcção começa a ter problemas e vê-se obrigado a abandonar. Stewart herda o comando, enquanto que Hill já tinha sido ultrapassado pelo outro Lotus, do suiço Jo Siffert, que tinha feito uma corrida de trás para a frente, e alcançara o terceiro posto pouco antes de Rindt parar. Por essa altura, Hill também sofria de problemas de direcção, que o levou até ás boxes, no sentido de os tentar resolver. Arrastou-se até ao final, perdendo duas voltas e ficando fora dos pontos, na sétima posição.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaqTPqiWAES8IxDVMiGu4vSfF_n24d-SnnCvIRlasJRp9TwhKK_aQK1yQIJVuYL_a40fkTH4ZtVeaufAGdQDKKa8vWlQwcirg0JWBF2mbx4yxCkEBbLx9DC2QweaycYo4A2A4BYFTrTROK/s400/Holanda+69+6.jpg)
Isso deixou Stewart ainda mais sozinho no comando, sem ser incomodado até ao final, a mesma coisa a acontecer com Siffert, que conseguia aqui o seu melhor resultado do ano. Mais atrás, a corrida era mais emotiva: O McLaren de Hulme, o Ferrari de Amon e os Brabham de “Black Jack” e o belga Jacky Ickx lutavam pelo lugar mais baixo do pódio, até que finalmente, Chris Amon levou a melhor sobre Hulme, que ficou na quarta posição. Ickx foi quinto e Brabham sexto.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1969_Dutch_Grand_Prix
Sem comentários:
Enviar um comentário