Baptizado como Amadeo Gordini, nasceu em 23 de Junho de 1899 na cidade de Bazzano, no norte da Itália. Cedo ficou órfão de pai e mãe, sendo assim foi parar a uma instituição. Aos dez anos, foi conduzido pelas entidades a trabalhar como aprendiz de mecânico numa oficina da FIAT, onde conhece Edorardo Weber, que mais tarde funda a empresa de carburantes Weber. Por obra do destino tornaram-se amigos. Em 1913, com 14 anos de idade, vai para a Isotta Fraschini, sob a batuta de Alfieri Maserati, um dos irmãos que fundará, um ano depois, com os seus irmãos, a famosa empresa de carros desportivos. Mobilizado na I Guerra Mundial, foi trabalhar como mecânico no Exército na frente italiana.
Em 1918, após o final da Guerra, regressa ao seu trabalho na Isotta, mas começava a fazer preparações especiais em carros FIAT e os inscrevia em competições regionais. No início dos anos 20, muda-se para Mântua, onde trabalhou numa das mais famosas empresas automobilísticas e aeronáuticas da época: a Hispano-Suiza. Continua a preparar os seus carros para as competições e em 1925 faz uma viagem de negócios a Paris. Apaixona-se pela Cidade-Luz, e decide mudar-se para Sursenes, nos arredores da cidade. Decide pedir a nacionalidade francesa e até muda de nome: passa a ser Amedeé Gordini.
Começando com poucos recursos financeiros, mas muita imaginação e esforço fisico, preparou um de seus primeiros sucessos: o pequeno e eficaz Fiat Balilla 508 S. Com preparações devidas, no motor e nos carburadores, conseguiu aumentar a sua potencia de 20 para 36 cavalos. Inscreveu-o no Bol d'Or, e venceu na sua categoria. Também venceu na Bélgica no mítico circuito de Spa-Francorchamps e na França em Reims e em Miramas, na região da Provence.
As suas realizações desportivas chama a atenção de várias pessoas, entre os quais outro expatriado italiano, Henri Theodore Pigozzi, que tinha fundado a Société Industrielle de Mécanique et de Carrosserie Automobile, mas que ficou comercialmente conhecida pelas sua sigla: SIMCA. Tal como Gordini, Pigozzi também tinha trabalhado para a FIAT (tinha sido seu representante na França), e queria apresentar a sua nova marca nas pistas. Sendo assim, pediu a Gordini para ajudar a fundar e desenvolver um departamento de competição, sob sua direcção. Gordini aproveitou a oferta e em 1937 faz uma versão modificada do Simca 5.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWYS6_fE-VFFZpk8f-qZboAmu5y1K3lOmTZ_BapPD8wO5HXw4_R-AHgkm3TDTAImYjfKTuIXeN2LR2Suirkp6g7LS5qGx0-_Te_4kmQZox2_qSpgrfsAGR92w0MzCZyTyYg-K0-6AmoOSo/s400/lemansyx4.jpg)
A II Guerra Mundial interrompe as actividades da SIMCA e da Gordini, mas quando esta termina, em 1945, Gordini regressa à competição, desta vez construindo chassis para a competição, nomeadamente os Grand Prix. quando a formula 1 começa, em 1950, constroi o Type 15, onde representa as cores francesas ao lado da Talbot-Lago. quando esta se retira, no final de 1950, a Gordini fica. Mas as tensões com Pigozzi e a Simca, relacionadas com a competição (Pigozzi não queria estar na Formula 1, Gordini sim), levaram a que a parceria fosse desfeita em 1951.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj_JOkfJBt0K56irW3Zh0eEtyHDS_yPF30VO1ivfl0DXFKaINW5uyKOUgakWCn48RO59qb6ioo066qPDILeqxYgPPwrTtl6txpbzTJHJeac2PtSz_ZNR9oFueXqwpfgY8GpOsuyzZ-oHL1/s400/Gordini+53.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguPAOIERtP8jC1OZgI0pkRNthSKepbFq5xWocw26L8Fy-iliU2py3ytvkT9TzGweOVylU6z9Vq3EtnGQhCbsVxEsEdqQPvWGsm9zgGIY9KdMl_VuoGH_N7GoOcqWFakp9ZfWwJs7QjwqC2/s400/galagord.jpg)
Em 1962, a Renault lança no Salão de Paris o Renault 8, um carro de três volumes sem maiores pretensões em termos de potência. Contudo, pediram a Amedeé Gordini para que o transformasse em um carro veloz, estável e acessível para quem desejasse emoções fortes ou quisesse se iniciar na competição automóvel. Assim sendo, em 1964 era lançado o R8 Gordini, e foi uma “pedrada no charco” naquele tempo. A versão com a cor azul França foi a preferida, pois tinha duas faixas finas, de cor branca, sobre todo o carro, do “capot” até a tampa traseira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3HwnJDli7Yw25ufDMcVgewM9QzR6Ii48DStKHChePRjjD-I5MCnQjKmhjTK73DTmkhA9XT75wg0SOlpfGo0cptZkCOcVfsFzcXEB90F5RE5KpV_InuJ6bxSD3VFx0g9PyOPcNhIpp1xHY/s400/RENAULT-8-gordini-1917.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgqLY2NPRPgEQdblmQAjZYjVdBLSXN6A30IT3kBcz0W2V68rCOOVIBDOBhuIdEJFhQyfSHvQnjIOiA2VXbl8dHWrNt8nmkMl1kgRCORueupBgFkEUt8R4LG_OQXX_wPDR-Jtrk2roS9Flh/s400/Alpine+A442.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNZnaCv3IK-NQrZtXVzPWCtSzUUrRBWRbWyx7LTnmiAp9JNE01RECtIHPNDxfwjh3PaTwnKDh8tWORg9ULIc_x7pmp5I1H_YBosMCl8FRFCXbjDzWGfERqm2FDm0lr3Z-_mj9kZ6GDhOEE/s400/A010A.jpg)
Fontes:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Amédée_Gordini
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/65810
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/58272
Renault 8 Gordini
http://fr.wikipedia.org/wiki/Renault_8_Gordini
http://4rodinhas.blogspot.com/2006/10/renault-8-gordini-j-f-piot-j-f-jacob.html
Renault RE01
http://en.wikipedia.org/wiki/Renault_RS01
http://continental-circus.blogspot.com/2007/07/bolides-memorveis-renault-rs01-1977.html
Renault A442
http://en.wikipedia.org/wiki/Renault_Alpine_A442
3 comentários:
Excelente post, Speeder. Trabalho bem minucioso.
Outros aniversariantes famosos de hoje são o Johnny Herbert e o Patrick Tambay, que chegou aos 60 anos. Acabei de publicar um post sobre o piloto francês: http://migre.me/2PyI
Obrigado, Alex. Tava a ver que ninguém comentava... LOL!
Tenho guardados no arquivo outras personagens como ele: Karl Abarth, Ferruchio Lamborghini... já publiquei as biografias do Ken Tyrrell, Colin Chapman, Guy Ligier e Alfred Neubauer, por exemplo. São bons exercícios.
Sobre o Herbert e o Tambay, já tinha publicado biografias sobre eles. São dois bons segundos pilotos, que marcaram uma época e que tiveram oportunidade de vencer corridas. Principalmente o Herbert, que caso não tivesse acontecido aquele acidente em Brands Hatch, provavelmente teria sido melhor do que foi.
Òtimo texto, Paulo. Muito bom mesmo, parabéns. Me lembro de um pequeno Gordini na família, quando era pequeno....
abraços
Enviar um comentário