![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkS_z6X8IvAUR-9xu_1G7QIYUVrzY75kyWmtZERT-iFf_A4Rz67K08lkZZLAqgMvmhoxYKrYR3XbO-v4rLMZ9poGWDy7mKnsQ1UmQd8smWA681Qzps0eIsJwzv-Vb4ivBafGKCHLangNZb/s400/Casco_Speeder76_1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCOv-NwxFH1gUrpZMi4oWEfJeoTLvVMuaIOPXSaRwxsQII7030hyphenhyphenw6bWR1xlEU_RGrJD2hdyUYZ40tHRlsE0JUicphj8Wh8s3GZOxuZj-SrsqRKgEqKMUHTWwRU3WiEKrN6oXOvodZgUC2/s400/Inglaterra_09.jpg)
O GP de Inglaterra, em Silverstone, já tinha os bilhetes esgotados desde Novembro, aproveitando o “hype” de um britânico à frente do campeonato do mundo. Se em Novembro, as pessoas compraram o bilhete para ver Lewis Hamilton na primeira fila da grelha, em Junho, as pessoas falavam de Jenson Button, o homem da Brawn GP, que seis meses antes arriscava a nem correr em 2009. E agora, Button estava a caminho de ser um dos campeões mais improváveis da história da Formula 1.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRNhZVaq5ZLcL-wTmyhDqyz2Iotp0Mtd-SIN9EJCj51F7uZG9x7zrpRWk7P_9DQrzmhVjZCTOtPsdG0Q_NeiVtwc2eLPQdOWWuZxLO0xWJUnmS-IJlv0_s2WQxn8sZ877NwFEJeMKkezsw/s400/Inglaterra_09_7.jpg)
E como é australiano, não foi meigo: "Podia ter sido melhor, mas apanhei o Kimi na minha última volta, não sei bem o que é que ele estava a pensar, se estava a dormir ou a beber vodka, mas ele devia estar fora da trajectória e não estava. Consegui uma boa volta ainda assim, cumprimentos ao Sebastian e à equipa pelo excelente trabalho. Vamos tentar ter uma boa corrida amanhã", afirmou.
E foi verdade: conseguiram uma dobradinha. Mas isso falo mais adiante.
Em relação á Brawn GP… algum dia tinha de perder. Mas o mais interessante foi que aconteceu “em casa”, com Jenson Button a ser sexto na grelha e no resultado final, batido até por Rubens Barrichello, que conseguiu, mesmo assim, colocar um dos carros na primeira fila da grelha. Mas na corrida, devido ao facto do carro não ter sido eficaz a aproveitar os pneus duros da Bridgestone, foram suplantados em corrida pela Red Bull. Até Barrichello foi superado por Webber após a sua primeira paragem. Mesmo assim, ficou com o lugar mais baixo do pódio. Pódio esse que repetiu o da China, excepto no capitulo do representante da Brawn.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOE7lAjjog5TFeer4NaFGQoOzEe9bAVE560AbF5kda388ZBz8702J2eExX_6xCFlDuYMcmsNCYpN7shBKWKCVIqYMMbN64k2ZqHHez488VvSyNeCNLKJMlavWLIwlX8uaRgt3kOD8REZBE/s400/Inglaterra_09_3.jpg)
Em contraste… a McLaren e a Renault estão cada vez mais a andar de cavalo para burro. Se no ano passado, ver uma luta entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton era excitante e imprevisível, seria pela liderança ou então pelos lugares da frente. Este ano, continua a ser excitante e imprevisível, mas lutar pela 16ª posição… é no mínimo contrastante. Especialmente quando Hamilton partiu da 19ª posição da grelha de partida. Coitado do Hamilton… um Jody Scheckter dos tempos modernos.
Agora a Formula 1 vai ficar parada até ao dia 12 de Julho (o meu aniversário, já aviso!), que é quando acontecerá o GP da Alemanha, no mítico circuito de Nurburgring. Mítico só de nome, porque corre-se no mais pequeno e não no “Inferno Verde” de 22 km de extensão…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqANDug2qQeEWCAb33K_UHolhhJi8q-NThcS53_jktyB9nFejcnTTESZMIM8rBr2IC7J7t8VK938CI00jB9r7qPcSsazwodbrjVod0wFUFUBNhW4aMcJbV5ZHVsJQmHKn_MXC1hc7DyJSv/s400/FOTA_09_2.jpg)
Na sexta-feira á noite, os vários meses de tensões e ameaças chegaram a um ponto crítico: quando muitos afirmavam que a FOTA poderia chegar a um acordo com a FIA relacionado com o tecto salarial e as inscrições para a temporada de 2010, a FOTA reuniu-se nas instalações da Renault em Enstone, no centro de Inglaterra e “largou a bomba”: iria separar-se da FIA e criar o seu próprio campeonato a partir de 2010. Quem lesse o comunicado da FOTA, no final daquela noite, poderia ver que aquilo era sério. Eis alguns excertos, só para recordar.
(…)
As construtoras, em particular, ofereceram assistência às equipas independentes, alguns dos quais provavelmente não estariam na Formula 1 se não fossem as iniciativas da FOTA. As equipas incluidas nesta organização concordaram voluntariamente em reduzir seus custos de forma a chegar a um modelo sustentável para o futuro.
Logo a seguir, todas as marcas anunciaram à FIA e ao detentor dos direitos comerciais a sua disposição de assumir um compromisso até o final da temporada de 2012.
(...)
A FIA e o detentor dos direitos comerciais, Bernie Ecclestone, fizeram uma campanha com o objectivo declarado de dividir a FOTA.
(...)
Os desejos da maioria das equipas foram pura e simplesmente ignorados. Para além disso, desde 2006, as equipas FOTA reclamam o direito a receber dezenas de milhões de dólares, que foram retidas pelo detentor dos direitos comerciais. Apesar destas divergências, e da ausência de um ambiente favorável a um compromisso, a FOTA genuinamente procurou durante os últimos meses, de forma incansavel, um compromisso que satisfazesse ambas as partes.
Ficou claro, assim, que as marcas não podem continuar a assumir tal compromisso relativo aos valores fundamentais deste desporto, e sendo assim, decidiram declinar o pedido da FIA em alterar suas inscrições condicionais para o Mundial de 2010.
Sendo assim, estas marcas não têm outra alternativa que não iniciar a preparação de um novo Campeonato, que reflicta os valores dos seus participantes e seus parceiros. Esta categoria irá ter uma gestão transparente, um único regulamento, e irá encorajar a entrada de novas marcas, ao mesmo tempo que irá escutar os desejos dos verdadeiros fãs de automobilismo, inclusive oferecendo preços mais baixos, assim como a entrada de novos parceiros e novos accionistas.", concluia o comunicado.
Naquela noite, e naquele fim-de-semana em particular, muitos de nós sentíamos que estávamos a passar por algo histórico: a morte da Formula 1, como campeonato do Mundo. Iríamos ver duas séries paralelas, tal como tínhamos visto nos Estados Unidos, com os campeonatos CART e IRL, que tinham coexistido durante 12 anos (1996-2007), e eventualmente uma Formula 1 enfraquecida, a favor de qualquer série existente, como a Le Mans Series. Temia-se isso. E muitos não hesitavam em apontar o dedo a Max Mosley, chamando-o de “coveiro da Formula 1”.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzRfDFCjV42pJ-2-fie_U7DqHvcPpoCynGLNuLdhfdpPQZo0QOo7Ks3MMmy1fkUOgX44SE5oXISZYoSd_jlhj9dG7R_etdqJOTEMNqXQwvCPCM9w9Dqlfkh3mgdo-b9guuNI6Nr-y-0Ljt/s400/Tio_Max_09_BBC.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizuJKLwDGdILZ1UDx-0Pgvm0zQKlfhF_jgp4br80pUhX70tp5Zqe3ZyTJE0pFU0R-nP-NNigNmTRWOYpz5LH7Wzpd98x1szGq62LQIw_WIK0Ux8WaJeGIevgAYHVudGFuci4xuiPsEokQV/s400/129908.jpg)
O fim-de-semana passou com a acção a acontecer em pista. Mas na Segunda-feira, Ecclestone atacou e disse que não ia deixar a formula 1 morrer: "Dei 35 anos da minha vida à Fórmula 1. O meu casamento acabou por causa da Fórmula 1, por isso podem estar certos que não irei deixar que tudo se desintegre à custa daquilo que, no final de contas, não é nada", revelava Ecclestone nesse dia ao jornal inglês The Times.
"Se se analisarem os problemas [em questão] não há nada que não possa ser facilmente resolvido", acrescentou o britânico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzaf1JEaWceVGONOkkHJAypNEgv7W6MOFQPRCiEoRMM-eXG791U3YhyphenhyphenasVZF83DrkZfuhudIvXGJLtBsvehfP8y7nK7zbxtIZ126fX1cXqTidZwpHUPjGrFPKto1YC5aHv-X_t4X3mDuZ-/s400/Monaco_09.jpg)
Claro, muitos de vocês dirão que isto tudo tinha a ver com o dinheiro das transmissões e do facto de Mosley se comportar como um ditador, entre outras coisas. E é verdade. Aplicou-se a velha frase de Tomaso di Lampedusa, no seu romance “O Leopardo”: “Tem de mudar tudo para ficar tudo na mesma”. Hipócrita? Claro. Intreresse corporativista? Com certeza. Mas apoiar a FOTA era um mal menor, na minha opinião, pois são as construtoras e os garagistas a mexer na Formula 1 do que a FIA. O que deveriam ser era um órgão regulador, e nunca um juiz, na minha opinião.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqcPAk58HHUaHpUxZ93otZUQhS6Uj5lErPqyZO6CvzIfkntdNZtAiW-Xt86xG0SIzaYqfsOZiLU9LvqWVZZ0gSXD7Skk7l-4rEZcG3F7lK3H_61UGfMD1OOghYpsTd9vgbkf6DqmSubrWc/s400/FIA+17.jpg)
Em jeito de conclusão: bastou a Formula 1 chegar ao ponto de ruptura para que os manda chuvas ficarem realmente perturbados. E quem “salvou a situação” foi o “anãozinho tenebroso”. Mas ele tem 78 anos e não tem apetência para ser Matusalém, portanto, quando acontecer a próxima crise, ele pode não estar cá…
Já agora, para terminar, a FIA já confirmou a lista de equipas para 2010. As dez da FOTA, mais as três novas inscrições escolhidas por Mosley: a USF1, a Campos e a Manor. Confesso que esta última ainda desconheço como é que é possível que tenha sido aceite a sua inscrição, pois tem pouca competitividade em relação à Épsilon Euskadi ou à Prodrive, por exemplo… o que se sabe é que terá a colaboração de Nick Wirth, o homem que 15 anos antes ajudou a construir a Simtek. Por sua vez, Wirth é amigo pessoal de… Max Mosley! Já agora, todos eles terão motores Cosworth. Veremos como é que estes projectos irão acabar, pois ainda faltam nove meses para o início da temporada de 2010. Mas vai ser óptimo voltar a ver 26 carros na grelha.
E pronto, é tudo por esta semana. A Formula 1 só volta á acção dentro de duas semanas, e teremos agora o Rally da Polónia e não muito mais. Parece que até o automobilismo vai aproveitar as ferias do Verão europeu… Até mais!
Sem comentários:
Enviar um comentário