![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBuIeSVBAJgOX3p2lNu6iO_LkhawHxjrVGg2KtgCSaK4dbRNJAbDOH31a55rzrEl8VWejR1UKMcG6IhpkPDdDWwEqrkiRTNbo9bT3aLtg6Tfs5D8Vv21M_DzwGHbEQ-QLqG21VLQlWddzS/s400/Autosport+09+4.jpg)
ROSS BRAWN E ADRIAN NEWEY: DUELO DE GÉNIOS
Ross Brawn e Adrian Newey são os lideres técnicos das duas equipas que estão a dominar o Mundial de formula 1 deste ano. Numa temporada em que os regulamentos foram alterados e os projectos feitos a partir de uma folha em branco, os dois génios que restam na formula 1 estão a bater os grandes construtores, mas qual deles é o melhor?
LUIS VASCONCELOS
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWNa7GyrxjDPkNtHBXBNAMvJkalriwTuI7fp6jpYX1GOWDc2IGho-62E0atg6kgqDiBgd-ONyyxI0Oa5KXHAk6x8Re-FMymncpKAnurmkHHw2t2-G5AjVpdeyqNYs4fm0y1CxKELdvXWPR/s400/Inglaterra+09+5.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOftdwccHnRPjDtgk9IeWZCIeUkUuHgbv-I8-CiCSx7-4Zi4JBt6DRZxDt-0zuDc2_g2_GeR_hXlWLtX9N7AbE5PcWq9ui-603M-TMrzECQMqRWv_sVKVp16VAQKWHMiJTQa108ZjPfZWo/s400/Turquia+09+3.jpg)
Se nos resultados, Brawn e Newey são semelhantes - entre 1992 e 2004 só carros projectados por estes dois homens venceram o Mundial, com uma vantagem de sete a seis para Brawn - a nivel de temperamento e forma de funcionar, as diferenças não podiam ser maiores. Alexander Wurz, que foi piloto de testes da McLaren quando Newey era o Director Técnico e está ligado a Ross Brawn desde que este chegou à Honda, explica as diferenças: "Apesar de ter passado mais tempo na McLaren do que na Honda e na Brawn, e de ter feito muitos mais testes na McLaren, porque agora as restrições são enormes, confesso que tenho muito mais contacto com o Ross do que alguma vez tive com o Adrian.
O Adrian aparece pouco nos testes, intervêm pouco nos 'briefings', mas toma muitas notas e depois decide quais as alterações a fazer. O Ross está sempre presente, tem muito mais contacto com os pilotos, ouve as nossas opiniões de forma muito mais atenta e depois propõe uma solução, mas sempre ouvindo as nossas opiniões. Não posso dizer qual o melhor, porque são os dois geniais, maos com o Ross sinto-me muito mais parte da decisão do que com o Adrian, porque ele interioriza tudo o que ouviu e chega ao caminho ideal por si próprio".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwAx7P4lHxcdM8DcTb9emxL_IEFnK67MvemVis2id86mKQPUcpjZgO_gBPz9E8jsJDXp9psslwBWD0nvSCGgvXJiAotMUZkb7slpYg68SkAoh4WH_h2n5enIGo2u2WW-ArsWi64noPWTF4/s400/Australia+09.jpg)
PENSAMENTO RADICAL
Se há uma caracteristica de Adrian Newey que faz parte do folclore da Formula 1 é a sua dificuldade de aceitar compromissos nos seus projectos, sacrificando tudo à eficácia aerodinâmica dos seus chassis. Afragilidade mecânica dos primeiros McLaren e dos dois primeiros Red Bull que projectou são prova disso, mas na Williams, onde esteve entre Junho de 1990 e o final do ano de 1996 - tendo ainda projectado o carro de 1997 - teve em Patrick Head um travão a quaisquer exageros.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhX5pLTw7nIc8vaPhjvA7oaHGxxFd9p2UMIq3h2TQ5gS7hvfk5AMZkdfN4BHrwyoGiohiPvVPux8VFnkEk7TbFbpDEWhXdsX8QwQ_lPKCOm8S52necUMXxDqQrPVnjd590pPINW2AWlqbHj/s400/Australia+07.jpg)
EFEITO ESTABILIZADOR
Também Ross Brawn passou pela Williams, entre 1979 e 1982, deixando excelente impressão em Head: "Ele chegou para trabalhar na fábrica, mas em pouco tempo passou a trabalhar na área de projecto e acabou por ficar na área da aerodinâmica. Nâo posso dizer que esperava que um dia ele tivesse uma equipa sua a ganhar corridas, mas impressionou-me a sua capacidade de organização, o seu raciocinio lógico e a vontade de aprender, pois chegou ainda bastente verde à Williams".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjT2rVm9tra1Y88pr6xHIshvn22NDYHNSPssqdnvsxC2k5lC8u0rNjbNexBjqYuzhp4L9s1ihk5veBiedMCrG_jgKo_goVRw8Jk6tAr9oxGER8pFik-uymHtoYI2AaRwX3JihfYET-TYLnt/s400/Australia+09+2.jpg)
Os chassis da Brawn nunca estiveram muito longe da controversia regulamentar, tanto na Benetton, como na Ferrari, como agora na Brawn, enquanto que Newey teve diversos projectos seus aprovados pela FIA antes de os ver banidos, por ter ido mais além do que o legislador tinha visto. Talvez por isso, a melhor definição que ouvimos de ambos foi dada pelo nosso colaborador Ivan Capelli: "Quando penso no Adrian, vejo-o a fazer um barbecue em casa com a familia e os amigos e deixar a carne esturricar na grelha porque teve uma ideia genial e foi para a sua prancheta de desenho desenhá-la, e esquecendo por completo o que estava a fazer antes. Já quando penso no Ross, vejo-o sentado na sua secretária, até altas horas da noite, com o regulamento técnico da Formula 1 numa mão e o dicionário de Inglês na outra, para ver quantas interpretações diferentes se pode ter da mesma regra e encontrar, depois, aquela que mais vantagem trará aos seus projectos!"
Os historiais, métodos e temperamentos podem ser radicalmente diferentes, mas os resultados são muito semelhantes entre Ross Brawn e Adrian Newey. Prova que o génio assume muitas formas, para bem da Formula 1, que tem nestes dois técnicos os herdeiros legitimos dos Colin Chapman e Mauro Forgheri de outros tempos.
Sem comentários:
Enviar um comentário