![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtdKovgaow2agRswLD6Ngp3A9J1HZqSkB2042QsQSS7CsSqoS0-_Ki3E6Jdqb76RhI_hpkxbef6dcZK8ZGEBi6vjrf1UqlO7nz8jSlcbd5isK9w4qiJJc4QVsL4S1TubJEPizhl_UEJrX5/s400/Valencia+09+2.jpg)
Depois de na véspera termos visto os McLaren ressuscitados a monopolizarem a primeira fila, com Rubens Barrichello logo atrás, havia expectativas quanto á corrida desta tarde. Num circuito que seria exigente com pneus, travões e motores, os mais fortes resistiriam. Ainda por cima, a McLaren tinha KERS...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTlfZ-YEwHk9kRLzlyRUlL8xiVX3wP8Z2PKYC9ThcPWPxtcPqJdauesYJnrTa5HF1mL_b272AeKHhDpkUU7Uf4PvJCfWlvCwZu1UfRQhBOjX_bgIDL01DRRebkdoQg_1MBfuZZh_a74FoH/s400/Valencia+09+13.jpg)
A partida não foi muito agitada, tirando o bico arrancado a Sebastien Buemi. Fernando Alonso e Jenson Button sairam de pista numa das primeiras curvas, mas de resto, nada de especial. Hamilton estava na frente de Kovalainen, com Barrichello, Raikonnen, Vettel, Rosberg, Button e Webber. Com a saída, Button cedeu o lugar ao australiano, e parecia que a Red Bull ia ganhar mais pontos ao lider do campeonato. Mais atrás, Badoer tinha-se despistado na primeira volta, quando já tinha recuperado algumas posições na partida. Começava o calvário do italiano...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnjF6rDfPmViNFVsTjOqsfDxljeEXA5grxNrK-b84S9-qxv132erHSjLnyV4STVF3MTXBfS6QoCCctO-YG_S5tlf7BIIHyVz5uJfKeN8jyS-M2hns6nM5uZcOFmb5N3ZbmCVHG3jbMXTXr/s400/Valencia+09+16.jpg)
Antes da corrida, sabia-se que os McLaren estavam mais leves do que o Brawn GP de Rubens Barrichello, o que faria com que parassem mais cedo do que o brasileiro, mas o KERS instalados nos McLaren poderia dar-lhes vantagem. De facto, eles pararam mais cedo do que Rubens, mas pouco ou nada lhes serviu. A pouco mais do meio da corrida, começa o primewiro golpe de teatro: Sebastien Vettel desiste com o motor partido. Para Button, que tinha Webber como ameaça naquele momento, ver o outro Red Bull a desistir facilitou um pouco as suas contas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvSAni70QGy1clUqSLwUjYQcYdBiLK_m5I3pu_R12l634sKxl11pC4jF9wJaAZRr2g5Evez9aYfOM4E8qR1L91uM-_8KdfXELW70QOiPlHqqxBNFsM-cELAoRWRJ_jSn9jWCde2Z6qIcAl/s400/Valencia+09+18.jpg)
Entretanto, Kimi Raikonnen fazia uma prova sem sobressaltos com o seu Ferrari, com Nico Rosberg e Fernando Alonso um pouco mais atrás. Depois de ter passado Kovalainen no primeiro reabastecimento, Barrichello esperou que as coisas jogasem a seu favor no segundo para que tivesse hipóteses de passar Hamilton e lutar pela vitória. E aconteceu, culpa de... Hamilton. O piloto inglês recusou a parar uma volta depois do ordenado pela equipa, alegando que iria perder mais tempo para o brasileiro da Brawn. Entrou quando quis, mas os mecânicos não estavam prontos. Resultado: perdeu demasiado tempo nas boxes e saiu atrás do pilto brasileiro, que claro, agradeceu a oferta. Hamilton tentou recuperar o tempo perdido, diminuindo o fosso que tinha para Barrichello, mas não chegou para alcançar a liderança. E esse erro pagou caro, pois fugiu-lhe a possibilidade de uma segunda vitória consecutiva.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAjVkeGaxC5To6i0azwufoup3i01C7QYXT2AQpaZMeH3ins3gKDxT-FgNg5P3pzF5_e6XJcqLFtJfG9uPC9tVa1RFYN5p4Nvt0aO-Dh8hd-tWY9YLTwQP2PaLjWohaZqy8hkjd1Ex35kjZ/s400/Valencia+09+14.jpg)
E Rubens Barrichello só podia agradecer. No final, o brasileiro da Brawn GP cruzava a meta para a sua primeira vitória do ano, a 10ª vitória da sua carreira, a centésima vitória de um piloto brasileiro. Era uma vitória que merecia há muito tempo, pela sua carreira, pelo facto de ter acreditado nesta equipa, neste carro, neste Ross Brawn. E para além de ser o quinto piloto a vencer nesta temporada, provavelmente nesta corrida, neste circuito aborrecido, eis um raio de sol que valeu a pena. E no alto do pódio, quase cinco anos depois de Xangai, voltou a comemorar aquele momento eventualmente tão sonhado por ele. Não reparei, mas... terá havido moonwalk?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3Sl-nvOI_ai2XVKaxe5X6MWNCWU7rd_xfrCYHpUreZwLZTEFLXMn433La9C5BoI3Bcje-XRnZamSfE8pnEHuI0fjjYMqo5X942l633CBDWq2IBjnPDATGf7WstdHR1qSOBL9J3HWt48Ko/s400/Valencia+09+12.jpg)
De resto, para além de Hamilton e Raikonnen o terem acompanhado no pódio, os restantes lugares pontuáveis ficaram nas mãos de
Heiki Kovalainen,
Nico Rosberg (cada vez mais regular e a bater Toyota e Renault, as equipas de fábrica),
Fernando Alonso (um resultado razoável em casa),
Jenson Button (mais dois pontos de avanço sobre Webber e Vettel) e o BMW de
Robert Kubica.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijCoNnslGoOwMGqR3_PoMRcrrRny4ZygcjIgmzuq4OfCfx-_FO_FKSznaZ4-xDC-8EFPFSc76MA5NpvHbs7NiH3L5e5Gqs37VoskfEoTzqTz69-fSOQw0wq0r83B58bvjfG58pZIq6wJnU/s400/Valencia+09+8.jpg)
Quanto a
Romain Grosjean e
Luca Badoer, os dois estreantes do dia, foram respectivamente 15º e 17º classificados. Entre eles estava outro "rookie",
Jaime Alguersuari. E o caso de Badoer demonstra a sua inadptação à Formula 1: para além do mau lugar e do despiste na corrida, ainda foi penalizado com um "drive through" quando no seu primeiro reabastecimento, pisou na linha branca para deixar passar Grosjean.
E pronto: depois de um mês de férias, vamos ter "overdose", pois dentro de uma semana, máquinas e pilotos estarão em spa-Francochamps, uma das pistas mais famosas e mais desafiadoras do calendário. Aliás, depois de um novo muito chato, a Formula 1 estará a seguir em dois clássicos do automobilismo. Como se comportarão máquinas e pilotos? Veremos...
3 comentários:
Foi uma corrida ainda sonolenta, mas já melhorou um pouco em relação as edições passadas, Speeder...
Bom...
Eu, e eu disse EU, não gosto do 1B, assim como sendo santista não gosto do Corinthians, ou São Paulo ou Palmeiras, e não vou ficar feliz por suas vitórias.
Por mais justas que sejam.
E esta até foi, pelos proprios méritos de ter feito o que dele se espera: Acelerar.
E pelos outros que se embananaram, leia-se Hamilton já que Kova é um daqueles pilotos que não fazem diferença nenhuma em nada...
Não achei este circuito assim tão chato. Não vi ultrapassagens, certo, mas elas tampouco ocorreram em Silverstone. E mesmo assim todo mundo lamenta usa saída do calendário...
Eu tiraria uma ou duas áreas de escape, talvez. É muito cômodo aos pilotos poderem errar tanto assim num circuito de rua, sem nem ao menos arranhar a pintura.
Enviar um comentário