![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaau16sUh1a0wQ0cKXwUCBQdzv7UQ8ONtelACApZgiZUqFmPKalj615PQC4207YpVSLciwrry8Rkfn64_ZfZMlto3xsNcOXxEKyCSBbZ5JhyphenhyphenKyV4myjF_L6abTpn_a254Tr_GaoZfDbtt5/s400/Holanda+84+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgywEmWcMiduF50f0gt3sYpsquvbOvVMHDe-lDYWF3fGjr0sYNCDFDaxFuromHT5GrODWy1H-SqvF1XU5LgztotNXe81co9_t1uSUB5Pb9Eg2F6MRpqjXATSJ7wDtJ-EDFY6ctTRLhb-jPK/s400/Holanda+84+4.jpg)
Contudo, uma fuga de informação precipitou as coisas e na manhã de Domingo, a Lotus mandava à imprensa o comunicado oficial anunciando a contratação do jovem prodígio para a temporada seguinte. Hawkridge ficara furioso pelo facto do negócio ter sido feito sem o seu conhecimento, pois planeava o seu futuro à volta do piloto, e prometeu represálias sobre ele.
Na ATS, depois da experiência austríaca, com o novato local Gerhard Berger ao volante, a equipa de Gunther Schmidt voltou a ter um carro, para o alemão Manfred Winkelhock, mas com a promessa de que na prova seguinte, em Monza, iria correr com dois carros.
Na qualificação, Prost levou a melhor sobre Nelson Piquet, no seu Brabham-BMW, e ambos partilhavam a primeira fila da grelha. Logo atrás, Elio de Angelis (Lótus-Renault) partia em terceiro, à frente de Derek Warwick. Patrick Tambay, no segundo Renault, era quinto, e só depois é que estava o líder do campeonato, Niki Lauda. A Williams monopolizava a quarta fila, com Keke Rosberg à frente de Jacques Laffite, e a fechar o “top ten” estava o Ferrari de Michele Alboreto e o segundo Brabham-BMW de Teo Fabi.
Em 1984, Zandvoort era um circuito que estava na Formula 1 há mais de 30 anos, e o próprio circuito tinha quase 40 de existência, e não tinha passado por uma reforma profunda da sua estrutura, apesar dos inúmeros acidentes e mortes terem feito com que fosse um circuito mais seguro em termos de pista. E estando perto do mar, estava à mercê dos elementos, que paulatinamente corroíam tudo que era feito de metal. E a melhor prova disso foi o que aconteceria no Domingo de manhã, poucas horas antes da corrida, quando um passadiço cedera na zona das boxes cedeu, ferindo várias pessoas, quer da queda, quer dos destroços. Contudo, os planos para a corrida continuaram.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbm76FTRhYwvU_yySPHX5GmLwv4jeQ_J7DNo30vmGkYuPP5sQjsUdXLoR0FtKtxyZOQhS6f_BENT3vh09BEeCxX_1hiC2aKUOSgXfAcb50eNwpZBRcQDHJGo1ICJtIqJOpRobjuLgoeP33/s400/Holanda+84+5.jpg)
Na volta seguinte, o líder Piquet tem uma fuga de óleo no seu Brabham e desiste, entregando a liderança a Prost, seguido por Rosberg e Lauda. Mas o austríaco estava melhor do que o finlandês e aos poucos fechou a diferença, para ultrapassá-lo mais tarde, deixando ambos os McLaren nos dois primeiros lugares. Se a corrida terminasse naquele momento, os 15 pontos alcançados seriam o suficiente para a McLaren conquistar o título de Construtores, a quatro provas do final daquela temporada.
Com o tempo, a ordem ficou estabilizada dessa maneira, com Mansell na quarta posição, depois de uma corrida ao ataque, primeiro aproveitando o despiste de Teo Fabi na Curva Tarzan, e passando depois seu companheiro de De Angelis.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmTfrClfWzEbKHJHt5rUrE1s0SQ-z1ux9VFRSQLzzb2iQfrX0LPWX5EbBNcpoBIISippwnTyc0uYj4i7UWhZGkP74DJyyrqwEjBI3ImBrwfAPdA2Vwkndl_vq4Kb__dcy2mMq94HIHaYVj/s400/Holanda+84+3.jpg)
Fontes:
Santos, Francisco, Ayrton Senna do Brasil, Ed. Edipromo, São Paulo, 1994
http://en.wikipedia.org/wiki/1984_Dutch_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr401.html
Sem comentários:
Enviar um comentário