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As conversações não tem sido muito públicas, mas as suas intenções o são. A Michelin e Pirelli impuseram algumas condições às equipas e ao seu representante oficial, a FOTA, e à FIA, e no caso francês, pretende que as rodas sejam de aro 18 em vez dos actuais rodas de aro 13, o que implica que as suspensões tenham de ser redesenhadas, e os pilotos tenham de se readaptar-se a este tipo de pneu. Alguns peritos afirmam que não existem muitas vantagens, mas para as marcas, esse tipo de rodado é o usado para os carros do dia-a-dia.
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Em contraste, a inglesa Cooper/Avon seria um simples fornecedor, sem exigir qualquer condição. Ou seja: monopólio e pneus de aro 13. Essa oferta quase irrecusável tem um senão importante. É que um dos seus proprietários é Bernie Ecclestone. E aqui a FIA poderá ter de lidar um dilema: continua tudo na mesma e se torna cada vez mais numa "Formula Ecclestone", ou então quebram o monopólio, implicando novas rodas, novas susprensões, e o consequente aumento de custos nas equipas, numa altura em que a crise económica, mesmo numa altura em que as coisas parecem estar a amainar-se, ainda não acabou. E também contraria as ideias de contenção de despesas.
Confesso que estou indeciso. Por principio, não sou a favor do monopólio do fornecedor de pneus, mas sei que mudar as regras nesse caso corresponde a um aumento inevitável das despesas, mesmo sabendo que ter dois ou três marcas implicaria um notório aumento de competitividade na Formula 1. Uma "guerra dos pneus" seria excelente numa altua em que se discute as ultrapassagens na categoria máxima do automobilismo.
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No final, será a FIA a decidir, em acordo com a FOTA. Tal decisão tem de ser tomada nas próximas semanas, pois é a partir de agora que os chassis de 2011 serão desenhados, e será importante saber com que pneus irão calçar a partir do ano que vêm. Que tipo de aros e com que marca. Será em monopólio ou será uma competição em aberto? Em breve saberemos.
1 comentário:
Depois do GP gos EUA de 2005, tomei birra da Michelin! Já q a Goodyear não volta, vou ficar com a "humilde" Avojn!
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